Melhores Poemas de Mário de Andrade

Melhores Poemas de Mário de Andrade Mário de Andrade


Compartilhe


Melhores Poemas de Mário de Andrade (Coleção Melhores Poemas)





A evolução poética de Mário de Andrade (1893-1945) exemplifica a própria evolução da poesia no Brasil e a sua renovação (comandada pelo próprio poeta), no período entre o final da Primeira Guerra Mundial e os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. Um período conturbado, do qual Mário extrai os poemas, de gosto parnasiano-simbolista, e o título de seu primeiro livro, Há uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917).

A renovação artística que se processa no mundo, a libertação de fôrmas e fórmulas assinalam Paulicéia Desvairada, publicada no ano da Semana de Arte Moderna (1922), no qual a poesia liberta da métrica permite o pleno fluxo do subconsciente, regulado pela inteligência, mas também a reflexão sobre o mundo em que o poeta vive, que ora o comove, ora o irrita, do qual é exemplo típico a Ode ao Burguês ("Eu insulto o burguês! O burguês níquel,/ o burguês-burguês").

As experiências da primeira fase modernista, muito além do simples verso livre, marcam Losango Cáqui (1926) e Clã do Jabuti, nos quais a linguagem se abrasileira, sem método, numa saudável bagunça, na qual coabitam lado a lado expressões e termos típicos de várias regiões do país. Dominada a linguagem popular, o poeta aspira à universalidade, afasta-se dos "aspectos belicosos do modernismo", como observa Gilda de Mello e Sousa no prefácio aos Melhores Poemas Mário de Andrade, dá um piparote no anedótico e no circunstancial, preservando a liberdade de ritmo e de rima.

O resultado é Remate de Males (1930), a obra mais madura do poeta e na qual mais se interroga a si mesmo ("Eu sou trezentos, sou trezentos e cincoenta"). Poesias (1941) são importantes pela seleção que o poeta faz de sua própria obra. Lira Paulistana (1946), contém um poema essencial de Mário, Meditação do Tietê; escrito dias antes de morrer, balanço de uma vida e confissão do cansaço de tudo: "Eu me acho tão cansado em meu furor".

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Melhores Poemas de Mário de Andrade

Similares

(5) ver mais
Melhores Poemas de Haroldo de Campos
Melhores Poemas de Luís de Camões
Melhores Poemas de Haroldo de Campos
O Banquete

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.1 / 12
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 17
17%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Alysson
cadastrou em:
15/10/2010 23:52:45
Cioran E.
editou em:
11/06/2019 17:48:42