Cleópatra Alberto Angela

Resenhas - Cleópatra

thepolicx 01/02/2024

Um livro muito interessante - só se perde no caminho
Achei um livro muito legal, minha única crítica mesmo e o que mais pesou durante a leitura foi o fato de a Cleópatra ser basicamente uma coadjuvante durante toda a história. Aqui passamos mais tempo com Júlio César, Marco Antônio e Otaviano do que com a mulher título do livro. Entendo que foram pessoas que fizeram parte da vida dela e que são pedaços de sua história, mas não fez sentido em um livro focado nela explicar mais sobre os jogos políticos de Roma do que sobre a própria Cleópatra. De qualquer forma, foi muito bom ler o livro e saber mais sobre esss momentos tão importantes da história.

Nat 25/07/2023

Um dos melhores livros que já li sobre Cleópatra. Um dos mais diferentes também. O autor não romanceia, nem se atreve a fazer uma biografia onde a explicação dos fatos seja dita como “aconteceu isso, aconteceu aquilo” com toda a certeza e arrogância que na maioria das vezes caracteriza um biógrafo. Já que a maior parte da vida de Cleópatra que chegou ao público atual depende de escritos antigos e várias fontes, Alberto se preocupa em falar dos acontecimentos de acordo com essas várias fontes, ao invés de se basear somente em uma delas. O meu conhecimento sobre a vida de Cleópatra se deve aos romances de Margaret George, mas como todo romance, muita coisa nessa trilogia acaba sendo escrita de um ponto de vista muito suave e que acaba não explicando nada. Alberto explica (por exemplo, o ato de engolir uma pérola raríssima e valiosa no jantar com Marco Antônio) de forma contundente e científica. Valeu cada minuto da leitura.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/07/cleopatra-alberto-angela-dll-2023.html
Mireille 26/07/2023minha estante
Me interessei!

Marcelo H S Picoli 23/01/2023

Cleópatra
Uma biografia da última rainha do Egito, narrada de forma fácil, que nos mostra o quanto Cleópatra influenciou o cenário político e cultural da sua época e continua influenciando até hoje.

Sabrina 31/12/2021

Cleópatra
Eu esperava algo mais biográfico, mas o livro fala muito mais sobre o Império Romano, César e Marco Antônio do que Cleópatra. Me irritou um pouco as extensas divagações do autor sobre situações e sentimentos atribuídos a Cleópatra, que não tem como saber se realmente ocorreram. No final o livro melhora um pouco e a gente entende muito sobre a rainha do Egito, mas de fato, ela não é a protagonista.

Thiago 06/07/2021

História com clima de romance
O autor nos traz uma biografia diferente. Ao mesmo tempo em que busca informações - fazendo as devidas ressalvas - nas fontes "primárias" (uma vez que todos escreveram muito depois de Cleópatra já ter morrido) e nos historiadores modernos, também busca recriar os momentos e os ambientes da época, imaginando estados de espírito, angústias e temores. Essa forma de escrita gera uma história empolgante, divertida e, o que é mais importante, verossímil. Um livro muito recomendado para todos que gostam do Império Romano, de História Antiga e para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essa personagem tal marcante da História.

Ivy 25/03/2021

Boa leitura para contextualizar o papel de Cleópatra na História. Mas, nesta biografia ela não é a personagem principal.

Valerya insta @leslivres_ 24/01/2021

"Até tu Brutus?"
Apesar do título ser "Cleópatra ", o livro enfoca mais o q aconteceu em Roma após o assassinato de Julio César.
Mas não deixa de ser um livro muito rico em detalhes históricos. Indico.

Tiziana 28/12/2020

Não gostei
Amo muito Alberto Angela, mas este livro parece-me demais um?soft-pôrno?. Prefiro textos mais focados na história

Karenina 13/06/2020

Resenha- Cleópatra.
Cleópatra, do grego significa Glória do Pai, não é a primeira desse nome, nem a última (cargo deixado a sua filha), mas a VII, e de longe a mais memorável.

Dotada de uma inteligência imensa, conhecimentos de medicina, venenos, política e mais tantos assuntos, foi ligada às três figuras homens mais importantes do período - e a duas de forma amorosa e épica. Nos vemos imersos no mundo helenístico da última rainha ptolomaica, que encerra a Dinastia e toda a história faraônica.

Me parece certo que seja essa mulher que sozinha fez o rumo, ouso dizer, de todo um período histórico que culminou no início do império romano a terminar outro grande império- o egípcio.

O autor nos leva a navegar pela cidade de Roma, antes das famosas construções, mas tão imponente e bem pensada quanto. É pra mim, como estudante de arquitetura, extraordinário perceber que essa cidade a mais de 2000 anos atrás já contava com um urbanismo invejável atualmente.

Também somos convidados a passear pela Alexandria, da Rainha, da tumba de Alexandre, da famosisíssima biblioteca e de todos os mistérios que sumiram com essa cidade.

A narrativa é muito fluida e envolvente, algo muito bom de se ver em um livro de História e não de ficção. Me deu vontade de ler mais obras de história e de ter vivido junto a essa grande mulher que foi Cleópatra.

Simon.Xavier 20/04/2020

Não é só uma femme fatale
Alberto Angela é simplesmente maravilhoso. Alternando entre real e fictício, ele tece a teia de acontecimentos que sondaram o final da vida de uma das maiores e mais famosas mulheres que já existiu, mostrando uma mulher poderosa e a frente de seu tempo, ardilosa mas não menos apaixonada e apaixonante.

Ana Carolina Wagner 25/03/2020

Cleópatra: Uma governante ambiciosa e genial
Resenha completa em @tagarelicesdacarol
Cleópatra | Alberto Angela | Itália | 5/5 Favoritado | @harpercollinsbrasil | 2018 (2019) | 448 págs.

Quem foi Cleópatra? Muitos vão pensar imediatamente na imagem de uma mulher sensual, capaz de seduzir homens importantes, como Júlio César e Marco Antônio, com o corpo (típica "femme fatale"). Um grande clichê machista! Infelizmente, essa visão que muitos têm a respeito dela é fruto de uma cultura patriarcal romana, de autores antigos e de uma propaganda que lhe era hostil.

Uma mulher sedutora e oportunista ou uma governante ambiciosa e genial? São muitos enigmas, ainda indecifráveis, envolvendo sua vida. Mesmo sendo uma época em que não temos informações completas, o autor consegue inserir, de forma fascinante, elementos ficcionais da vida de Cleópatra e de outros personagens importantes, o que nos ajuda a imaginar e refletir sobre muitas coisas. O livro é extremamente rico em detalhes. Essa forma de narrativa faz com que a gente sinta que está assistindo a um filme sobre a vida dela. Não parece em nada um livro histórico de tão fluida que é a leitura. Angela foi capaz de unir informações históricas, que para muitos poderia ser uma leitura cansativa, ao prazer da leitura de um romance.

Ao longo da leitura, descobrimos que ela era uma mulher extremamente culta (vivia lendo na biblioteca), moderna, desinibida, emancipada e principalmente, protagonista. Era uma excelente estadista.

Você sabe como Cleópatra morreu? Será se ela preferiu oferecer o seio à víbora venenosa a se entregar às tropas romanas que invadiam Alexandria? No livro, Angela desenvolve outra hipótese. Mais um aspecto interessante do livro... O autor "conversa" com o leitor... fala do que a tradição conta e nos questiona até que ponto aquilo é verdade. Ele nos dá mais de uma versão para momentos cruciais da história.

Li esse livro em uma leitura conjunta com a Bianca do @luz.literaria e foi uma experiência incrível. Tem vários comentários nossos salvos nos meus destaques dos stories (@tagarelicesdacarol). Não tenho o costume de ler biografias, mas essa me pegou de jeito. Super recomendo a leitura, principalmente aos amantes de história.

"Foi derrotada como rainha, mas venceu como mulher. Assim a História a recordará, para sempre."

“Ela nos ensina que a independência, a emancipação e, sobretudo, a cultura podem fazer a diferença em qualquer tempo”

site: https://www.instagram.com/tagarelicesdacarol/