De quem é o comando ?

De quem é o comando ? Eduardo Matos de Alencar

Resenhas - De quem é o comando ?

Aline.Roglio 15/02/2023

Muita informação
O livro traz uma descrição detalhada das facções pelo mundo e como isso reverbera na questão da segurança aqui.

Let 30/03/2021

"De quem é o comando?", Eduardo Matos de Alencar (Editora Record)
A obra é baseada nos estudos do autor sobre as prisões de Pernambuco. No entanto, há pontos em comum entre elas e as demais prisões do Brasil, sendo que o tema principal do livro é explicar a peculiaridade das penitenciárias pernambucanas: elas não são controladas por uma facção dominante. O começo da leitura é um pouco repetitivo e com muitas promessas de que "veremos isso mais para frente". Porém, do meio para o final, torna-se muito interessante, principalmente quando o autor analisa algumas entrevistas feitas com "chaveiros", funcionários penitenciários e presos. Em uma simples comparação com as obras de Drauzio Varella também sobre o tema penitenciário, podemos dizer que Drauzio dá uma ênfase maior para as pessoas que compõe o sistema penitenciário, enquanto Eduardo foca mais no próprio funcionamento do sistema e também aborda a importância da atuação de agentes dos Direitos Humanos nas prisões.

Tellys 11/05/2020

Um relato intrigante
Um desafiador relato, baseado na experiência pessoal do autor e dos estudos por ele desenvolvidos no Complexo do Curado. A sensação que fica ao término do livro é que há muito a ser feito e que o Estado não tem pouco domínio da dinâmica social do sistema prisional brasileiro.