Maleita

Maleita Lúcio Cardoso


Compartilhe


Maleita





A vida levada por um forasteiro andarilho, fundador de cidades e de espírito aventureiro - inspirado no pai do escritor Lúcio Cardoso, Joaquim Cardoso -, conduz a trama, que se debruça sobre a paisagem às margens do rio São Francisco, nas imediações da cidade mineira de Pirapora. A fundação da cidade atrai imigrantes de toda a parte, e, aos poucos, chega também a tragédia. A malária torna-se personagem central do romance, instigando o leitor a refletir sobre a ganância e a miséria do homem.

A partir de Maleita, publicado originalmente em 1934, a obra de Lúcio Cardoso, progressivamente, será conduzida pela investigação psicológica. Justapondo suas ficções humanas, confrontando-as entre si, de maneira a compor uma teia inexorável de autodestruição.

Considerado por vários críticos seu melhor romance, até esta edição da Civilização Brasileira, este romance era uma raridade, restrita a sebos e boas bibliotecas — desde 1970 o leitor não tem o privilégio de uma nova edição da obra.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (3)

ver mais
Maleita
Maleita
Maleita

Similares

(6) ver mais
A peste
Contos de Quarentena
A História da Humanidade Contada pelos Vírus
Sátiras Sociais

Resenhas para Maleita (1)

ver mais
Como um adolescente pode ter escrito isso?
on 29/6/11


Disponível em: http://catalisecritica.wordpress.com Cada viagem, um livro. Cada livro, naturalmente, uma viagem. Hoje fui a Pedrinhas e depois a Simão Dias. Aproveitei o tempo, claro, lendo. Desta vez o livro foi Maleita, do escritor mineiro Lúcio Cardoso. Publicado em 1934, esse livro tem uma marca impressionante: foi escrito quando o autor tinha entre 16 e 17 anos, o que é impressionante, considerada a qualidade da narrativa. Quem me recomendou esse livro foi um cidadão autocognom... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam1
Avaliações 4.0 / 69
5
ranking 23
23%
4
ranking 57
57%
3
ranking 19
19%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Everton Azeredo Carvalho
cadastrou em:
08/02/2009 13:59:14
Fernando
editou em:
26/06/2022 13:47:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR