Niels Lyhne

Niels Lyhne Jens Peter Jacobsen


Compartilhe


Niels Lyhne





Para comprar acesse:
https://beceditora.com.br/titulo/niels-lyhne-jens-peter-jacobsen-livro-fisico/

“Agora se lhe revelará Niels Lyhne, um livro de esplendores e profundezas. Quanto mais o leio, mais tenho a impressão de que tudo está aí dentro, do perfume mais discreto da vida ao sabor pleno e forte de seus frutos mais pesados. Não há nada nesse livro que não tenha sido compreendido, apanhado, vivido e, pelos ecos vibrantes da saudade, reconhecido; nenhuma experiência foi insignificante; o menor acontecimento desdobra-se com um destino. O próprio destino é como um amplo e admirável tecido em que dedos de infinita ternura conduzem cada fio, colocando-o entre os demais, fixando-o a cem outros que o sustentam. Experimentará a grande felicidade de ler esse livro pela primeira vez e de passar como num sonho novo pelas inúmeras surpresas que oferece. Posso dizer-lhe, contudo, que, ao reler esses livros, torna-se a sentir de cada vez o mesmo assombro, pois eles nada perdem de seu maravilhoso poder e nada lhe diminui o fabuloso encanto com que subjugaram o leitor pela primeira vez. Dão-lhe sempre maior gozo e tornam-no mais grato e de certo modo melhor com uma visão mais simples, mais cheio de fé na vida e, na vida mesma, maior e mais feliz”.

Rainer Maria Rilke em
Cartas ao um jovem poeta

O segundo romance do autor, Niels Lyhne, publicado em 1880, cinco anos antes de sua morte, logo foi aclamado em todos os lugares — admirado por Thomas Mann, estudado minuciosamente por Freud e Kafka (que o menciona em suas cartas) e reverenciado por Rilke, cuja obra “Os cadernos de Malte Laurids Brigge” tem uma dívida evidente com o romance de Jacobsen. Joyce tinha uma grande admiração por Jacobsen e parece ter se inspirado em Niels Lyhne para “Um retrato do artista quando jovem”. Adorno afirmou que Proust pertencia a uma tradição literária iniciada por Jacobsen.
Pois o segundo romance de Jacobsen não é apenas um romance moderno indispensável, não é apenas um retrato magnificamente bem escrito e comovente da decepção romântica e do fracasso conjugal; é um dos maiores romances ateístas já escritos e provavelmente o mais intenso.

James Wood
Extraído do prefácio de:
Uma morte difícil – Vida e obra de Jens Peter Jacobsen
Morten Høi Jensen
Bec Editora/São Paulo-SP – 2024
Tradução: Mariana Donner da Costa

Ficção

Edições (4)

ver mais
Niels Lyhne
Niels Lyhne
Niels Lyhne
Niels Lyhne

Similares

(17) ver mais
Poemas e Cartas a um Jovem Poeta
Poemas e Cartas a um Jovem Poeta
Mogens
A Educação Sentimental

Resenhas para Niels Lyhne (24)

ver mais
on 5/7/19


Quando você lê uma obra destas, feita com o esmero da edição da Cosac Naify (saudades), fica mais clara a força que uma obra de arte causa no indivíduo. Este livro é esta obra de arte, justamente para mostrar a delicadeza do perfeccionismo, como se um escultor lapidasse cada oração, cada frase ou sentido e emoldurasse em quadros para a apreciação de quem dedicasse tempo. O livro conta a história de um homem, como tantos outros livros, agarrado à sua ideologia. Não é um livro fácil, men... leia mais

Vídeos Niels Lyhne (1)

ver mais
NOVOS NA ESTANTE ? (BOOK HAUL) | MARÇO 2024 | Ana Carolina Wagner

NOVOS NA ESTANTE ? (BOOK HAUL) | MARÇO 2024 |


Estatísticas

Desejam130
Trocam1
Avaliações 4.4 / 87
5
ranking 60
60%
4
ranking 29
29%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

42%

58%

moraes_psi
cadastrou em:
05/10/2023 07:25:53
moraes_psi
editou em:
30/11/2023 19:40:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR