Louise Bourgeois e modos feministas de criar

Louise Bourgeois e modos feministas de criar Gabriela Barzaghi De Laurentiis


Compartilhe


Louise Bourgeois e modos feministas de criar





"Para mim a escultura é o corpo. Meu corpo é a minha escultura". Essa frase de Louise Bourgeois, que serve como uma das epígrafes da obra de Gabriela De Laurentiis, explicita muito daquilo que a autora apresenta ao longo de seus capítulos. O fazer artístico e o fazer a si mesma que emerge pela análise detalhada do trabalho de Louise Bourgeois vai além de definições estritas e conclusivas do que seja o feminismo ou, mais ainda, a arte feminista. De Laurentiis apresenta o trabalho de Louise Bourgeois como um trabalho dotado de certa forma que permite a expressão da experiência de muitas mulheres.



Formas arredondadas, paisagens corporais, maternidade e paternidade, histeria, "ser mulher" e devir-animal; todas essas conceitualizações, materialidades, percepções, são conjugadas em "Louise Bourgeois e modos feministas de criar", de modo a dar forma a uma percepção e compreensão próprias da obra de Bourgeois que, talvez, perpasse a história da arte, como convenção acerca das técnicas, estilos e formas expressivas à luz de uma sincronicidade temporal. A partir da forma própria da obra de Bourgeois, De Laurentiis problematiza a noção de história da arte e do lugar da mulher artista em tal história, desafiando convenções e noções binárias e antitéticas por excelência, pares opositores que tradicionalmente refletem a hierarquização e normatização sociais modernas.

Artes / História

Edições (2)

ver mais
Louise Bourgeois e modos feministas de criar
Louise Bourgeois e Modos Feministas de Criar

Similares

(2) ver mais
Destruição do Pai, Reconstrução do pai
LUOISE BOURGEOIS

Resenhas para Louise Bourgeois e modos feministas de criar (1)

ver mais
on 12/9/23


Gostei muito das referências da mestranda, achei muito completo e uma boa fonte de pesquisa sobre Bourgeois, só me incomodou a quantidade de repetições sobre Ártemis e essa horrível formatação! não sabia que textos de mestrado não precisavam ser justificados... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 6
5
ranking 71
71%
4
ranking 14
14%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Salander
cadastrou em:
16/07/2022 01:47:21
Salander
editou em:
16/07/2022 01:47:58