Sobre os ossos dos mortos

Sobre os ossos dos mortos Olga Tokarczuk

Resenhas - Sobre os ossos dos mortos

Gabriella.Weiss 23/05/2024

Uma senhora astróloga
Foi legal adentrar no pensamento da Sra. Dusheiko e suas impressões sobre a vida e a natureza. Gostei de um livro falar contra a caça, lembrando que é algo repugnante.

O livro traz um ar de mistério, muitas reflexões interessantes sobre envelhecimento e etarismo.

A personagem principal viaja um pouco na astrologia, mas achei legal ela gostar tanto de um tema.

O final me surpreendeu! Gostei muito.

Wanessa_Gabriela 22/05/2024

Para pensar o lugar do ser humano no mundo - equilibrio
Esse livro veio para incomodar aqueles que não conseguem enxergar a importância do meio ambiente natural e se sentem atraídos apenas por temáticas antropocêntricas. Chegou pra mostrar que pessoas à margem também são aquelas que outros excluem e invalidam seu discurso por serem excêntricas e pensarem fora da caixa na qual vivem. os animais ?contavam? com apenas ela para defender sua causa, ela era a voz deles. A personagem principal não ganhou muita simpatia, o que não significa que ela mereça ser taxada como louca por defender o que acredita, da maneira que acredita ser a melhor solução. Pensar diferente e defender o que ninguém levava a sério foi o que fez o ?louco? que disse que o amor e a caridade eram o melhor caminho para a humanidade.
?Sobre os ossos dos mortos? não precisa tocar apenas aos que entendem e se sensibilizam pela causa animal, até porque sua linguagem é simples justamente para atingir todas as pessoas.

jackzxxx 19/05/2024

a trama em si é bem simples, o plot é mt previsível, mas oq eu curti mesmo foi a narração da personagem! nunca tinha me adentrado na mente de algm q leva astrologia tão a sério e tb questões ambientais relacionadas aos animais. além de que ela narra tudo de forma mto poética, dá gosto de se aprofundar na sua mente e ter uma prova do seus pontos de vistas e seus ideais fora do padrão q a gnt é acostumado em outros livros. é uma mente d algm q ja viveu mt d fato, a narração passa isso mt bem, oq me agradou bastante mas n é o suficiente para uma nota máxima pq como eu disse o resto da trama foi mt previsível. mas n aquele previsível q choca o nosso emocional apesar de td, ao contrário, n me afetou em nd.

Júlia 19/05/2024

Sobre os Ossos dos Mortos
Uma leitura que prende e reflete perfeitamente os pensamentos da personagem. Muitas vezes nos pegamos acreditando nos delírios e nas nossas próprias suposições.

HCS378 14/05/2024

Inovador? Não. Revolucionário? Sim.
No inicio a escrita me assustou um pouco e achei que seria uma leitura lenta, mas o enredo me prendeu de uma forma tão surpreendente que engoli o livro em menos de uma semana.
Eu não diria que é um thriller inovador, não há as amadas reviravoltas ou revelações grandiosas, mas o livro revira nossas cabeças de outras formas. Com uma ambientação misteriosa, personagens complexas e reflexões muito pertinentes, tanto no campo social quanto no pessoal.
Olga tem o talento de utilizar as palavras para além dos seus significados. Constrói frases que soltas podem soar insignificantes, mas unidas têm a potência de uma escrita vencedora do Nobel.

FernandaDDutra 10/05/2024

Minha vó ta maluca!
Quando eu comprei esse livro, o livreiro disse que nunca tinha lido nada igual. De fato, ao terminar a leitura, pude constatar que também não havia lido nada igual? e isso não é necessariamente uma coisa boa.

O livro promove reflexões. O tempo todo. Quando você não está com raiva da velha, você se vê obrigado a concordar com a velha - as vezes os dois ao mesmo tempo. Existem poucos respiros.

O livro é lento. Até a passagem de um ano em menos de 300 páginas se torna lenta e um pouco maçante (exceto por duas partes específicas).

O livro tem sim um grande valor cultural e humano(não é atoa que ganhou um Nobel de literatura), mas definitivamente não é o MEU tipo de leitura.

Dito isso, acompanhar as linhas de pensamento dentro da cabeça da Dona Doida foi uma aventura a parte.

Rauecker 08/05/2024

Sobre os ossos dos mortos
O livro se passa todo na Polônia em um vilarejo bem isolado e congelado, a protagonista é uma senhora que já passou por muitas situações em sua vida e agora vive nesse vilarejo cuidando das casas das pessoas que não vivem por lá.

A visão da protagonista é 100% humana em todas as situações e isso nos proporciona muitas reflexões diversas citações filosóficas a todo momento, é um ótimo livro para refletir e pensar no nosso comportamento e de tudo que normalizamos.

A autora é cheia de referências astrológicas, o que pode ser chato para quem sente uma certa apatia pelo tema. Eu não acredito em astrologia, classifico como pseudociência, porém, a autora é bem convincente com suas reflexões sobre e é bem interessante sim ler e pensar no assunto.

Citação preferida:

?Deus criou o ser humano feliz e rico. Mas a astúcia fez com que os inocentes virassem pobres.?

larissa.liz 05/05/2024

Nobel
Coloquei como meta ler mulheres que ganharam o Nobel de Literatura, comecei por esse e gostei! O plano de fundo se passa numa comunidade da Polônia, chamada K?odzko. A personagem principal é cheia de profissões - uma delas, astróloga. É um mistério gostoso pra se desvendar e a edição é muito bonita.

Dulcinea2 05/05/2024

Tudo passará
Dusheiko é uma senhora que vive num lugar ermo na Polônia e tem uma afinidade com animais em detrimento aos humanos. Estranhos crimes começam a acontecer ao seu redor envolvendo membros de um clube de caça. Será que os animais estão envolvidos?

A partir da premissa acima, da escritora Olga Tokarczuk, mergulhamos em "Sobre os Ossos dos Mortos", na personagem Dusheiko, uma senhora que vive só, adora animais e é extremamente obcecada por astrologia. Essa mulher quer ordem na vida, e está sempre questionando a estrutura da sociedade em que vive onde o estado apenas está lá para dificultar e não fazer cumprir a ordem e as leis. Quando você descobre quem é essa mulher, você acaba relevando as grandes descrições astrológicas (elas são bastante pormenorizadas). Afinal, se a astrologia existe, existe explicações para os acontecimentos do mundo.

Eu e Dusheiko somos diferentes (não acredito em astrologia ou algo que dê ordem ao mundo, sou adepta da ironia fria e ela me odiaria por isso, por exemplo) mas conforme envelheço, me vejo muito na sinceridade e astúcia dela, e, principalmente pelo amor aos animais. Então, foi encantador estar na mente dessa personagem.

O suspense que a autora constrói é delicioso, profundo e para alguns impressionante. No fundo é uma ótima construção sobre a vida, a morte e, principalmente, sobre a falta de respeito do homem com os animais. Quanto mais você pensa nele, depois que termina a leitura, mais ele abre espaço em você para discussões sobre nossa relação com os animais, com o selvagem, com o consumo, com o etarismo.

Nandinha 03/05/2024

Um livro único! Sem dúvidas,meu maior achado esse ano.A protagonista me fez viver toda essa vida com ela e o plot do final eu não consegui descobrir até chegar no final.Além de falar sobre pautas importantes sobre veganismo e caça ilegal,o livro me leva para vários questionamentos sobre toda a vivência das pessoas.Eu compreendo ele ter ganhado como Prêmio Nobel totalmente merecido e acho que todos deveriam ler esse livro e repensar mais na sua atual vida.

Wlisses.Oliveira 25/04/2024

Minha vó tá maluca, tanta coisa pra fazer foi traduzir livro estranho, morar isolada e virar advogada de bicho.
Coitada da vovó
Livro ok, as divagações existenciais são show mas tipo, vovó tá com tempo e com o aposento em dia.

Mary 25/04/2024

Decepcionante e intrigante
Sobre os ossos dos mortos é um livro que o primeiro capítulo impressionou mas os outros foram bem decepcionantes, porém o final teve um plot twist muito bom que me motivou a terminar.
O livro conta a história de Janina Dusheiko e as tantas mortes que acontece na região onde ela mora que intriga os cidadãos, depois que ela cria a teoria de que os animais querem vingança, já que ao redor das mortes tem indícios de animais.
Basicamente, o livro me deu uma espectativa grande, mas não foi um livro que me prendeu como eu pensei que faria.

Denise 15/04/2024

Talvez uma escolha equivocada para sair de um ressaca literária.

Os trechos sobre astrologia acabaram sendo cansativos pra mim pois não tenho nenhuma referência no assunto. Além disso, os pensamentos soltos da narradora me pareceram confusos.

O fechamento do ?caso? acabou realmente me surpreendendo.

Acredito q seja uma livro que fale muito mais com pessoas que tem pet e/ ou q não comem carme. Se é q isso pode fazer algum sentido?.

?De qualquer modo, conheço a taxa da minha própria morte e graça a isso me sinto livre?

Alessan.dra 13/04/2024

Astros cativam
De primeira não achei muito cativante, mas conforme você começa a entender os pensamento das sra. Dusheiko, desde suas referências astrológicas ( que achei bem agradáveis e uma boa passagem de tempo para vermos como a mente dela está indo e divagando) até seus motivos para o seu ativismo, tudo meio que se encaixa e faz sentido, o final é um pouco previsível em algumas partes, mas ainda me surpreendi no geral, leria novamente.