O sonho de um homem ridículo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

Rapha 30/03/2022

Um clássico atual
Nunca tinha lido Dostoiévski e adorei começar por esse livro. O homem ridículo nós lembra que o mais importante é amarmos o próximo e mesmo que pareça que não há esperança ou que não estamos gerando nenhuma mudança.

Gostei muito e lerei mais livros dele,
leitura super leve e rápida.

"Eu não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos seres humanos."

manu.villa 01/08/2023

"Eu sou um homem ridículo."
"O conhecimento está acima do sentimento, a consciência da vida está acima da vida. A ciência nos dará a sabedoria, a sabedoria revelará as leis, e o conhecimento das leis da felicidade está acima da felicidade?.

Vini 02/11/2022

O sonho de um homem ridículo
Dostoiévski possui um dom na escrita, trazendo à tona assuntos sempre tão profundos que nos fazem pensar por dias após o término da leitura.
É um livro curto e rápido, vale a pena se aventurar.

Ygor60 01/04/2024

Uma nova chance?!
Por um momento cheguei a me perguntar se o que ele descrevia ainda era um sonho ou se era a realidade. Mas ao final vemos que era sim um sonho, mas gosto de pensar que também foi uma revelação, face ao que o personagem estava sofrendo, e que belo despertar, não só do sono, mas para a vida! Sublime

Lucas 07/10/2023

Ótimo conto
Uma historia curta mas com reflexões profundas, acho que muitos já tiveram os mesmos sentimentos em algum momento da vida, ou terão.

Parece que esse sonho foi um ultimo apelo deste homem para sua salvação, quem diria que uma experiencia dessa mudaria o rumo de sua vida vazia e sem proposito e com um final que poderia ser trágico, nem tudo é pessimismo, como dizem: a noite é sempre mais escura antes do amanhecer.

João Pedro 26/08/2023

Verdade, uma ilusão
Um conto escrito por Dostoiévski em 1877 que retrata a viagem onírica de um homem ridículo ? conforme autoproclamado pelo próprio personagem, que já entoa na primeira linha: ?Eu sou um homem ridículo? ? quando pega no sono prestes a se suicidar. Essa historieta potente me pôs muito a pensar.

A escrita sóbria e consistente de Dostoiévski até parece contrastar com a ideia central do enredo: uma viagem alucinante e transcendental que serve como ponto de inflexão na vida do protagonista. Um passeio pelas fendas do tempo-espaço até os primórdios da fundação das eras, por um paraíso isento das corrupções humanas. Talvez seja justamente essa contraposição entre a forma narrativa e o misticismo do conto que reforce a linha tênue entre sonho e realidade.

Achei interessante como o autor tratou sobre o tema da redenção sob um viés fantástico, bem diferente do processo de redenção de Raskólnikov, personagem central de Crime e Castigo. Existe uma forte carga moral religiosa no conto e isso reflete a fase da vida em que Dostoiévski o escreveu.

Para fechar, preciso dizer que as ilustrações de Helena Obersteiner para essa edição da Antofágica conversam com o conto de um jeito único. É perceptível como as imagens mudam de forma e de cores conforme o sonho do protagonista avança. São das minhas ilustrações favoritas da editora até agora.

skuser02844 26/11/2023

O sonho de um homem ridículo
Esse com certeza é um dos mais fantasiosos dos livros de Dostoiévski que li até agora. Aborda as mazelas sociais e os sofrimentos psicológicos do personagem, nesse último caso, o suicídio. E discorre sobre essa problemática através do mundo dos sonhos, em uma realidade fantasiosamente utópica. Literalmente uma viagem.

Micael 13/07/2020

Vale a pena
Leitura rápida, um conto simples mas bem filosófico.

Campodeverao 16/12/2021

Um sonho nada ridículo de um homem tachado como tal. Primeiro de Dostoievsk e amei. Que venham mais.??

viny 17/10/2020

Essa obra e coberta de uma plena e transcendental beleza que eu nunca tinha visto na vida. Sinto que o Grande autor Dostoiévski conseguiu estabelecer uma espécie de pureza única e majestosa com uma propriedade intelectual impressionante

Kess 11/09/2022

O livro narra a história de um homem que sabe ser ridicularizado, e que aceita ser rídiculo. O personagem narrador conta a sua história, de como concluiu de suas experiências que nada importava na vida, e ao decidir se matar, ele tem um sonho.

Sobre a história em si, não sei explicar muito bem o que senti com essa leitura, no começo estava muito empolgante e conforme as páginas foram passando senti que virou uma grande bagunça.

"No entanto, em meu amor por eles, havia uma angústia: porque não podia amá-los sem odiá-los?"

Hugo.Castro 15/12/2021

O sonho de um homem ridículo
O herói (Anti-herói) dessa história é um homem ridículo e as pessoas a sua voltam dão risada dele. Ele, para elas, é objeto de graça e distração. Mas nem se engane, nosso protagonista tem consciência e concorda com sua condição ridícula desde muito cedo, até os seus estudos corroboraram isso: quanto mais estudava mais o homem ficava consciente de que era ridículo. Chegou a tal ponto que mergulhado num niilismo existencial, onde a vida não tem sentido; e dá na mesma x ou y, o homem ridículo decide dá cabo da própria vida para mergulhar na nulidade, assim ele acreditava que seria.

No dia pretendido para cometer o ato o homem ridículo acaba, em meio a um turbilhão de conflitos dentro de sua cabeça, pegando no sono em frente ao seu revólver carregado. E durante esse sono ele tem um sonho fantástico que irá dá novo sentido a sua existência.

Este é um conto riquíssimo. Temos um pouco de doutrinação religiosa, crítica ao sistema político-econômico, ao niilismo/ateísmo e um embate razão x emoção que nos obriga à reflexão. É genial como Dostoiévski conseguiu condensar em um texto tão curto ideias/pensamentos/criticas tão universais e poderosas.

Chanel 07/01/2022

Boa leitura
Leitura muito fluída e a edição é ótima.
Apesar de discordar do anti-Iluminismo expresso no conto, eu curti bastante. Por não ser uma pessoa religiosa, não consigo ver a religiosidade como a única ferramenta para mudança da sociedade e não consigo vê a ciência como autodestrutiva para a humanidade. Contudo, é interessante avaliar a oposição entre razão e sentimento abordada no livro.
Por fim, me identifico com o homem ridículo, niilista e jovem progressista revolucionário que Dostoiévski tanto critica, mas também não consigo e não quero acreditar que o mal seja a a conduta normal do ser humano.

Kecia.Viana 07/12/2021

Reflexivo
É sonho ou realidade?

É pesadelo o que vivemos e não enxergamos. Não enxergamos as pessoas que estão ao nosso lado.

Tatics 05/12/2021

Será esse homem realmente ridículo?
?Quem governa os sonhos, aparentemente, não é a razão, e sim o desejo, não é a cabeça, e sim o coração?.

Esse trecho ficou marcado em mim.

O sonho de um homem ridículo é um livro curto, de fácil leitura comparado a outras obras do Dostoiévski, mas não causa menos impacto.

Essa leitura pode ser feita tranquilamente em um só dia, mas me forcei a prolongar a satisfação que foi passar por cada linha escrita ali e por cada ilustração, que por sinal achei belíssima e complementou muito bem a história.

Nessa edição da Antofagica, é muito citado o fato de que esse conto é um compilado de todas as obras e características do autor. Desde as questões relacionadas ao suicídio, até o protagonismo do ?louco sábio?.

Tudo acontece ao mesmo tempo e o personagem me deixou curiosa, intrigada e fez com que eu fosse levada até entender e saber tudo o que esse homem tinha a me dizer. Não concordei com tudo que foi posto à minha frente, mas compartilhei da sua emoção e da sua inquietação.

Dostoiévski conseguiu colocar em um pequeno conto boa parte das complexidades e crenças do nosso mundo e conseguiu questiona-las de um jeito que somente ele consegue fazer.