Mea Cuba

Mea Cuba Guillermo Cabrera Infante


Compartilhe


Mea Cuba





Este livro é um mergulho na memória como fio capaz de suportar e dar sentido à condição de exilado e à experiência radical do dissidente. Por isso inicia com a epígrafe emblemática de José Martí: "Cuba nos une em solo estrangeiro". E é Cabrera Infante quem adverte: "Cuba não foi descoberta para a história há cinco séculos, e sim para a geografia [...] A história, ou seja, o tempo, passará, mas permanecerá sempre a geografia, que é nossa eternidade".

Trago amargo dessa gênese que já é, desde logo, êxodo. Dos amigos perdidos, das pequenas histórias esquecidas, de utopias mal sonhadas: disso tudo falam-nos um pouco estas crônicas. De quem é a culpa por tantos extravios, tantas perseguições, tantas mortes? Frente à tirania, a inteligência muitas vezes termina só. E sofre na lembrança de uma ilha distante.

História / Não-ficção / Política / Sociologia / Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (5)

ver mais
Mea Cuba
Mea Cuba
Mea Cuba
Mea Cuba

Similares

(26) ver mais
Mapa Desenhado Por Um Espião
Fidel - O Tirano Mais Amado do Mundo
A Vida Secreta de Fidel
Manual do Perfeito Idiota Latino Americano

Resenhas para Mea Cuba (1)

ver mais
Y de mi Cuba, qué?

Algumas coisas acontecem nesta vida sem entendermos o porquê. Comprei “Mea Cuba” de um vendedor ambulante dentro da universidade, em Guarapuava – PR. Sabe-se lá qual o motivo, talvez mais pela lábia do vendedor. Li após a compra e suas letras caíram na parte do esquecimento do cérebro. Agora que reli, tentarei colocar na parte importante. Guillermo Cabrera Infante foi um exilado cubano. Antes disso um escritor, um poeta. Teve a tristeza de viver na época de Batista e Castro, sendo exil... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Biblioteca RIA
cadastrou em:
02/12/2014 00:40:36
Cioran E.
editou em:
10/10/2017 22:40:57