Minha Fé

Minha Fé Hermann Hesse


Compartilhe


Minha Fé





O grande pensador alemão declara, enfaticamente, que as suas sentenças políticas, "ao contrário da habitual fala dos políticos, procuram conduzir o leitor não perante o Teatro do mundo, mas perante a sua consciência totalmente pessoal", e nesta sua obra faz uma decidida profissão de fé: "Creio nos homens".

Hermann Hesse não foi, em realidade, um teólogo, tampouco um especialista em enigmas da vida, contudo os seus julgamentos sobre a fé são decisivos e têm sido consistentemente impregnados de relevância política.

A sua formação inicial - preparou-se para seguir os passos do pai e do avô, ambos pastores protestantes - e uma visita que fez à Índia e que, aparentemente, deixou marcas profundas em seu espírito, permitiram-lhe pontilhar os seus posteriores escritos de exemplos das tradições cristãs e orientais, tornando conhecido o que há de comum entre as religiões do mundo.

Hesse compreende assim, não a dedicação a cultos solenes, mas o "respeito do indivíduo diante do conjunto do mundo, diante da natureza, diante do próximo"; ele acredita no "sentimento de pertencer e de ser co-responsável".

As profundas considerações de Hermann Hesse fazem de "Minha Fé" um livro de leitura absorvente e o colocam lado a lado, em excelência, com o melhor que sua pena produziu, com obras consagradas entre as quais se contam "Para Ler e Pensar", "O Último Verão de Klingsor", "Obstinação" e a "Arte dos Ociosos", todas publicadas pela Record.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Minha Fé

Similares

(1) ver mais
A unidade por trás das contradições

Resenhas para Minha Fé (1)

ver mais
Muito a aprender sobre nós mesmos e nossa alma
on 31/5/12


"Só quando nada cobiçamos, só quando nosso olhar se torna pura contemplação, é que se abre a alma das coisas, a beleza. Quando observo um bosque que eu quero comprar, desmatar e caçar eu não vejo o bosque mas apenas o meu querer, planos e preocupações. Se nada quero dele só então ele é bosque, é natureza, só então é belo. "A alma é amor, a alma é futuro e tudo mais é apenas substância, apenas impedimento de exercer a nossa força divina em formas e em rompimentos."... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.0 / 47
5
ranking 34
34%
4
ranking 38
38%
3
ranking 28
28%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Juan
cadastrou em:
09/10/2009 17:56:35
Marco
editou em:
17/06/2015 20:35:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR