Modos de brincar

Modos de brincar Ana Paula Brandão...


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Modos de brincar (A cor da cultura #5)


Caderno de atividades, saberes e fazeres




As histórias e culturas africanas e afro-brasileiras alcançam, a cada dia, uma abrangência maior nos sistemas de ensino, graças à ação ativista do/s Movimento/s Negro/s, dos/das negros/as em movimento e das pessoas comprometidas com justiça social e expansão de direitos humanos.
A Lei nº 10.639/2003, certamente, é um dos marcos significativos que fortalecem a presença da questão étnico-racial nos currículos escolares. Afinal, é uma lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em atendimento a demandas e reivindicações sociais e históricas.
Nesta direção, coloca-se o projeto A Cor da Cultura, cuja primeira edição (2004 a 2006) acenou para a necessidade de um olhar, uma ação direcionada, com ênfase e destaque à chamada Educação Infantil que atende a crianças de zero a seis anos incompletos. Nos Livros Animados, no Nota 10, nos Cadernos Modos de Ver, Modos de Sentir e Modos de Interagir, o projeto dedica uma atenção especial a essas crianças. Contudo, percebemos que é pouco, diante das demandas com as quais nos deparamos no contato com professores e professoras dos sete estados contemplados (Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul), no período. Em alguns municípios, como Campinas e Porto Alegre, fomos chamados a construir, em parceria com as secretarias de Educação, uma formação específica para a implementação da Lei junto a docentes da 1ª e da 2ª infâncias. Nos demais municípios dos estados atendidos, podemos dizer que em todos, ou quase todos, visitamos creches e escolas que atendiam a crianças de zero a seis anos. O contato, a escuta, o diálogo, o ouvir, ver, compartilhar ideias e sonhos com as docentes nos dão fundamentos para o Caderno Modos de Brincar, quinto da Coleção Saberes e Fazeres.
Esta breve explicação se faz necessária para sublinharmos que este Caderno Modos de Brincar vem ao encontro da necessidade de nos debruçarmos e refletirmos sobre a ação acerca da educação para as relações étnico-raciais, para as Africanidades Brasileiras, para as História/s e Cultura/s Africanas e Afro-brasileiras na Educação Infantil.

Educação / História / História do Brasil / História Geral

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Carol
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