Apenas um Diário no Fim do Mundo

Apenas um Diário no Fim do Mundo Bruno G. Guimarães

Resenhas - Apenas um Diário no Fim do Mundo

Estante.dabru 09/07/2023

????
Comecei a me interessar sobre o tema zumbis quando conheci The walking dead (série), depois disso vi alguns filmes, séries e até mesmo li alguns livros sobre o tema. Gosto muito dessa vibe fim de mundo e sobrevivência, apesar de todos no final serem iguais em sua essência.

O que me chamou atenção nesse livro foi o fato de se passar em São Paulo, pois sempre imaginei como seria se algo assim ocorresse por aqui. O livro é bem tranquilo e é narrado por Rafael através de seu diário. Vemos um pouco de sua vida universitária antes de tudo acontecer. E como em qualquer história desse tipo, não é explicado como aconteceu.

Os personagens são ok, mas o que tocou meu coração foi o professor Flávio.. não dava nada pra ele, e ele se mostrou o personagem mais forte e sensato do grupo. Não esperava aquele final, e não saber desfecho me deixou triste. Acho que algumas pontas ficaram soltas, mas no geral o livro é bem legal. ??

Thi Lispector 12/02/2023

Interessante...
Foi uma leitura razoável eu diria. Senti a necessidade de uma coisa mais UAU! Porém, mesmo assim me senti envolvido e por dentro de toda a história.

Não digeri muito bem aí da esse final. O QUE ACONTECEU????

Milton 29/09/2022

Para quem gosta de histórias de zumbi, acompanhar uma em terras tupiniquins é bem legal. Os personagens são bem cativantes e, como se espera nessas histórias, algumas mortes acontecem. A primeira, pela forma como ocorreu me perturbou por alguns dias. O final, aberto, é interessante e surpreende. O livro é marcado por vários clichês do gênero, mesmo assim envolve o leitor. Como eu disse, para quem gosta de zumbi, é uma ótima leitura.

alt 13/07/2022

Eu já não gostava de shopping mesmo?
Se gostar do tema, leia! É um apocalipse zumbi em São Paulo! Eu sempre imaginei como seria se acontecesse algo assim no Brasil, estou acostumado a acompanhar essas tramas no exterior (geralmente nos EUA, centro do mundo). A forma como a história é contada - um relato, como um diário mesmo - é envolvente. Mesmo que muitas passagens e reviravoltas sejam clichês e esperadas, é divertido acompanhar a jornada de Rafael e Otávio pelo fim do mundo.

Katy 06/03/2022

EU.AMEI!!!
É a primeira vez que leio um livro sobre zumbis e simplesmente amei! Terminei esse livro me achando a sabe-tudo-zumbi akakakakkaakkakakaka
Rafael e Otávio são melhores amigos desde crianças, ambos decidem sair de sua cidade no interior e mudar para a capital de São Paulo, onde pretendiam cursar jornalismo. Na escola, conheceram Andreas, um nerd mega fã de Sherlock Holmes, e acabaram se tornando grandes amigos.
O começo do livro trata um dilema comum: Problemas com moradia, com o colégio, bullying, crushs, amizades, aulas e etc. Mas as coisas começam a esquentar quando Rafael, Otávio e Andreas vão á uma festa, que mal sabia eles, mas era na casa do garoto que mais fazia bullying com eles. O tal Popular, namorado de Lara, a crush de Rafael.
Após uma briga nessa festa, eles acordaram presos em um quartinho. Rafael, Otávio, Andreas e Lara, sem quer como saírem. Quando finalmente conseguiram abrir as portas, se depararam com o caus reinando: O Apocalipse zumbi estava em seu auge! Como fugir? Para onde ir? Como sobreviver à esses monstros que antes eram pessoas? E pior: Como sobreviver às pessoas que ainda não haviam virado monstros? Durante a busca por um lugar para ficar, os 4 acabaram encontrando o professor hippie de filosofia, Flávio (e como eu odiei ele no começo!), não é uma pessoa ruim, apenas se demonstrava um completo tapado! Kakakakakakakakaka
Automaticamente, Rafael foi colocado como líder desse grupo. Por falar nisso, é ele quem escreve o diário e pela perspectiva dele conhecemos a história. Bom, não tiveram nenhuma conversa para eleger o líder, mas todos pareciam saber em seu subconsciente que ele seria o Rafael. Por mais que ele não quisesse o papel, e reclamasse muitas vezes disso no decorrer da narração.
Um livro todo ambientalizado na Grande São Paulo, com Plots Twists de explodir o cérebro e um cenário macabro e bem descrito. Apesar disso, o livro tem toques de humor, romance e a beleza de uma grande amizade, que deixa ele fluído, mesmo com muitas páginas.
Senti muito a falta de uma personagem feminina forte, me vi por vezes gritando mentalmente: "VAMOS LARA! REAGE!!" e acredito que esse foi um dos pontos que mais me deixou com um buraco.
O final foi mesmo espetacular e nada esperado! Agora a dúvida é: Vai ter continuação??
Ah, e eu amei o posfácio do livro, me senti uma grande amiga dos escritores!
Instagram literário: @hibou_books_

escritoramistica 28/02/2022

???? O livro conta a história de dois amigos do interior que foram para São Paulo e de um dia para o outro se vêem em meio a um apocalipse zumbi.

? Eu nunca tinha lido nada sobre zumbis e me surpreendi positivamente. Os personagens do livro são muito cativantes e a escrita dos autores é muito fluída e leve.

Achei bacana que, como o nome sugere, o livro foi escrito em forma de diário fazendo com que conhecêssemos o ponto de vista de Rafael.

? Os plots são surpreendentes e o final é sensacional.

Super recomendo a leitura.

Manu 24/12/2021

Uma história muito boa de apocalipse zumbi
Uma leitura fluída, que apesar das muitas páginas, lemos rápido, pois a leitura é tão boa que nos prende desde as primeiras páginas. Nos deixa extremamente curiosos para saber a continuação. Eu amo muito zumbis, quem me segue há algum já deve saber kkkk. Enfim, neste livro a história nos é contada pelo personagem principal, o Rafael, em formato de diário. Ele vai nos contato seu relato, desde a ida para a capital de são paulo, até a cidade ser completamente devastada por zumbis. O que gostei muito, foi da realidade do livro, apesar de falar dessas criaturas que não existem, ainda. Como é passado no Brasil, não é tão fácil assim de ser ter armas e locais de fácil sobrevivências, não é como nos livros e séries americanas, no Brasil a realidade é outra. Quando eu cheguei ao final, eu desejei ter continuação, quero saber mais da história e o que aconteceu com eles! Então, se gosta de história com apocalipse zumbi, vai amar esse com certeza.

Kabrine 22/12/2021

Essa é uma história de zumbi mas, que se passa em São Paulo
Os nossos personagens principais: Rafael e Otávio vieram do interior para estudar Jornalismo e diante de todos os perrengues de moradia, alimentação, estudo, bulling e tantas outras dificuldades eles se meteram em um apocalipse zumbi.

Tal fatalidade também junta aos nossos heróis: Lara (o crush de Rafael), Andreas (o nerd) e Flávio (o professor Chuck Norris de filosofia).

Você fica sabendo como tudo aconteceu pela perspectiva de Rafael que logo, pela postura e personalidade, é implicitamente colocado como líder daquele grupo, que se tornaria mais próximo que uma família.

A escrita é muito boa, te prende e você percebe que a ambientação é de alguém que conhece São Paulo. Pelo menos eu consegui me imaginar nos lugares que os autores descreveram.

Tem os plot twist bem bonzinhos.

Mas o final do livro me decepcionou um pouco, é imprevisível e se era essa a intenção dos autores o desafio foi alcançado, mas eu preferia que os personagens tivessem morrido - na real. KKKK

Eu senti falta de personagens femininas fortes e o que aconteceu com a Lara me deixou sem chão.

Agora a pulga atrás da orelha é? Tem continuação ou não tem?

@escritadecabeceira_ 20/10/2021

É de repente que aconteça, como todo caos, um grupo de amigos que só queria se divertir em uma festa, acorda em um verdadeiro apocalipse zumbi.

E após passarem por muitos perigos, um deles decidi que a melhor forma de passar o seu tempo é registrando cada momento dessa história.
Em segurança em um shopping, ou como eles pensavam que estariam e muitos de nós também acreditam ser um ótimo esconderijo, é no chão de uma papelaria que vemos essa história ganhar forma.

E também, como uma forma de realizar o seu último sonho. Mesmo que pareça impossível que tenham sobreviventes ao final de tudo isso!

A coragem nessa hora se faz necessária, e as ideias mirabolantes parecem ganhar forma! Para chegar em um local de igualdade, passaram por muitos perrengues e perderam seus aliados pelo percurso!

Como sempre, rapidamente a humanidade consegue ser egoísta e impor regras e diferentes classes sociais, mesmo no fim do mundo. A preocupação de ajudar o outro não é prioridade.

Infelizmente, demoram a enxergar isso, e mesmo ao tentarem sair de forma amigável, precisam planejar uma fuga.

No fim do mundo, não é necessário fugir apenas dos monstros, mas até mesmo dos humanos que nessas horas se tornam asquerosos!

site: Instagram.com/escritadecabeceira_

Uma Peregrina 18/09/2021

LEIAM!!!
Eu agora estou, mais curiosa do que no começo, vem logo a continuação rsrs. Os personagens são tão cativantes que parece meus amigos rsrs

Mari 15/09/2021

Amei!!!! Que livro?!
Esse livros faz com que ficamos curiosos para o fim dos personagens... (Oque espero uma continuação...) O enredo é cativante, a leitura é compulsiva. Leiam!!!

Estante da Jaque 09/09/2021

Surpreendente
Tô muito feliz de ter lido essa história!
Além de tentar sobreviver num mundo apocalíptico, vemos a importância da amizade e confiar em quem está sempre conosco. Não nós deixar levar por comentários e elogios fantasiosos, isso pode nos destruir.
Adorei a leitura! Foi mto legal acompanhar a jornada desses melhores amigos! Fiquei tensa e angustiada em vários momentos! Fiquei triste com morte de alguns personagens. Achei que a história foi bem construída!

saiadessabolha 02/08/2021

O mundo mudou
Rafael e Otávio são melhores amigos e conseguiram uma bolsa de estudos na capital, porém enfrentam grandes coisas ao chegarem na faculdade como o preconceito por serem do interior.
Esse livro tem uma parte muito engraçada mas passa uma mensagem importante.
Ficou interressado leia. Logo logo sai resenha completa no meu ig @saiadessabolha

Adria Raquel 12/06/2021

Eu não tenho palavras para descrever a sensação que tive ao terminar essa história...

Que sensacional, que escrita maravilhosa - Bruno e Matheus são uma ótima dupla e esse livro é sinal que juntos criaram uma obra incrível!

Se você gosta de um mistério, uma fantasia, uma ação e de humor, esse é o livro certo pois tem de tudo e mais um pouco...

Com o livro sendo em forma de diário, o diário de um dos personagens principais - Rafael - conseguimos imergir na história e nos apegar a cada personagem e imagina-los na vida real. De forma tão bem escrita não da para parar de ler!!!

Wilkens 08/06/2021

Uma surpresa inesperada
O que dizer sobre essa obra que comecei a ler descompromissado e me vi preso do início ao fim? FENOMENAL!
Obviamente, algumas coisas na narrativa me incomodaram, mas em momento algum tiraram seu brilho.
Certamente está no meu TOP13 deste ano e com certeza adoraria ler mais, ainda mais com o final tão chocante que teve...