Maus

Maus


Compartilhe


Maus


A história de um sobrevivente (Edição especial)




Edição especial com capa dura.
Clássico contemporâneo dos quadrinhos, Maus é um relato comovente sobre Auschwitz e um acerto de contas do artista com o pai. Única história em quadrinhos a receber o Prêmio Pulitzer.

Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.
Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Edições (1)

ver mais
Maus

Similares

(1) ver mais
O diário de Anne Frank em quadrinhos

Resenhas para Maus (17)

ver mais
on 11/9/22


Já tinha ouvido falar muito bem sobre esse quadrinhos, e por ser justamente uma HQ achei que seria uma leitura bem fluida, me enganei, pois o relato do pai do autor não tinha nada de fluido e leve. Tive que parar algumas vezes a leitura, com algumas pausas diárias, pois não conseguia ler mais que 20-30 páginas. Mas, quem curte histórias da época do holocausto, justamente pelo valor histórico que elas possuem, com certeza vai gostar desse. As metáforas são ótimas também, e você fica in... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 61
5
ranking 90
90%
4
ranking 8
8%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Paula
cadastrou em:
30/01/2022 10:53:47
Paula
editou em:
30/01/2022 10:54:40