O ovo apunhalado

O ovo apunhalado Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Ovo Apunhalado

Cintia.Fank 27/09/2012

Uma vez eu disse que a nossa diferença fundamental é que você era capaz apenas de viver as superfícies, enquanto eu era capaz de ir ao mais fundo, você riu porque eu dizia que não era cantando desvairadamente até ficar rouca que você ia conseguir saber alguma coisa a respeito de si própria, mas sabe, você tinha razão em rir daquele jeito porque eu também não tinha me dado conta de que enquanto ia dizendo aquelas coisas eu também cantava desvairadamente até ficar rouco, o que eu quero dizer é que nós dois cantamos desvairadamente até agora sem nos darmos contas, é por isso que estou tão rouco assim, não, não é dessa coisa de garganta que falo, é de uma outra de dentro, entende? Por favor, não ria dessa maneira nem fique consultando o relógio o tempo todo, não é preciso, deixa eu te dizer antes que o ônibus parta que você cresceu em mim de um jeito completamente insuspeitado, assim como se você fosse apenas uma semente e eu plantasse você esperando ver uma plantinha qualquer, pequena, rala, uma avenca, talvez samambaia, no máximo uma roseira, é, não estou sendo agressivo não, esperava de você apenas coisas assim, avenca, samambaia, roseira, mas nunca, em nenhum momento essa coisa enorme que me obrigou a abrir todas as janelas, e depois as portas, e pouco a pouco derrubar todas as paredes e arrancar o telhado para que você crescesse livremente, você não cresceria se eu a mantivesse presa num pequeno vaso, eu compreendi a tempo que você precisava de muito espaço. [...] Não sei, não me interrompa agora que estou quase conseguindo, disponível só, não é uma palavra bonita? Sabe, eu me perguntava até que ponto você era aquilo que eu via em você ou apenas aquilo que eu queria ver em você, eu queria saber até que ponto você não era apenas uma projeção daquilo que eu sentia, e se era assim, até quando eu conseguiria ver em você todas essas coisas que me fascinavam e que no fundo, sempre no fundo, talvez nem fossem suas, mas minhas, e pensava que amar era só conseguir ver, e desamar era não mais conseguir ver, entende? Dolorido-colorido, estou repetindo devagar para que você possa compreender.

Para uma avenca partindo

Mila F. @delivroemlivro_ 27/09/2016

Frustrante
Confesso que nunca tinha lido nada de Caio F. Abreu além daquelas frases e fragmentos que encontramos na internet, mas as quais sempre me identifiquei, portanto, ao ter a oportunidade de "achar" o livro numa livraria não pensei duas vezes e comprei. Tinha altas expectativas em relação a leitura e isso foi péssimo. Neste caso.

O Ovo Apunhalado me deu sono, tédio e se tornou a leitura mais frustrante que fiz este ano (até o presente momento), não sei explicar, mas os temas dos contos ultrapassaram ao bizarro e muitas vezes sem sentido, eu tentava me concentrar, achar algo para me segurar e dizer: "este é o objetivo deste livro", mas não consegui encontrar nada. Fiquei absolutamente perdida. Não captei a mensagem que Caio Fernando Abreu tentou passar.

Ao finalizar todos os contos - com alguns parágrafos sendo saltados vez por outra - não consegui parar de pensar que o Caio F. Abreu que lia na internet e o que escreveu todos estes contos eram pessoas diferentes. Não consegui encontrar as marcas do autor. Fiquei vazia lendo os contos.

Assumir que não gostei dessa leitura tem sido algo que eu jamais pensei que aconteceria, e não foi por falta de esforço, tentei tanto gostar do livro que o começo dele li várias vezes na tentativa de entender o que estava lendo, de me acostumar com o estilo do escritor, mas... no fim não rolou. Até dor de cabeça eu senti durante a leitura.

Apesar de Caio F. Abreu ser estimado como um escritor maravilhoso, não consegui gostar, mas não descarto a possibilidade de ler outro livro do autor para ver se mudo essa minha opinião, quero amar o Caio F., e quem sabe se, talvez, escolhi o livro errado para começar a conhecê-lo?

Então é isso, não tenho pretensão de desmotivar a leitura de O Ovo Apunhalado, mas quero alertar quanto a criar muita expectativa.

site: www.delivroemlivro.com.br
Marcos Scheffel 27/09/2016minha estante
Também fiquei decepcionado com esse livro em específico. Gosto de uma antologia intitulada "Mel & Girassóis". É nela que estão dois contos que gosto muito: "Aqueles dois" e "Linda uma história horrível". Acho interesante isso que você apontou sobre as expectativas que criamos em torno de uma leitura.

Junior 20/08/2020minha estante
esse livro é uma obra de arte, vc está maluquinha

Paola 13/12/2022

simplesmente caio.
uau.

fazia muitos e muitos anos que queria ler algo do Caio, pois um amigo de otimo gosto me recomendou. mas nunca li, apenas o uma Para uma Avenca Partindo, que outra colega postou e eu me apaixonei. até hoje, é meu escrito favorito em todo o mundo.

esbarrei nessa versão de bolso na feira e o momento chegou. Caio é o melhor escritor do país, simplesmente. muito nao faz sentido, e nao precisa. apenas leia e deixe sua imaginação dançar.

Giselle.Zart 24/05/2013

outubrodedoimilesete.
"O que me inquieta e fascina nos contos de Caio, é essa loucura lúcida, essa magia de encantador de serpentes que, despojado e limpo, vai tocando sua flauta e as pessoas vão se aproximando de todo aquele ritual aparentemente simples, mas terrível porque revelador de um denso mundo de sofrimento. De piedade. De amor."
Lygia Fagundes Telles

Segundo livro que absorvi do Caio. Falo absorver, pois tal livro é feito para ser degustado e não meramente escolhido ao acaso. Descobri Caio Fernando Abreu através dos livros e não por frases soltas, como praticamente todas as pessoas que o citam a torto e a direito. Meu sentimento ao lê-lo era o mais apropriado, e me fez mergulhar fundo no mundo dele, entrar por vielas escuras, sombrias, um mundo decadente e belo, um mundo de epifanias. Histórias que se desprendem da realidade, e digo que é preciso força e também angústia quando se transcorre por entre as páginas, pois assim é a verdade nua e crua da vida. O poço, primeira leitura, já nos mostra que o profundo também é abstrato, e pode sim, tirar proveito disto. Esse escritor gaúcho, que viveu em meio ao tropicalismo, no submundo, na contracultura, na letargia daqueles dias, do torpor da ditadura. Caio e profundo e apaixona, e mudou minha visão sobre mim mesma.

Tiarajú 02/03/2022

Não é minha praia
Ganhei esse livro há uns 12 anos e fui ler agora. Nunca havia lido nada do Caio Fernando Abreu e não curti. Conto não é minha praia. Dos dezenas de contos do livro, talvez um ou dois tenham chamado minha atenção, forçando um pouco.

juholvr 31/01/2022

♡・゚:*。livros que li em 2020。*:゚・♡
lido em 22 fev 2020

a história se passa na vida e na cabeça desse louco e fantástico escritor

só não dou mais corações porque alguns contos não entendi tão bem kkk

Caio escreve muito, aparenta ser muito inspirada pela vida e suas memórias/vivências. muita criatividade

confesso que o que mais gostei foi o fato da minha irmã ter me emprestado um livro que ela lera a tempos atrás mas que gosta muito. a cada linha riscada ou marcada em post it, me identificava com as suas entrelinhas e vivências. me senti perto e fiquei feliz por isso.

**pretendo ler/conhecer mais autores brasileiros

Taís 30/05/2013

livro muito bom, dividido em alfa, beta e gama, cada parte trata um tema em comum, apesar de depois nao parecerem mais ou todos terem suas similaridades. é ótimo. revela o louco que gosto de saber que existe nos outros.

Juli 19/01/2014

...
Esse é um livro de contos de Caio Fernando de Abreu. Comprei-o por dois motivos - uma recomendação da minha professora de literatura, que sempre faz boas recomendações; e pela chamativa e confiante capa vermelha com letras amarelas, visível de praticamente qualquer lugar daquela livraria.
Nunca havia lido algo do escritor antes, com exceção de uma coisa aqui e ali pela internet. Sempre tive curiosidade, então não hesitei ao compra-lo.

Cada conto desse livro é um baque. Você lê um deles, achando que não em como ficar mais surreal. Mas o próximo texto te surpreende e mantém o ritmo do anterior.
Outro aspecto que gostei nesse livro é que os contos são curtos e rápidos de ser ler, mas são grandes o suficiente para que você faça uma viagem, independente do momento ou do lugar que você estiver lendo.

"Sarau" é ridiculamente forte. Estava lendo e quando virei a página para continuar a leitura, deparei-me com um novo conto. A última e estranha frase da página anterior era a que encerrava o conto, e eu não soube o que fazer ou que reação ter quando me dei conta disso.

"O Ovo Apunhalado", texto que encerra e dá nome ao livro, é cheio de referências ao texto "O Ovo e a Galinha" de Clarice Lispector, e também é dedicado a ela.

Eu poderia fazer um comentário sobre cada conto, mas prefiro que cada um descubra o que há de tão especial nesses textos.
Recomendo para pessoas que já gostam de escritores que seguem esse estilo da "loucura lúcida", mas também para pessoas que querem se aventurar num livro diferente do habitual.

Diego.Barbosa 20/07/2016

V
a salvação pertence apenas àqueles que aceitaram a loucura escorrendo em suas veias