Primeiro Amor

Primeiro Amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Laise 28/05/2024

Esperava mais, achei muito sem gracinha, mas é legal até a história do primeiro amor do cara, mas achei o final meio ruim

hhiinana 28/05/2024

Antes de ler este livro, ouvi de algumas pessoas que não conseguiu prosseguir a leitura, pois era uma leitura um pouco tediosa. Agora que li o livro, posso afirmar que não! Há capítulos curtos, você fica curioso com o desfecho da estória e o plot vem sem você acreditar muito nele quando inicia o livro.
Gostei muito do estilo de escrita de Ivan Turguêniev e foi um livro que me lembrou um "Noites Brancas" com um gostinho a mais.
Recomendado para quem quer iniciar literatura russa e clássicos.

xzsatur.no 27/05/2024

?Como não se alegrar com a morte, [...] seu repouso??
?Sentia uma inquietação estranha: como se eu tivesse ido para um encontro, acabasse ficando sozinho e apenas houvesse passado perto da felicidade de outra pessoa.?

Ivan Sergeiévitch Turguêniev (1818-1883) é um dos grandes nomes da literatura russa. Ele iniciou sua carreira literária no século XIX, nascido em 09 de novembro de 1818, na cidade de Oriol, no Império Russo. Sua escrita deixou uma marca indelével no cenário literário do século XIX, explorando temas profundos como o amor, a natureza humana e as tensões sociais da Rússia pré-revolucionária. Turguêniev foi um dos principais representantes do realismo russo. Seus romances e contos mergulharam na vida dos camponeses, na sociedade russa e nas complexidades das relações humanas. Sua sensibilidade para os detalhes da condição humana e seu compromisso com os direitos das mulheres contribuíram para um legado literário duradouro que continua a inspirar leitores em todo o mundo.

?Primeiro amor?, de Ivan Turguéniev, é um conto que nos transporta para as agruras do primeiro amor. Publicado em março de 1860, com apenas 112 páginas, essa obra-prima narra a história do jovem Vladímir Petróvitch, filho único de uma família tradicional, que se apaixona perdidamente pela princesa Zinaida. Um apaixonante e trágico relacionamento entre dois opostos.

Vladímir Petróvitch, um jovem de 16 anos, vive em uma família tradicional. Seu pai é educado, frio e imponente, enquanto sua mãe, frustrada, desconta suas raivas em Vladímir. Quando a família se muda para uma casa de veraneio nos arredores de Moscou, Vladímir tem o privilégio de conhecer a belíssima Zinaida, uma moça encantadora, porém impetuosa e cheia de ambição. Zinaida, uma verdadeira princesinha falida, reside com a mãe em uma casa suja e desprezível aos olhos da mãe de Vladímir. Essa situação contrasta com o lar aristocrático do próprio Vladímir.

No entanto, o jovem se aproxima cada vez mais dessa família misteriosa, cujos modos e estilo de vida são bem diferentes dos seus. A descrição da jovem princesa é feita com perfeição, pelos olhos de um apaixonado e desconsolado Vladímir, que se sente considerado apenas um garoto por Zinaida. Na casa de Zinaida, vários homens se aglomeram, todos encantados por ela. Ela se sente uma princesa superior, conquistando vários corações. O ingênuo Vladímir é um desses homens, que perde o sono, confronta a mãe e faz de tudo para agradar o seu primeiro amor, sua grande paixão: Zinaida.

?Tenha medo do amor de uma mulher, tenha medo dessa felicidade, desse veneno??

?Primeiro amor?, de Ivan Turguêniev, é uma obra atemporal que explora as complexidades do coração humano e a beleza e a dor do primeiro amor. O autor nos envolve em uma narrativa cativante, explorando os sentimentos e emoções dos personagens de maneira íntima e realista. Através dessa história, somos convidados a refletir sobre os anseios, aspirações e dilemas da juventude, bem como a natureza efêmera e transformadora do amor. Turguêniev habilmente tece críticas sociais e políticas de forma sutil, enriquecendo a trama. A passagem do tempo e as escolhas que definem nossas vidas são temas centrais, e o autor nos convida a mergulhar profundamente nessa experiência universal.

O primeiro amor é uma experiência que transcende o tempo e deixa marcas profundas em nossos corações. O primeiro amor é como uma cápsula do tempo que nos conecta com versões passadas de nós mesmos. Uma eterna lembrança.

Um ótimo livro para começar a ler clássicos russos, sem dúvida! Apesar de algumas avaliações negativas, eu gostei muito. Muito mais do que eu achei que gostaria, exatamente por causa dessas avaliações. Uma leitura super rápida e curta. Recomendo muito para todos!

?Ah, juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo ? cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve? E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo ? consista justamente em que você solte aos ventos forças que não saberia empregar de outro modo ? consista em que cada um de nós se considere a sério um perdulário, e acredite a sério que tem o direito de dizer: ?Ah, quanta coisa eu faria se não tivesse desperdiçado meu tempo!?.
readingsju 27/05/2024minha estante
que resenha impecável!

Luå 27/05/2024minha estante
Que resenha mais linda, amiga! Amei, você escreve muito bem, já estou apaixonada pelo livro.

Helô 27/05/2024minha estante
suas resenhas são sempre incríveis, dicas?

Fabio.Nunes 28/05/2024minha estante
Baita resenha. Parabéns

dandara 28/05/2024minha estante
QUERO MT LER ESSE!!

dandara 28/05/2024minha estante
que resenha incrível!!

Paula 28/05/2024minha estante
Que resenha maravilhosa ?

AliJu 28/05/2024minha estante
Muito boa resenha, amiga! Adorei que você pega autores bem diferentes assim. E essa capa está belíssima também! ?

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
@readingsju, muito obrigada, Júlia!!

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
@Luå, muito obrigada!! Quando ler, espero que goste do livro!!

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
@Helô, muito obrigada!! Que tipo de dicas, Helô? Sinceramente, nunca fui de fazer resenhas, estou tentando mais agora.

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
@Fabio.Nunes, muito obrigada, Fabio!!

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
@dandara, muito obrigada!! Espero que goste do livro quando ler.

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
@Paula, muito obrigada, Paula!!

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
@AliJu, muito obrigada!! Sempre tento ler de tudo. Adoro!!

Helô 28/05/2024minha estante
@xzsatur.no eu estava apenas brincando ?

Fabio 31/05/2024minha estante
Uma bela resenha, Kakau, minha querida!
Parabéns!!!??????

xzsatur.no 31/05/2024minha estante
@Fabio, muito obrigada, Fabio!!

Renata 26/05/2024

?Ah, juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é contente e ousada, você diz: Só eu vivo - cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestigio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve... E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo.?

Nina 24/05/2024

Fiquei com raiva
Passei o livro todo pensando ?seria mto previsível se isso acontecesse, ent c certeza o final vai ser diferente do q imagino?. não foi. nas primeiras páginas eu adivinhei o desfecho. final fodido 🤬 #$%!& , qualquer véia fã de novela mexicana pensaria nisso. blé

Euarzc 21/05/2024

Ótimo pra quem gosta de ler rápido
Sabe-se lá por quê, de uns tempos pra cá estou com uma vontade enorme de ler livros curtinhos, acho que é um pouco de ansiedade da minha parte.
Ler "Primeiro amor" foi como comer uma colher pequena de chantilly ou relembrar memórias doces da infância: nada muito intenso, mas definitivamente saboroso.
A leitura é fluída e os personagens são bem construídos para o tamanho do livro. Demorei um tempinho pra ler porque estava intercalando com outras leituras, mas teria sido mais agradável que eu o tivesse lido de uma vez. A história é confortável (ainda que não seja previsível) e irônica, e foi uma ótima primeira impressão que pude ter da escrita do Turguêniev e de novelas no geral.
Recomendo pra quem, assim como eu, quiser ler algo rápido e bem escrito.

vanessa.pivotto 21/05/2024

Turguêniev, gênio!
Meu primeiro contato com o autor russo e gostei muito. Narrado em primeira pessoa por um jovem de 16 anos que descobre a paixão pela vizinha alguns anos mais velha.
As agruras da paixão juvenil são bem descritas, nada maçantes.
Como só temos o ponto de vista do rapaz, muitas coisas acabam passando batidas por ele (mas pelo leitor, não). E assim claramente "vemos" a ingenuidade do rapaz, que não se dá conta do que ocorre ao seu redor. Muito interessante. O não dito grita!
Léo 21/05/2024minha estante
Gostei da resenha, Vanessa. Fiquei curioso em ler o livro.

Juliana 21/05/2024

Subliminar
Confesso que apesar de ser um livro curto, a sensação de tudo ter ficado tão no " ar " e tão pouco explícito me incomodou um pouco.
O que achei que mais valeu foram as últimas páginas que falam sobre a juventude .
vanessa.pivotto 21/05/2024minha estante
Terminei agora. O não dito é gritante! Dá muita margem a imaginação, eu gostei!

xwxtvi 14/05/2024

Esse com certeza é o meu livro favorito eu recomendei a uma amiga mas não é muito a vibe dela então ela me devolveu mas engraçado que eu recomendei a uma outra amiga e ela também me devolveu não entendo porque as pessoas que emprestei não gostaram,esse livro é lindo eu li ele outras vezes e sempre me emociono com o final como as pessoas não podem gostar dele?

Rute31 11/05/2024

Primeiro Amor me fez pensar muito nos poemas da Lira dos Vinte Anos, do Álvares de Azevedo. Contada da perspectiva de um adolescente de 16 anos que se apaixona por uma moça de 21, esse é um livro sobre quão frustrante costuma ser a primeira paixão.

julia5908 10/05/2024

Olha só, eu fiz uma baita resenha boa, mas o app lixo do skoob não salvou. não vou fazer de novo, to colocando assim só pra registrar e contabilizar como mais um lidos do ano.

livro ótimo, recomendo muito

Lanny 10/05/2024

Não creio KKKKKKKKK
Tava dando nada pra esse livro, achei que ia só o moço contando o primeiro amor e ia ser o clichê de sempre KKKKKK MUITO ENGANADA
Fiquei bem entediada até um pouco da metade do livro mas não gosto de abandonar livro e continuei, aí veio o "plot twist" e eu fiquei com a cabeça explodida e ri muito, como logo ele podia fazer isso com o protagonista? TADINHO, edai que a menina não queria ele, tadinho mesmo assim
Não foi láaaa aquelas leituras, acho legal pra passar o tempo, gostei do final por mais que tenha sido bem simples.

campos_cella 30/04/2024

Razoável. ele cumpre oq ele promete, só que ele nao promete muita coisa também kkkkk nada demais, nao acho que mereça ser classificado como clássico