Negros nas Cidades Brasileiras (1890 - 1950)

Negros nas Cidades Brasileiras (1890 - 1950) Ana Barone...


Compartilhe


Negros nas Cidades Brasileiras (1890 - 1950)





Os estudos dedicados à análise da questão racial no Brasil têm se multiplicado e diversi­ficado, especialmente ao longo deste século.

Em larga medida tributários da força das a­firmações identitárias do nosso tempo, a qual se soma a ampliação dos cursos de pós-graduação, as pesquisas na área distinguem-se por aprofundar o leque de compreensão das relações raciais no Brasil, do seu corolário a desigualdade e a discriminação.

Nesse cenário, a reflexão acompanha os movimentos de reivindicação em prol da igualdade racial e da superação das formas socialmente iníquas, suscitando o aparecimento de novos objetos de análise que impelem à construção de outros problemas, contemplados, sobretudo, nos cursos de pós-graduação das ciências humanas e sociais.

'Negros nas Cidades Brasileiras', obra organizada pelas pesquisadoras Ana Barone e Flavia Rios, está embebida desses contextos, cuja característica central é a de explorar temas incomuns e iluminar relações entre fenômenos, permitindo aprofundar o entendimento dos vários e pouco conhecidos efeitos da escravidão, em regiões diversas do país, no momento de intensificação da urbanização, ocorrida entre 1890-1950. Tomando as cidades como espaço privilegiado à compreensão da problemática racial – São Paulo, Rio de Janeiro,São Luís, Campinas – o livro revela o quanto a dinâmica da modernização foi racialmente excludente, produtora de agudas desigualdades sociais que têm na cor um dos marcadores mais fundos, testemunho de uma perversidade visível no dilacerado tecido urbano atual. Nessa perspectiva, as reflexões retratam o Brasil contemporâneo, espelham os nossos dramas e apontam raízes dos nossos impasses, na esteira de obras clássicas, a exemplo de A Integração do Negro na Sociedade de Classes, de Florestan Fernandes, escrito no início da década de 1960. Desde então, a problemática racial foi assimilada no meio intelectual brasileiro como basilar ao equacionamento dos nossos dilemas. A proposta desse livro ilumina esses caminhos, abre temas infrequentes, aponta os rumos das pesquisas no campo, qualidade que o torna uma contribuição decisiva ao conhecimento dos nossos dramas cotidianos. (Maria Arminda do Nascimento Arruda).

História do Brasil / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Negros nas Cidades Brasileiras (1890 - 1950)

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Sidnei Andrade
cadastrou em:
10/08/2023 08:06:37
Sidnei Andrade
editou em:
10/08/2023 08:06:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR