O sonho de um homem ridículo

O sonho de um homem ridículo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

couto 27/08/2023

Peculiar e um pouco confuso.
"Eu sou um homem ridículo. Agora eles me chamam de louco. Isso seria uma promoção, se eu não continuasse sendo para eles tão ridículo quanto antes. Mas agora já nem me zango, agora todos eles são queridos para mim, e até quando riem de mim - aí é que são ainda mais queridos. Eu também riria junto - não de mim mesmo, mas por amá-los - se ao olhar para eles não ficasse tão triste. Triste porque eles não conhecem a verdade, e eu conheço a verdade. Ah, como é duro conhecer sozinho a verdade! Mas isso eles não vão entender. Não, não vão entender".
couto 27/08/2023minha estante
#13/2023

Gilberto Alves 06/04/2020

Este conto vai além do que está escrito
Eu li, e me encantou.
Não sei ao certo como descrever o que achei do livro...
O sonho do homem ridículo, em apenas poucas páginas tem a capacidade de te fazer refletir, de por seus próprios dogmas em questionamento.
Sei que vou lê-lo novamente, e talvez novamente (de novo).
Para então, quem sabe, absorver de verdade o que este pequeno livro tem a me oferecer.
Malu 06/04/2020minha estante
Um dos melhores contos que já li de Dostoiévski!! Simplesmente fantástico!!

Luzetti0 30/09/2023

Não esperava menos de Dostoiévski. Uma excelente escrita, que te transporta para o livro, com uma ótima mensagem, transmitida na dose certa.

Agatha193 21/10/2023minha estante
uau...parabéns leitor

Agatha193 21/10/2023minha estante
tocou-me sem ler

Roberto.Vasconcelos 05/07/2022

" Não quero, não posso acreditar que o mal seja a condição normal das pessoas".
No começo o personagem me lembrou muito " memórias do subsolo", aquele personagem que não vê sentido em nada na vida e acredita só ele ter percebido isso.
Bom pra mim deu na mesma. Felizmente foi só no comecinho essa vibe niilista porque melhora bastante e realmente gostei bem mais desta história. A forma como os sonhos não seguem a razão mas sim os sentimentos, como pessoas se perdem e se corrompem e esquecem como é ser feliz em busca de ciência e conhecimento. Como ignoramos o sofrimento dos outros a nossa volta porque isto não nos convém e tiramos isso da nossa mente pensando que alguma outra pessoa vai ajudar ou que o problema vai se resolver sem que vc precise se envolver. Foi uma leitura rápida mas com bastante conteúdo.
Alane.Sthefany 05/07/2022minha estante
Esse livro é incrível ???

Roberto.Vasconcelos 05/07/2022minha estante
Sim , gostei bastante

Niomar.Castro 26/12/2021

Razão e emoção
O livro trás em breves páginas reflexões sobre O que nos move para continuarmos vivendo, e não somente sobrevivendo. Mostra a diferença entre razão e emoção, O q pode preponderar entre a decisão de ceifar a própria vida ou não. Leitura recomendada a todos que estão na construção de sentido para a vida

Félix 22/12/2021

Diferente do homem ridiculo, eu sonho acordado
No começo da narrativa descobrimos um homem ridículo e niilista, um personagem sem nome que decide se suicidar. Foi o primeiro livro de Dostoiévski que li e confesso que fiquei curioso para ler outras obras, chegou um ponto do livro que me senti estranhamente em paz, mesmo não tendo opiniões e crenças similares com a do autor, algo em sua escrita me cativou junto com as ilustrações de Helena Obersteiner que utilizou cores lindíssimas. É um conto curto mas conseguiu trazer algumas reflexões e passagens bem marcantes. Essa edição da antofágica como sempre, perfeita, ótimos textos e video aula.
"Eu não vou e não posso acreditar que o mal é a condição normal da humanidade".

Pequeno spoiler: acho que uma das partes que mais me marcou foi ele atirar no coração, me trouxe muita inspiração de forma que ainda reflito, anseio por uma futura releitura.

Davi Teixeira 31/07/2023

Interessante.
Um conto curto, com uma história simples e ao mesmo tempo fantástica. Fala de redenção e da transformação de um homem através de um sonho "divino". O sonho o salvou de cometer um ato ridículo.

Bruno763 02/07/2023

Jornada
É interessante como o sonho do "Homem Ridículo" é uma viagem pelo exterior deste homem, caminhando desde sua inocência até os seus pensamentos mais sombrios e infames. O livro nos envolve bem nessa jornada, sentimos a mudança pela qual o homem passa e mudamos junto a ele.
Ao final não temos a sensação de concluir apenas um curto livro, mas sim de vivido uma experiência que nos muda para sempre, Dostoievski soube bem usar as palavras corretas para nos levar nessa jornada emocional com o “homem ridículo”. Nos sentimos como o próprio protagonista em cada ação tomada e cada pensamento, afinal no fundo do nosso cerne todos somos ridículos.

Rita 03/12/2021

Uma ótima leitura.

Os textos extras são incríveis e as ilustrações bem oníricas. A edição é fantástica!

Eu gostei muito do conto (ou seria novela?).

Um ótimo livro pra começar a leitura em dezembro.

EloiiseBridgerton 15/03/2023

Bonzinho
Ele é ótimo, porém, acredito que não seja o certo para mim, enrolei bastante para começar a ler ele e já tinha abandonado várias vezes, mas finalmente consegui e, não gostei. Talvez futuramente eu leia ele de novo com outros olhos e acabe gostando...

Bê. 10/06/2022

Revigorante!
Conto curtinho, mas que deixa claro o porquê do autor ser considerado um gênio.
Muito comovente do começo ao fim. Ao nos depararmos com um homem totalmente entregue à depressão no início da história, não imaginas que o final possa nos contagiar e encher de esperança. A verdade verdadeira que o personagem encontra é o único remédio pro futuro toda civilização, ainda que seja um remédio que demore pra fazer efeito, ainda que tantos o ignorem.
Sensacional!

Sobre essa edição da Antofágica: que perfeição!
Projeto gráfico surrealista e lindo, totalmente coerente com o tema do conto, papel grosso e amarelado MUITO CONFORTÁVEL DE LER - são 156 páginas de conto que você lê num piscar de olhos, fora as ilustrações distribuídas ao longo do texto, que apesar de abstratas, realmente te conectam com o universo onírico que o autor compôs.
Uma edição pra deixar de herança pros netos! Hauahahaua

Allan 05/12/2021

" Os sonhos, como se sabe, são uma coisa muitíssimo estranha: um aparece com nitidez horripilante, com um nível de detalhamento e minúcia digno de um joalheiro, e o outro você passa por cima de tudo, sem perceber, até mesmo do espaço e do tempo. Quem governa os sonhos, aparentemente, não é a razão, e sim o desejo, não é a cabeça, e sim o coração "

Acho que é possível olhar para realidade e ter uma visão mais minuciosa a partir das reflexões que o texto desperta.

Essa edição da antofágica é muito linda, as ilustração são muito criativas