Acerto de Contas

Acerto de Contas John Grisham

Resenhas - Acerto de Contas

Thaís Vilas Bôas 22/09/2023

Grisham além dos tribunais
Amo John Grisham. O livro favorito? Dossiê Pelicano! Uma das minhas metas como leitora? Ler todas as suas obras. Livro da vez? Acerto de Contas. Massss, nesse livro, achei que Grisham mudou um pouco o seu estilo. A história é dividida em 03 partes:

Na primeira, o autor inicia a história no seu típico ambiente de tribunal, sendo dessa vez um caso de assassinato. O leitor é instigado a saber por que Pete Banning, um herói de guerra, assassinou o pastor Dexter Bell e qual será o resultado do julgamento.

Já na segunda parte, o autor simplesmente sai do ambiente de tribunal e entra no ambiente de guerra, contando em detalhes a vida de Pete. Eu adoro livros que contam sobre guerras, adoro história. Mas não era o que eu esperava ler quando escolhi um livro de John Grisham na minha estante. Achei um capítulo bem maçante e demorei alguns dias para conseguir terminar. Se bem que no final acabei entrando no clima e me envolvi mais. O autor escreve sobre a Marcha da Morte de Bataan, quando os soldados americanos foram torturados por soldados japoneses. Há tantos livros sobre os alemães, mas ainda não tinha lido nada sobre essa parte da história.

Quando chega a terceira parte, ufa!!! Voltamos ao ambiente de tribunais e ao jeito de ser de Grisham!! Melhor não comentar nada por aqui para não dar spoiler. Posso dizer que achei o livro interessante. Mas não é um livro que eu indicaria para aqueles que ainda não conhecem o autor (e nem para os que conhecem).

Fabiana.Rubio 11/08/2023

Livro muito bom
Já li diversos livros do John Grisham, sendo que esse é muito bom, mas não um dos melhores.
O autor tem uma escrita maravilhosa e o plot é bom, mas nada supera a Lista do Juiz e o Dossiê Pelicano.

Maravilhoso mundo das letras 21/04/2023

Lento e muito cansativo
Senti que fui seduzida e levada para um final inóspito e sem noção. Fiquei presa na leitura apesar de não ter sido uma leitura rápida. Muitas vezes me senti obrigada a continuar para ver se realmente valeria a pena. Fiquei presa no livro para ter um desfecho no último capítulo. Quando tudo parece começar a fazer sentido o livro acaba. Sem noção

Léo 11/04/2023

Mais longo do que o necessário
A obra tem um ritmo lento, e o final é muito mal escrito. Fui ler para conhecer alguma obra dele e me arrependi.

VdeVeruska 29/03/2023

Cansativo
Minha primeira experiência com o autor e acho que não dei muita sorte.
A primeira parte do livro foi muito boa, a segunda eu achei muito cansativa, e a terceira eu achei se noção nenhuma.

emiliapsouza 18/01/2023

Segredos podem ir para o túmulo?
"Você nunca vai entender, e imagino que um dia vai aprender que a vida é repleta de coisas que jamais vamos conseguir compreender. Não há garantia alguma de que podemos viver tendo pleno conhecimento de tudo. Existem muitos mistérios por aí. Aceite-os e siga em frente."

E vamos de John Grisham novamente! Esse livro me chamou a atenção devido a sinopse intrigante. Sem demora, fui rapidamente envolvida pela história e por todo o mistério que estava acontecendo. A escrita do John é extremamente envolvente, sempre incorporando elementos jurídicos de forma clara e simples. Ele sempre consegue dar o tom certo na ambientação de suas histórias.

Acerto de Contas ainda tem mais uma camada, além da parte jurídica, tem a questão da guerra. Sem dúvidas, uma das descrições mais cruéis que já li a respeito.

A primeira parte do livro é maravilhosa, muito envolvente, a segunda também foi ótima, mas muito arrastada e sofrida. A terceira foi bem fraca na minha opinião, eu não aguentava mais ler tanto sofrimento.

Gostei muito do livro, porém esperava mais do final e queria pelo menos uma coisinha boa para Joel e Stella =( tadinhos, mereciam muito!!

@wesleisalgado 07/01/2023

Não vale o pay off
Há uns bons 10 anos para mais não leio um livro do John Grisham. Mas já fui um leitor ávido por eles na juventude e me deliciava com cada um.

O maior problema pra mim é que não valeu o investimento de 400 páginas. E mesmo a frase embaixo do título da capa , é uma fraude. Porque não há nada para se desvendar e a resolução literalmente nas cinco últimas páginas é bem vergonhosa.

A primeira parte é OK , eu compro e quero saber o fez o Pete matar o pastor. A segunda parte é muito boa, com os terrores da guerra nas Filipinas e a terceira descambou pra um algo bem "nhé"!

Mas O ADVOGADO, O HOMEM QUE FAZIA CHOVER, O CLIENTE, A CASA PINTADA e outros ainda permanecem em um lugar especial na minha memória afetiva de leitor.
Bagui 17/05/2023minha estante
spoiler?

Marcos 05/08/2022

Acerto de Contas
Pete Banning, veterano de guerra, pessoa admirada em seu condado, repentinamente resolve matar o Pastor Dexter Bell. A grande pergunta é? o que faz um homem bom se transformar num assassino ?

Ótimo livro! A motivação do homicídio prende o leitor do início ao fim!

O livro tem bons personagens, mas o destaque vai para Joel e Florry Banning, que além de Pete, são os personagens mais envolvidos na motivação e no conflito familiar.

A segunda parte do livro referente a Pete na segunda guerra é chocante, mas fica um pouco arrastado? é bem provável que o autor tenha feito de forma proposital, para que o leitor sinta o cansaço do personagem durante as dificuldades da guerra.

Ótimo livro! A próxima leitura será mais um livro do John Grisham.

Pandora 25/05/2022

Eu gosto de livros “de tribunal”. Em geral são calcados em questões criminais interessantes e me agrada acompanhar as tentativas de defesa e acusação de convencerem os jurados a decidirem a favor da parte que representam. John Grisham é um famoso escritor desse segmento, com mais de 300 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, vários best-sellers e livros adaptados para o cinema. Ele sabe do que fala e escreve bem.

Aqui ele traz uma história ambientada no período pós Segunda Guerra, em que um conceituado fazendeiro do Mississippi, Pete Banning, herói de guerra, assassina o pastor de sua igreja e se recusa a falar sobre o assunto, ainda que isso o condene à morte. Pena de morte, racismo, machismo, são alguns dos temas pincelados aqui. Pincelados, não tratados profundamente. O grande mote é: por que Banning fez o que fez? E é o desenvolvimento até chegar ao motivo que não funciona.

O livro é dividido em três partes: a atual, quando o ocorre o crime, a da juventude de Pete e sua experiência na guerra e após a sentença, com as implicações que advém do crime para os familiares do acusado.

A primeira parte é a mais interessante, que trata do crime e do julgamento, da opinião pública e da reação da família e tem uma das cenas mais impactantes do livro, que fala por si só (da qual não discorro para não dar spoiler). A segunda é longa e um tanto maçante para quem, como eu, não aprecia relatos de guerra e embora tenha o seu valor histórico, não acrescenta nada ao mistério da narrativa. A terceira é a mais fraca, na minha opinião, repleta de situações comuns e cenas sem nenhuma importância, numa tentativa, talvez, de prolongar a ansiedade do leitor pela revelação final que acaba sendo uma decepção.

A família tradicional americana do sul dos Estados Unidos nos anos 40 é aqui supervalorizada por tratar bem os empregados negros e ter “trabalhado duro” há gerações para construir seu patrimônio; Pete é um cidadão exemplar que jogou a mulher num sanatório e impede que até os filhos tenham contato com a mãe; e os filhos não têm nenhum interesse em se dedicar para manter esse patrimônio, apenas em continuar tirando seu sustento dele ad infinutum. Não dá pra ter muita empatia por eles. No final, para mim, o grande personagem é o advogado que tenta tirar leite de pedra e ainda tem que lembrar dos honorários… rs…

Já li do autor o livro de contos Caminhos da Lei e me diverti bem mais. Um dia pretendo ler algum dos seus livros mais famosos, mas por enquanto já está de bom tamanho.
Naty__ 28/05/2022minha estante
Adoro as suas resenhas, De. Uma pena que esse livro não tenha funcionado. Há uns 5 anos li "O homem que fazia chover" e gostei, na época. Quem sabe você goste... Rs

Pandora 28/05/2022minha estante
Obrigada! :)
Ah, vou anotar. A obra dele é bem vasta, um dia me aventuro em outro.

Paty Tuma 19/04/2022

Ótima narrativa da 2a guerra nas filipinas
A história de fundo achei pouco envolvente. Mas a 2a parte do livro, que descreve a ofensiva do Japão contra os Estados Unidos nas filipinas é impressionante. Vários fatos reais que eu desconhecia. Esse trecho foi o que fez valer o livro.

Alice.Stock 14/02/2022

Marcante e emocionante, fiquei um pouco decepicionada com o final e com dó do Pete, mas a história é muito boa ??

Zeantonio 19/12/2021

John Grisham sempre acerta na dose e escreve livros de suspense de um ótimo gosto. Personagens cativantes, lugares marcantes e uma história que prende a atenção do leitor do começo ao fim.

mere 17/10/2021

Um livro que me pegou logo de cara.
Todo o mistério e os assuntos relatados no livro tbm nos levam a pensar.
Quase perfeito.

Bianca Rinaldi 31/08/2021

Massante
O livro no todo, é massante.
São muitos detalhes que só encheram linguiça, mas gostei de ver como as coisas mudaram muito pouco desde os anos de 1940/1950. O preconceito com as mulheres e negros eram e ainda são gritantes.
Vi muita gente reclamando do motivo torpe do Peter, mas temos que imaginar que o livro se passa em 1945, "justificando" as ações do mesmo.
Teria muitas outras observações a fazer, mas seriam spoilers gigantes, então prefiro não mencionar.

Lívia 27/05/2021

Não tão bom assim
O livro foi muito bem até bem mais da metade. Não sei se a minha expectativa com os livros do Grisham são muito altas, mas achei o final meio fraco, tão diferente de tantos livros incríveis que ele já escreveu