Crônicas do Éden

Crônicas do Éden Stamato

Resenhas - A Era do Abismo

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
? Neste livro encontramos diversas crônicas do universo épico do Éden. E mesmo sendo o segundo livro do autor deste universo, não é uma sequência do primeiro volume, podendo ser lido de forma independente.

? Aqui conhecemos muita mais sobre esse universo fantástico. Novos personagens e criaturas como orcs, fadas, trolls, elfos e anões enriquecem ainda mais esse universo e temos detalhes sobre a grande e cruel batalha entre Abissais e Celestiais, que ocorreu há muito tempo e suas consequências que ainda castigam a população. Fiquei completamente imersiva nas batalhas ocorridas ao longo do livro, foram muito bem descritas causando diversas emoções.

? O livro conta com pequenos contos, que acontecem em diversas partes desse universo e no final temos um grande plot twist de como tudo se conecta. A tensão e o medo vão crescendo à medida que você vai lendo, porém temos grandes lições sobre a vida e muito humor presente em determinados personagens.

? Os cenários são muito bem descritos e te faz imaginar estando neles e vendo tudo acontecer diante dos seus olhos. Os personagens são cativantes e únicos, fazendo com que cada um deles tenha seu momento nos contos de forma independente e, ao mesmo tempo, todos conectados.

? E a minha parte preferida no livro sem dúvida é o ?Papo De Taverna?, onde conhecemos um taverneiro com seu humor peculiar, cheio de mistérios e sarcasmo. Recomendo que preste muita atenção nele, pois tem vários "eastereggs" que vai te surpreender no final.

? Amei todos os contos e conhecer cada um dos personagens, espero ansiosamente por mais livros desse universo incrível. Todos que amam fantasia medieval com muita magia, monstros, rico em detalhes e originalidade vão se apaixonar pela obra.

Renata 08/07/2023

Resenha no meu Bookstagram: @niinfadoslivros ?????
Em parceria com o Autor ??

? ???? ???????? ?

?é???: ? ??? ?? ?????? - ??? ?

Disponível para compra na Amazon na versão físico ?

?? ? ??? ???????, ?? ??? ??? ??????, ?ã? ?ã? ?? ????? ????ê????? ?? ?? ???????, ? ??? ?? ????ó???? ??

Em uma taverna, diversos trovadores, cronistas e historiadores se reúnem para compartilhar suas experiências. Em meio a pequenos papos com o taverneiro e cervejas, dezesseis crônicas contendo os mais diversos cenários e personagens são narrados. Usando muitos pergaminhos, tintas e penas os registros começam com uma batalha travada em um navio, parte para uma ilha com uma misteriosa espécie de cogumelo e alguns zumbis e segue com orcs, magos, gigantes lutando contra anões em uma colina, uma fada transformando um homem em troll e a verdade mais dolorida: que esquecemos a nossa própria capacidade de sermos cruéis.

Até chegar naquela que todos na taverna querem ouvir, sobre a Lágrima da Lua onde conhecemos os Guerreiros do Alvorecer. Cinco aventureiros, seguindo o rastro de um meteorito que pode fornecer algumas informações importantes. Onde o passado volta ao presente, a essência se torna o único recurso trazendo a compreensão da real fonte de sua força e finalmente estarão prontos para atacar com o poder legítimo.

?? ? ??????? é ??? ?? ???????? ????? ?? ????. ? ???ã? ??????? ???? ? ???ó???, ?? ???ê ?ã? ??? ????? ??

? ? ??? ?? ?????: Apesar de ser uma segunda etapa, este livro não é uma sequência. O mundo se expande, então pode ser lido independentemente. O autor, mais uma vez conseguiu me manter envolvida no desenvolvimento da obra. Cada crônica tem seu personagem específico narrando, nos dando a oportunidade de conhecer melhor suas virtudes e vícios, algo que gosto muito. Eu leria facilmente qualquer coisa escrita desse universo, por isso estou ansiosa pela continuação ?

SK 04/07/2023

(resenha completa no link)
O livro todo em si é um verdadeiro convite à reflexão de como encaramos nossas motivações e propósitos de vida. Simples e facilmente, como quem não quer nada, Bernardo joga assim, entre um diálogo e outro, entre um relato e outro, questões profundas das quais você se pega pensado "ambos lados estão com razão, mas.... são lados opostos... será que são mesmo?" ou "contra fatos não há argumentos, mas... não é só isso... não pode ser", sem te dar um veredito final. Provavelmente, não é esta a intensão dele. Como diria alguns dos personagens, talvez ele queira justamente te levar a pensar sobre o que acredita ou não. Talvez queira te fazer refletir sobre as convicções que você acha que tem. Talvez ele tenha a resposta e a tenha colocado em algum dos personagens e concorde com eles. Ou talvez não. Talvez, assim como a gente, ele também não a tenha.

Sobre as crônicas no geral :
Algumas são instigantes e você se envolve de verdade na aventura das personagens e nos conflitos que se envolvem, em outras você é levado a pensar no tipo de caráter que temos.

Uma em especial, me deixou inquieta, a de Isaac: Ruina. Ela é uma que apostaria ser uma lenda, afinal, as crônicas não precisam ser verídicas, correto? Bom, de qualquer modo, me deixou inquieta, porque é impossível que não se tenha uma mensagem sendo passada ali. Mas se há realmente, não consegui entender, apenas fui fisgada pela revelação ao final. Espero em algum momento descobrir -seja por mim mesma em uma nova leitura, seja conversando com alguém sobre, ou quem sabe, obtendo revelações do próprio autor sobre a obra. Mesmo assim e talvez, por isso mesmo (será que peguei o jeito de falar dos personagens desse livro? kkk) essa é uma das crônicas que mais gostei.

Mas Profano Rosário, O Silêncio dos Condenados, Fúria e Terror e Os Cinco Derrotados são socos no estomago de qualquer um. De maneira positiva, apesar de talvez deixar qualquer um meio desnorteado, é claro.

Um ponto negativo pra mim, mas que entendo que pode ser positivo pra outros:
A entrosação do grupo principal de personagens é puramente de negócios e eu esperava ver um desenvolvimento dessa relação.

Tudo bem, a vida tem dessas, e ninguém pode ser forçado a nada, não é mesmo? Você é chamado pra algo e se doa naquilo, trabalha em equipe como deve ser, mas ao final, é isso. Beijinho!

Sim, eu gosto de pessoas que se dizem duronas (ou que nem precisam ser), e acabam se rendendo ao calor de se afeiçoar às pessoas com as quais viveu situações extremas. É o que acontece em O Torneio dos Campeões, quase acontece com um certo grupo em Crônicas do Éden, (mas nunca saberemos se iria mesmo rolar) e até o final do livro, não acontece com o outro grupo. É pessoal! Gosto de me apegar a personagens e gosto quando todo mundo vira amiguinho e por isso devo repetir: Essas coisas me fizeram ler com menos avidez e me trouxe certo desapontamento, mas não o suficiente para perder mais que 1 estrelinha! Não o suficiente para não reconhecer que valeu cada leitura e que estou interessada na continuação da saga!

site: https://www.aliceleite.com/post/aeda-cr%C3%B4nicas-do-%C3%A9den

Nathalia184 30/04/2023

Faltou um pouco de revisão em algumas partes do texto, o primeiro conto foi sofrível, mas os outros são divertidos e gostosinhos de ler.

Nina Souza 26/02/2023

Um livro com um universo único
Tavernas são, para viajantes como eu, fontes inesgotáveis de fofoca literária. Em Crônicas do Éden, as fofocas são fontes inesgotáveis de aventuras por diferentes ângulos, perspectivas, criaturas e ambientações, trazendo uma riqueza fantástica ao universo criado por Bernardo Stamato.

A Taverna do Trovador é a minha favorita, e estava lotada de lendas do passado e feitos recentes, além de merecer toda a fama que possui. A noite foi longa, lotada de pergaminhos, tintas, penas e histórias de tirar o fôlego em uma narrativa limpa, detalhada e espetacular que entrelaça 18 contos do mundo de A Era do Abismo.

Cada conto é único, e a vontade de conhecer mais de cada um permanece conforme a leitura flui – e com muita facilidade e rapidez. Os personagens são bem desenvolvidos, e o autor consegue ter uma sequência lógica sem que fique a sensação de estar faltando alguma coisa. São contos pequenos, completos e complexos que se atrelam a uma escrita gostosa, imersiva e de fácil compreensão.

Gostei muito da diversidade de temas, de ambições, de objetivos e missões. Gostei da forma que o autor construiu cada uma das localidades apresentadas e forneceu um códex, estimulando ainda mais a minha curiosidade sobre as diferentes culturas e criaturas apresentadas, mesmo com todos os questionamentos dos personagens apresentados durante suas leituras de mundo e suas visões extremamente duvidosas sobre parte de acontecimentos narrados entrelaçados com suas respectivas bagagens culturais, preconceitos e receios - elementos fantásticos presentes na escrita, pois traz multiplicidades de camadas e distinções identitárias e sociais.

Meu elemento favorito foi, durante a leitura, os Papos de Taverna. O autor construiu pequenos diálogos que além de interligarem toda a fofoca da noite, geram boas risadas e cativam o leitor como apenas bons comerciantes são capazes de fazer.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 26/03/2022

Resenha: Crônicas do Éden (A Era do Abismo #2) Bernardo Stamato
Crônicas do Éden livro volume nº2 da série A Era do Abismo não é uma continuação mas sim crônicas de alta fantasia envolvendo o mesmo universo que foi escrito pelo autor Bernardo Stamato, corresponde a Editora Pendragon sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com dedicatória mais cards em parceria com o escritor.

"Tudo o que me sobrou foram as lágrimas." p.128

Esse livro contém: sumário, prefácio escrito pela @anaclaudia.escritora , as crônicas por personagem específico, momentos do Papo da Taverna com trechos divertidos e breves da taverna, CODEX com informações úteis sobre o universo construído do livro e agradecimentos. Capa: Mirella Santana, Revisão: Nadja Moreno, Ilustração de capa: Rafael Sales, Editor Gráfico: Ricardo Gonçalves e Coordenação Editorial: Priscila Gonçalves.

"Mas não antes de eu ver a lua no céu do alvorecer, silenciosa e contempladora." p. 119

Essa obra é um livro de Crônicas de Alta fantasia com personagens habitados por paladinos, magos, humanos, orcs, fadas, dragões e entre outros. No mesmo contexto do primeiro livro só que esse é de crônicas envolvendo incríveis e cativantes personagens. Eu te convido entrar nessa jornada cheia de ação e aventura pois ele é épica e eu indico.

"Até perder a noção do tempo e ter certeza de que apenas meus pulmões garantiram o meu movimento." p.143

Eu gostei muito de ler esse livro, é bem fluída com uma pegada ótima para quem gosta da alta fantasia. Esse livro está disponível em ebook na Amazon e físico no site da Editora Pendragon. Pode ser encontrado em outros sites também. A parte em destaque que eu achei mais importante foram as virtudes e os vícios dos personagem e gostei muito dos momentos do Papo da Taverna. Portanto essa é minha recomendação de hoje!

"Orcs! Orcs por toda a parte!" p.147

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/03/resenha-cronicas-do-eden-era-do-abismo.html

Quennick 28/10/2021

Blog Eureka Mundo
Este é aquele típico livro que você se apaixona, não somente pelos aspectos físicos mas pela riqueza de obra e conteúdo! Como o nome sugere, estamos diante de 18 contos, cada um com seu personagem principal próprio e repleto de aventura. Desta vez eu vou fazer uma resenha diferente, pois vou falar exclusivamente sobre o que este livro me ensinou. Tendo em vista as várias histórias e o enredo dado a cada uma, eu ri, fiquei irritada, respirei fundo e aprendi como amo ser nerd! Sim, é um livro repleto de referencias nerds além de ser uma fantasia nacional intensa, confesso que eu não esperava nada menos do que isso, pois quando você ler o primeiro livro fica com o gostinho de quero mais. Com uma linguagem própria e de fácil acesso, personagens marcantes e super bem desenvolvidos vamos nos envolvendo cada vez mais com cada história, sem contar que nada fica nas entrelinhas porque até isso tá escrito aqui. Diálogos maravilhosamente construídos são o meu ponto fraco nesse livro, simplesmente SENSACIONAL! Por pouquíssimas vezes eu me senti tão feliz lendo uma obra, pois essa aqui reúne tudo que eu amo em um livro. Super recomendo a vocês!!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/10/a-era-do-abismo-cronicas-do-eden.html

Rica de Leitura 19/10/2020

Estou simplesmente apaixonada
Sabe aquele livro que você  mergulha e vai com tudo ? Pois é, estou simplesmente apaixonada nesse aqui.

Com um  diálogo  muito engraçado,cenas de batalhas  muito bem descritas,o livro vai alterando  entre  um papo de taverna muito divertido e as crônicas.

O Bernardo  tem um jeito único de escrever. Ele consegue  ir ao extremo  e ao mesmo tempo deixar tudo leve com um prosa boa entre os personagens.

Eu  amo a escrita desse cara.

Você consegue  rir e  ao mesmo tempo prender a respiração  de tão tensa que é  a coisa.

A leitura flui de um jeito que você não consegue parar.

Cada  Crônica  tem um personagem diferente com histórias diferentes .  Cada um é  especial.  Por isso são reunidos e  enviados para uma missão. Descobrir o que são  aquelas esferas que caem  do céu.Saindo de dentro criaturas  horrorosas.

Com um desfecho  de cair o queixo. Eu amei .

Minha personagem  favorita. Uma ladra profissional  e com dignidade  como ela se intitula . Rouba sempre  dos ricos nunca dos pobres. Muito  esperta consegue subir e  descer sem ser notada.

Capa  perfeita, diagramação magnífica uma coisa eu digo:Vocês precisam ler esse livro logooooo .

CT dos Livros 14/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: Era do abismo: Crônicas do Éden
Editora: @editorapendragon
Autor: @mochileiros_do_multiverso
Gênero: Alta Fantasia
Classificação: 14 anos
⠀⠀⠀⠀
Nessa nova aventura no mundo fantástico criado pelo Bernado vamos acompanhar como uma reunião de vários cronistas daquele mundo vai render uma coletânea de histórias que vão formar uma narrativa única e impressionante.
Dentro dessas histórias vamos encontrar nossos heróis principais dessa narrativa sendo eles o paladino humano Belenus, o clérigo anão Korangar, a ladina omedê Miere, o armeiro humano Lucius, e a feiticeira abissal “decaída” Sinmara e apesar de não ser parte efetiva do grupo principal temos o Joel um ex nobre que vai tratar de unir esses aventureiros para uma missão digna de Tom Cruise de tão impossível.
⠀⠀⠀⠀
Nesse segundo volume do livro, o autor nos apresenta uma prequel de grande nível, que não apenas nos conta fatos aleatórios daquele mundo mas trata de aprofundar algum tema específico, e dessa vez ele expande ainda mais seu mundo nos mostrando outros países, mostrando divindades entre outras coisas. O livro é tão imersivo quanto o primeiro, pois repetindo o acerto do primeiro cada capítulo é narrado no ponto de vista diferente, e dessa vez temos outros pontos de narrações além dos personagens principais, o que torna tudo muito mais imersivo pois cada personagem tem uma visão única do mundo.
⠀⠀⠀⠀
Um ponto muito positivo é a narração do Bernardo que melhorou na descrição de ambientes tornando tudo muito mais vivo dentro da imaginação do leitor e a sua descrição de batalha continua impecável, conseguindo mostrar os mínimos detalhes de todas as lutas, mostrando que cada página escrita tem uma importância fundamental para o livro, até mesmo os texto de ligações entre os capítulos, os "Papo de taverna" se mostram fudamentais e parte extremamente divertida do livro ampliando ainda mais a experiência de leitura.
Esse é o tipo de livro que após iniciada a leitura você só consegue pensar nos personagens e em suas tramas, e até mesmo após terminar o livro você se pega pensando será que voltaremos a vê-los?
⠀⠀⠀⠀
Livro disponível na loja da @editorapendragon
Avaliação: ★★★★★

site: https://www.instagram.com/p/B6Iz1cShX0p/

Gramatura Alta 12/05/2020

Em A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN, a Liga Prateada tem fama de ser a região mais próspera e segura do continente, mas isso não impede que um grupo de aventureiros desbrave suas estradas e proteja o povo de orcs, mortos-vivos e magos insanos. Enquanto Draco e Gladius investigam o assassinato do seu mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich propaga o ideal da Justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla promove as graças da Liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado.

Unidos pelo acaso, eles irão desafiar, não só monstros selvagens, mas também nobres corruptos e cultistas profanos. Conseguirão eles triunfar em meio aos incontáveis desafios da sua jornada? O fim de uma vida dará início a uma saga épica, onde Virtudes e Vícios colidem e aventureiros lutam contra todas as expectativas em um mundo condenado.

Quando li A ERA DO ABISMO – O TORNEIO DOS CAMPEÕES, eu simplesmente amei os personagens, suas histórias, a fidelidade do grupo, as aventuras, foi apaixonante demais me perder dentre as páginas. Estava aguardando ansiosamente o segundo livro e fui surpreendida ao saber que não era uma continuação, mas, sim, um livro independente de contos.

Obviamente, eu não quis comparar o segundo livro com o primeiro, já imaginando que talvez pudesse me decepcionar com a leitura, mas tenho que dizer: Bernardo Stamato consegue se superar.

A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN vem com 18 contos que te fazem mergulhar nas histórias de cada um, são personagens cativantes, com histórias surpreendentes, nas quais você provavelmente nem imagina seus finais e fica “abismado” com a capacidade do autor de te deixar boquiaberto.

Eu tive dois contos favoritos enquanto lia. “O silêncio dos Condenados” traz Thomas, um professor da Universidade, tendo que tomar uma decisão difícil. Thomas traz mistério e, mesmo não tentando, você pensa nas probabilidades do que ele vai fazer na tomada de decisão. Um conto para se pensar.

“Pequeno Frasco” foi meu segundo conto favorito. Miere foi cativante, uma mulher forte e que sabia o que queria e como queria. Sua percepção do espaço ao redor, sua capacidade de raciocínio, seus movimentos, tudo extremamente pensado.

Algo que todas as histórias têm em comum, são seus detalhes de RPG. Cada movimento, cada passo dado, é como se você pudesse ver o jogo se desenrolando.

Para quem conhece o autor, vai encontrar algumas referências durante a leitura, algumas no Papo de Taverna, que se encontra no final de cada capítulo.

Porém nem tudo são flores, e vou ter que dizer: diversas criaturas, para mim, foram inimagináveis; como exemplo, os sahiagins, e nem consegui pronunciar os nomes, acho que isso acabou interferindo um pouco na leitura, ou seja, vamos inserir um glossário para quem não sabe pronunciar, por favor! Mesmo que eles não fossem tão “importantes“, acredito que seria legal se houvessem pelo menos algumas ilustrações.

Posso dizer que me sinto aliviada ao ver que o autor revolucionou, mas ao mesmo tempo trouxe um pouco do universo dos heróis que tanto senti falta. Aliás, uma das coisas que está maravilhosa no livro é a edição; tantos detalhes incríveis, desde a capa até a diagramação, não economizaram em nada, você consegue perceber o cuidado com o que o livro foi feito.

A ERA DO ABISMO – CRÔNICAS DO ÉDEN é um livro que eu indicaria para qualquer pessoa, desde pré-adolescente até um adulto, pois suas histórias, seus personagens, tudo faz com que o leitor queira entrar de cabeça na história, e por serem contos, a pessoa acaba não “enjoando” da leitura, já que cada conto é uma aventura diferente.

Resenha escrita pela Amanda para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/05/12/a-era-do-abismo-cronicas-do-eden/

José R. Cerqueira 10/10/2019

Contos únicos e fenomenais
Seti-me muito mais satisfeito em mergulhar no Éden no segundo livro de Stamato, uma antologia um tanto quanto especial: dezoito contos únicos que nos apresentam cada parte do Éden em sua essência. Somos apresentados a Belenus, um paladino um tanto quanto diferente do comum e, talvez, um dos mais cativantes; Miere, a omodé gatuna mais sádica e cômica; Korangar, um anão fiel a virtude da Coragem, no maior estilo anão de ser; Sinmara, uma feiticeira abissal que surpreende mais que qualquer um dos outros e Lucius, um nobre da União a Vapor extremamente inteligente e perspicaz. Além dos outros com quem passamos menos tempo durante a leitura, mas através de quem o autor trouxe mais e mais questões sobre tudo que tratamos como verdades universais – com um destaque para os personagens da Legião Protetora antes de ter tomado as proporções que vemos no Torneio dos Campeões. Continuando com seu exímio trabalho com a escrita, Crônicas do Éden nos mostra que Stamato não trabalha apenas com narrativas longas, mas que também é singular nos seus contos.
Num molde além do comum, Bernardo Stamato apresenta uma antologia única e cativante, não estando diretamente ligada à sua primeira obra, mas que nos apresenta outras visões de seu mundo.
---
---
"E usamos essa consciência pra quê? Criar conceitos de bem e mal? Faça-me o favor, essas