Mendel dos Livros

Mendel dos Livros Stefan Zweig


Compartilhe


Mendel dos Livros





Esta novela foi escrita em 1929 e publicada, em folhetim, no jornal diário vienense Neue Freie Presse, de que Zweig era colaborador permanente. Narra-se aqui a história de um judeu ortodoxo galiciano, estabelecido há anos em Viena como alfarrabista/vendedor de livros ambulante, e cujo único interesse eram os livros que comprava e vendia a universitários e académicos de Viena. Esta história constitui, espantosamente, a antecipação em mais de uma década do definhamento do próprio autor: a metáfora de um escritor, "cidadão europeu", pacifista empenhado, entregue de corpo e alma, como o próprio Mendel o era, aos seus queridos livros, à criação de uma obra literária europeia com características universais, mas que, vítima da barbárie nacional-socialista, perde tudo, isto é o seu país, a sua língua, os seus leitores da língua alemã para quem escrevia e o próprio sentido da vida.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Mendel dos Livros

Similares

(3) ver mais
Sem lugar no mundo
Mendel dei libri
Begegnungen mit Büchern: Aufsätze und Einleitungen aus dem Jahren 1902-1939 (Gesammelte Werke in Einzelbänden) (German Edition)

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 8
5
ranking 63
63%
4
ranking 38
38%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Tiago
cadastrou em:
11/08/2015 00:12:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR