Um Negócio Fracassado

Um Negócio Fracassado Anton Tchekhov

Resenhas - Um Negócio Fracassado

moacircaetano 31/01/2023

Tchekov, em seu primeiro livro de contos, nos presenteia com um desfile dos mais diversos tipos clássicos da literatura russa.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/11/2022

Coletânea de contos de Anton Tchékhov, aqui foram selecionados os contos com maior tom humorístico, que retratam a vida em uma Rússia pré-revolução. Dentre os contos, Um negócio Fracassado, O gordo e o Magro, Calúnia, A carteira e outros.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525420060

ErranteLiterári 07/01/2013

Tchékhov era um excelente contador de histórias.
Ele nasceu em 1860 em Taganrog, cidade aos pés do Mar de Azov. Filho de um pequeno comerciante, Tchékhov não teve uma infância das mais fáceis, sendo obrigado a sustentar-se na adolescência dando aulas particulares.

Terminado o ginásio, ele mudou-se para Moscou, cidade onde também, pelo menos inicialmente, não foi agraciado com uma vida muito fácil.

Após matricular-se na Faculdade de Medicina de Moscou, para manter a si e a sua família, Tchékhov virou um colaborador em várias publicações periódicas, escrevendo por encomenda para editores que exigiam textos breves, leves, descompromissados, humorados e de "fácil leitura".

E é exatamente dessa época que retiram-se os 38 contos reunidos em "Um Negócio Fracassado e Outros Contos".

Todos os contos dessa edição são do início da carreira de Tchékhov, escritos no final do século XIX, na Rússia pré-Revolução, época bastante conturbada e de grande repressão política e violência social.

Sarcasmo sutil e ironia refinada marcam essa pequena coletânea, com textos escritos exatamente para contrabalançar os complicados acontecimentos sociais, mas que deixam transparecer que os hábitos daquela época não eram tão distintos da nossa realidade atual.

Nas entrelinhas dessa coletânea encontramos o realismo crítico, recheado de hipocrisia, prepotência e corrupção. Observador da natureza humana, Tchékhov descortina os vícios sociais que já maculavam a sociedade do século XIX.

É uma leitura fácil, rápida e instigante, que fará com que sua ida ao trabalho, no coletivo lotado, seja muito mais agradável.

Assim, quem quer conhecer o início da carreira literária de Tchékhov, não pode deixar de apreciar esse livrinho.

Recomendadíssimo!!!

BLOG: oerranteliterario.blogspot.com.br

Carol 13/09/2010

Se Quintana disse que os livros de poemas devem conter menos palavras que espaços em branco para que as crianças possam ilustrar suas páginas, por que não emoldurar alguns contos dessa coletânea de Tchékhov, a fim de também dar vida ao livro? Comecei por arrancar a página 97, um dos contos de que mais gostei.

Lima Neto 07/08/2010

difícil avaliar um livro assim...
é difícil, sempre, avaliar os livros de autores de literatura clássica. seus nomes são muito pesados, digamos assim, e nós já o lemos com um respeito (justíssimo, diga-se de passagem) redobrado. são livros que normalmente não podemos nem devemos ler com os olhos de um leitor do mundo de hoje, apesar de muitas vezes as histórias e os personagens serem atemporais e imortais. com Tchekhov, óbvio, não é diferente. ele é um gênio da literatura russa e mundial do século XIX e de todos os tempos. escreveu obras-primas e é dono de uma escrita ímpar, peculiar, belíssima, clara, simples e direta como nenhum outro escritor jamais teve em toda a história da literatura mundial.
nesse livro em especial, as histórias possuem um ar não do humor como o concebemos hoje em dia, mas sim de uma fina ironia. no livro é comum encontrarmos um ou outro conto "repetido" em outra coletânea de contos do autor.
no entanto, em livros de contos, é sempre mais difícil ainda se fazer uma avaliação precisa, pois temos, sempre, uma história muito boa e em seguida uma que não nos agrada tanto. alguns contos que merecem "5 estrelas" e outros que, na minha opinião, merecem 2 ou três, e por isso, essa "avaliação" que estou dando, de "3 estrelas", possa parecer "estranha", tratando-se de Tchekhov. na verdade, eu procurei analisar o livro como um todo, todos os contos, até se chegar a uma "média". há, como disse, contos dignos de "nota máxima", e outros de nota não tão alta assim.
larissa dowdney 07/08/2010minha estante
gostei da resenha. bem reflexiva!

Marta Skoober 25/05/2012minha estante
Verdade, as coletâneas são assim.

Edson Santana 27/07/2010

Nem todo livro russo é angustiante!
Os contos que fazem parte dessa seleção são em grande parte humorísticos, mostrando a imbecialidade e genealidade do ser humano. Para aqueles acostumados a se desesperar lendo Dostoiévski, a leitura desses contos é deveras prazeirosa.
Marta Skoober 25/05/2012minha estante
Edson, você acertou quando disse "a leitura desses contos é deveras prazerosa."
O conto que dá título ao livro, lido ontem à noite, me fez dar boas e risadas e deixou-me com um riso nos lábios.

Ronnie K. 06/06/2010

A essência da vida em minúsculos contos. Quer mais?
Belíssima e absolutamente imperdível antologia dos primeiros contos escritos pelo (então) jovem TCHEKHOV. Para mim é a melhor antologia desse período em que ele escrevia contos humorísticos já lançada aqui. São contos em geral muito curtos, que se leem em 5 ou 10 min (à exceção de 3 ou 4 mais longos). Todavia a composição dos elementos (personagem, situação, diálogo) que sustentam essas pequenas e "despretensiosas" historietas são tão enxutas, tão perfeitas ao que se propõe, e a atmosfera geral criada é tão precisa, irrefutável e irresistível que basta ler duas ou três histórias para saber que nada ali é tão simplório quanto parece. E pensar que tanto escritor moderno busca a grandiloquência, a prolixidade, para esconder sua própria mediocridade! Ainda bem que existe um Tchekhov para se ler de vez em quando!

Seus personagens são seres enfáticos, exaltados, cheios de bravatas, e em geral docemente canastrões. E, mais importante, o delineamento da psicologia desses personagens é assombroso de tão concreto, verossímil, apesar da apenas rascunhados. Tudo é revelado num gesto, numa frase, até num olhar. O primeiro conto, o que dá título à antologia, é típico desse espírito. Nem dá pra fazer resumo de nenhum conto sem estragar a graça e o impacto deles. No geral são criaturas caricaturais, numa evidente sátira às relações sociais e de poder que existiam na Rússia dos Czares. Embora, aos poucos, a graça comece a dar vazão a uma melancolia e a uma tristeza desconcertantes, como no antológico conto "O marido", um dos melhores contos de todos os tempos. Alias no mínimo uns 15 contos aqui possuem tal nível de excelência que já valem por todos os livros que o sujeito pode ler num ano. Quem não conhece a fina e genial literatura do formidável Anton Tchekhov, por favor e... Com licença, nem deveria se gabar de ler pilhas e pilhas de livros só pra dizer que é leitor.