Entrevista com o vampiro

Entrevista com o vampiro Clarice Lispector
Clarice Lispector
Clarice Lispector
Anne Rice




Resenhas - Entrevista Com o Vampiro


1131 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Catharina 17/01/2024

Realização de um sonho
Desde que me entendo por gente, sou louca pra ler esse livro. Nunca tinha rolado, e rolou agora. Em dois dias!!!
Eu gostei, é bem envolvente, ela escreve bem
Super recomendo!
Só um pequeno comentário que é: quem reclama do Edward (de crepúsculo claro) ser sofrido, não vai aguentar com o Louis não.
comentários(0)comente



Séh 17/01/2024

Sobre conflitos filosóficos e existenciais (e vampiros)
Um excelente livro que gostei particularmente porque mostra outro viés dessa temática, traz conflitos filosóficos e existenciais da figura mitológica do vampito.

Há perfis diversos de personagens e discorre bem sobre as minúcias da angústia de tentar viver seguindo o que se acha moralmente correto em conjunto com uma imortalidade intríseca a subtração da vida se outrem e sobre razão e motivação de uma existência eterna sob as mais diversas circunstâncias.

Recomento a leitura resaltando que existem algumas posturas e relações entre personagens principais e coadjuvantes que me geraram certo desconforto.
comentários(0)comente



Yara Andrade 16/01/2024

Ao dar a nota para esse livro, fiquei meio conflituosa no começo porque eu amei a história e os personagens mas a experiência de leitura, por vezes, foi bem difícil MASS mesmo com toda a narrativa cansativa em certos momentos, eu me sinto muito feliz e grata por agora conhecer essa história e posso dizer que adorei!
Toda a melancolia e complexidade dos personagens exigiram muito de mim mas acredito que cada momento valeu a pena.
É um livro muito sedutor, assim como alguns de seus personagens e traz uma abordagem tão interessante sobre vampiros que fiquei encantada.
comentários(0)comente



vl2905 15/01/2024

Lestat avisa que terá tortura psicológica mais tarde
algumas frases estranhas mas no geral o livro incrível, a atmosfera criada e muito boa viajei muito lendo apesar de demorar bastante pra terminar


Conclusões finais Lestat is camp and cùnt
comentários(0)comente



Jade 14/01/2024

Maravilhoso
Fiquei pirada a primeira vez que li. Apesar da escrita ser um pouco difícil para os que não têm o hábito de ler, é justamente a abundância de detalhes tão íntimos que torna o livro tão cativante. A sensualidade que isso aqui tem não tá escrito (na verdade, tá sim)
comentários(0)comente



eloiza56 12/01/2024

O lestat inventou ser malewife, inventou ser gado pelo marido, inventou ser 🤬 #$%!& manso
louis inventou a s/n das fanfics, inventou a culpa católica
claudia inventou a criança encapetada, inventou o complexo de electra
armand inventou ser comedor de casados

E EU AMEI ELES DEMAIS, QUE LIVRO INCRÍVEL PQP
comentários(0)comente



Æon 12/01/2024

2009 vs 2024

Essa resenha foi particularmente difícil de se materializar – tratando-se de um fruto de uma releitura do primeiro livro de uma saga que tem o meu coração desde o final da minha adolescência, relê-lo com a mente adulta trás às palavras da Anne Rice uma carga que é absorvida de maneira totalmente diferente.

Dividido em quatro partes, e, apesar da segunda parte ser curta e conseguir ser o trecho mais penoso de se acompanhar, o livro continuará 5 estrelas na minha opinião já que muitos dos problemas que tive com o ritmo do texto se deve mais à tradução da Clarice Lispector do que às palavras da Anne Rice. Aproveitando, fica a dica: se você tem domínio o suficiente da língua inglesa para aventurar-se no original, faça-o, a versão da escritora brasileira nascida na Ucrânia foi o revés mais aparente e persistente durante a minha experiência agora que posso fazer comparações.

Embora possua cerca de 300 páginas é um livro denso, sendo impossível lê-lo com rapidez e realmente conseguir aproveitar seu conteúdo, porém, aos novos leitores, não deixe isso desmotiva-los, garanto que vale a pena. Entrevista Com O Vampiro não é apenas uma das grandes obras sobre vampiros para fãs do gênero, como também é um livro que reflete sobre a própria natureza de ser humano, mantendo-se fresco mesmo aproximando-se de seu aniversário de 50 anos.

Sobre as adaptações, serei concisa: mudanças são inevitáveis e por mais fiel que seja a tradução para outra mídia, sempre vai ter algo que ficou diferente. O que pra mim torna uma adaptação eficiente é se os temas, o sentido, o coração e a natureza se mantêm. Levando isso em consideração, o filme de 94 estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt consegue adequar-se bem ao material e manter o espírito do livro apesar das alterações, requisito que lamentavelmente a série de 2022 da AMC foi incapaz de replicar pois, ao meu ver, as modificações realizadas foram mais estéticas do que uma evolução ou uma releitura sincera do material original – infelizmente a condução do showrunner (Rolin Jones) não faz jus às excelentes atuações de Sam Reid e Jacob Anderson, entretanto, ainda aconselho a consumir para tirar suas próprias opiniões.

15 anos após minha primeira leitura, revisitar esse clássico e relembrar-me porque sou tão apaixonada pelo Lestat e Armand foi uma delícia. Estou na torcida para que esse sentimento se mantenha nas próximas releituras da saga!
comentários(0)comente



DomeniqueAlioth 11/01/2024

Uma leitura de altos e baixos
Sempre tive muita dificuldade para prosseguir na leitura desse livro, mas agora que finalizei acho que esse era o momento perfeito para.
Foram várias emoções nessa leitura, mas a maior parte dos sentimentos são boas. Estou voltando com alguns hábitos de leitura e sinto que esse livro e essa série poderá ser capaz de me trazer de volta esse hábito.

Estou ansiosa para ler os outros livros da série!!
comentários(0)comente



Silas 08/01/2024

Demorei terminar
Demorei a terminar de ler, não me prendeu muito a atenção, mas é sim legal, tem uns momenros legais, mas na maioria eu não tava tão curioso, acho que nem vou ler os outros livros da história.
comentários(0)comente



Klx_ 08/01/2024

Começo bom, meio arrastado, e final okay
Sinceramente achei um livro okay, teria dado uma nota 7,5 solida, se literalmente nao tivesse falas *pedófilas* em relação ao louis com a claudia, frases como ?ela era sensual? ou ?seus olhos eram olhos de mulher? entre outras *diversas* situações e falas que me incomodaram, alem da escrita fetichista da autora com mulheres e crianças (porque sim, teve outra cena com outros dois menininhos pequenos em que o lestat acariciou o corpo deles de forma MUITO desconfortável, quase erotica antes de mata-los) que simplesmente me enojou, e me fez pensar se eu nao deveria abandonar o livro, por isso, dou uma no 4, o livro termina com um engato pra outro livro, mas sinceramente, nao sinto vontade de ler nada mais da anne rice, e triste que um bom livro foi arruinado para mim por tudo isso que citei acima (alem da dinamica de relacionamento extremamente suspeita entre o louis e a claudia, que em varios momentos deixava coisas bem subtendidas
comentários(0)comente



Naylla 07/01/2024

É Ium livro bom sobre esse universo de vampiros, o motivo das 4 estrelas é pq acho que demorei pra pegar o ritmo e de leitura e de compreensão dos personagens, mas dps de 60% +/- eu peguei a essência do Louis e tudo ficou melhor.
comentários(0)comente



Maharet Sys 06/01/2024

Todo meu amor para essa obra.
Era pra eu ter feito essa resenha quando terminei o livro, mas diante da guerra na Palestina, Sudão e outros países, eu achei no mínimo injusto tratar sobre qualquer outra coisa quando eu deveria dar prioridade e voz para essa causa...
Mas, ao mesmo tempo, eu gostaria de deixar registrado a leitura.

Definitivamente Entrevista com o Vampiro é um dos livros que mais amo, e a Anne Rice é minha escritora predileta.
É a segunda vez que tenho contato com a obra. A primeira foi a cerca de 10/12 anos atrás, quando eu tinha cerca de onze a treze anos. Confesso que não lembrava muito da história e deixei passar batido muitas questões, então essa releitura foi deliciosa.

Eu amo a forma que a Anne trata os vampiros dela.
Eles são protagonistas de suas próprias histórias, são sentimentais, são vivos de alma; sentem dor, medo, angústia, ansiedade, felicidade, prazer... Eles são dotados de uma profundidade que desde a primeira vez que experenciei foi arrebatadora.

Eu demorei cerca de dois/três meses pra ler, mas não li em dias seguidos. As vezes parava por duas semanas e retomava...
Fui burra. Devia ter baixado no Kindle pra ler fora de casa, mas vida que segue.
Eu terminei, e estou feliz.

Leitura super recomendada.
Dou 5 estrelas porque não posso dar 1000.
comentários(0)comente



Eliane406 01/01/2024

Sedução e traição
?Anne Rice é a verdadeira rainha dos condenados, deu vida a vários personagens profundos destinados a mostrar uma nova perspectiva das histórias vampirescas, uma interioridade rica em questionamentos filosóficos e com uma distinta apreciação artística e estética.

?Em uma noite comum para um ser humano, Daniel tem um encontro inusitado com o sobrenatural e o vampiro Louis narra todo seu nascimento e vida, assim como diz a filosofia "a existência precede a essência", e quando Louis renasceu após um luto traumático se viu condenado a vagar eternamente vendo tudo mudar e ele permanecer, escondido nas sombras, caminhante da noite silente, sentindo aguçadamente a vida que palpita nos caminhantes do dia. Só lhe resta questionar os motivos de ser, enxergando a essência humana e não os traços convencionais usados para estabelecer as relações entre seres humanos normais. A narrativa nos mostra a importância da manifestação contra o preconceito, porque o que vale é a alma, o corpo é apenas um invólucro que nos permite viver em ambientes diferentes.

?"Pois não conseguiria me convencer do contrário do que eu próprio sabia ser verdadeiro: que eu estava condenado em minha própria mente e alma."(pág.312)
comentários(0)comente



Raquel 31/12/2023

Entrevista com o vampiro, de Anne Rice
Releitura no meu projeto de 2023: “Relendo as Crônicas Vampirescas de Anne Rice”.

Dividido em quatro partes, o livro começa Louis de Pointe du Lac conversando com um jovem jornalista que conheceu em um bar. O misterioso e belo homem alega ser um vampiro e o jornalista acredita que pode conseguir uma boa história. Assim ele coloca fitas num gravador e espera que o homem que se diz vampiro comece a falar. Louis é refinado, educado e bastante detalhista ao contar sua história e lembrar sobre a sua juventude em Nova Orleans, desde o momento em que foi transformado, passando por toda a sua desgraça e descrença com a humanidade, até o momento em que se cansou tanto que quer revelar seu segredo para alguém, quer conversar, quer expor o que é, como chegou até ali.
Louis é melancólico, triste, ser vampiro para ele é um fardo maior que para os outros vampiros que conhece. Ele ama a cultura, arte, seus livros, o teatro. De alguma forma, ele acaba se ligando ao mundo que deixou para trás, procurando coisas ao que se apegar. Evita, ao máximo, se alimentar de humanos, e prefere se alimentar dos animais. Louis não é, de forma alguma, o vampiro assassino e sanguinário que costumava fazer parte das histórias de vampiro.
Louis passa uma boa parte do livro falando ao jornalista das atitudes impensadas e terríveis de Lestat, o vampiro que o transformou. Lestat, ao contrário do Louis, está muito mais próximo ao vampiro sem coração de que estamos acostumados. Ele realmente não se importa com matar humanos, as vezes até torturando suas presas ao máximo antes de se alimentar delas. Ele, inclusive, não se importa quem são suas vítimas, se vão suspeitar de algo, se algo vai dar errado. Segundo Louis, tudo que Lestat quer, quando o encontra, é poder manter uma vida que lhe garanta certas facilidades: Louis é dono de terras, tem dinheiro, e Lestat precisa de um local para manter seu pai a salvo, um senhor já cego e com a idade avançada. Louis e Lestat tem uma relação de amor e ódio ao longo da historia.
A propósito sobre os de sua espécie, Louis não conhece ninguém a não ser Lestat, que não parece saber muito ou, pelo menos, esconde as informações. Assim, Louis vai seguindo ao longo de todo o livro caminhos tortuosos em busca de entender o vampirismo, movido por sentimentos de humanidade, bondade e compaixão que chegam a ser depressivos.

Por fim, o livro traz a curiosa figura de Cláudia, uma garotinha vampira que vai encarnar a dualidade de sentimentos. Maldade e bondade, Lestat e Louis. É a partir dessa personagem que a história vai ganhar seus contornos de aventura por outros países e uma busca desenfreada por grupos de vampiros que possam esclarecer as dúvidas que pairam sobre Louis. É o encontro com outros vampiros que vai desencadear os momentos mais sanguinolentos do livro, modificando em parte um pouco da essência de Louis que, ali, vai viver e provocar uma intensa tragédia.
Entrevista com o Vampiro pode ser vista como uma enorme reflexão de Louis sobre sua própria vida, sobre tudo que fez e tudo que passou, com seus comentários, percebendo que não adiantou tudo que passou, ainda é demasiadamente humano, e sente como os humanos, tanto a perda quanto a morte.

Essa foi minha terceira leitura do livro e continua entre meus favoritos. Com certeza lerei novamente no futuro
comentários(0)comente



Thiago 30/12/2023

O maior clássico moderno de criaturas imortais
Se Bram Stoker é o "pai dos vampiros" com seu Drácula, Anne Rice com certeza é a "mãe" com suas Crônicas Vampirescas, e tudo começa aqui em Entrevista com o Vampiro! A narrativa intensa e profunda desperta sentimento e percepções diferentes de acordo com a maturidade de cada leitor.
Quando jovens ficamos fascinados com as descrições e a beleza vampírica, seduzidos pela imortalidade e experiências dessas criaturas descritas de maneira tão bela. Mas com o passar do tempo somos envolvidos pelas suas dúvidas, desejos e culpas humanas, mesmo que maximizadas pela maldição da eternidade. Os dramas e conflitos que colocam em cheque temas como vida e morte, violência e perdão, e como tudo isso se justifica, ou não, dentro da perspectiva de um julgamento cristão.
Uma obra atemporal e magistralmente traduzida por Clarice Lispector que eu tenho o prazer de reler de tempos em tempos. Fascinante sempre.
comentários(0)comente



1131 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR