O LE é composto por três Módulos, sendo que cada módulo se subdivide em seis capítulos ou tópicos, além das seções "Vivência de transição" e "Avaliação do Módulo". O primeiro módulo é composto das seções "O que é um projeto de vida?", "As tecnologias e as transformações em nossa vida", "A identidade e os papéis sociais da juventude", "Biografias", "Diário pessoal", "Sonhos: entre imaginação e fantasia", "Vivência de transição" e "Avaliação do Módulo 1". O segundo módulo, por sua vez, é formado pelas seções "Conhecendo o outro, conhecendo-se melhor", "Afinal, quem são os outros?", "O amor como encontro e as muitas formas de amar", "O estranho, o familiar e o respeito às diferenças", "Sonhos coletivos e o bem comum", "O meu projeto no mundo e o mundo no meu projeto", "Vivência de transição" e "Avaliação do Módulo 2". O terceiro módulo engloba as seções "Um mundo em transformação", "Mapear o mundo, mapear a si mesmo", "Nós: as conexões que nos fortalecem", "Da escola para o mundo", "Um propósito para a vida", "Vivência de fechamento" e "Avaliação do Módulo 3". Além disso, podem ser observadas, no livro do estudante, as seguintes seções: "Autoconhecimento", propiciando momentos de reflexão sobre quem é o estudante e qual é seu papel no mundo; "Ampliando o repertório", aguçando a curiosidade científica dos estudantes e promovendo a descoberta de novas referências; "Atividade de aprofundamento", aprofundando algumas questões importantes trabalhadas em cada módulo; "#FicaADica", apresentando links que levam o estudante para outros contextos, cujo objetivo é apresentar as mais diversificadas informações que se relacionam com a temática discutida; "Roda de conversa", que propõe um debate coletivo com os estudantes sobre determinado assunto. O MP oferece orientações didáticas e metodológicas ao docente após a reprodução do LE. O MDP é composto por três videotutoriais, correspondendo às três dimensões, que oferecem informações e estratégias para que o professor explore o trabalho com cada um dos módulos do Projeto de Vida (PV). Nos videotutoriais, são sintetizados os principais aspectos da obra, como constituição, objetivos, justificativas, abordagem teórico-metodológica, competências e habilidades da BNCC.
Didáticos / Técnico