Dias Vazios

Dias Vazios Barbara Nonato

Resenhas - Dias Vazios

Marina Mendes 11/04/2024

O intervalo de alguns anos pode ter o poder de distorcer e afastar amizades. Se houver um acontecimento relevante neste meio, a situação cresce em proporções.

Na adolescência eles eram nove amigos: Rebeca, Daniel, Mundo, Ana Paula, Luciana, Jamile, Afonso, Fernanda e Lionel. Na idade adulta, mesmo que não percebam, são quase desconhecidos, afastados por um fato que tirou um deles de cena por doze anos e levou os demais a caminhos distintos, conturbados e conflituosos.

Exatos doze anos em coma sobre o leito de um hospital, que geram um despertar controverso e sem lembranças, trazendo uma realidade onde tudo pode ter acontecido e reaproximando um grupo fragmentado. Um despertar que remexe traumas antigos; que abre feridas mal cicatrizadas e que muitos ainda omitem; que revela novas personalidades; que traz à tona realidades desconhecidas; que revolve a poeira para jogá-la de volta em suas faces confusas. O que parece bobagem de adolescentes pode esconder algo grave, muito grave.

Pode a amizade ter sobrevivido após tanto tempo e envolta em tanta desconfiança? Quem é o verdadeiro culpado pelo acontecido? O que de fato levou àquela hospitalização? Qual o motivo? E a principal pergunta: o que a vida fez com as vidas deles?

Obra vencedora da 4ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura

Ãvida leitora 30/05/2023

A história prende do início ao fim. Mesmo descobrindo parte do plot antes do final, ainda assim continuei curiosa para saber o destino dos demais personagens, especialmente o de Luciana. O fato da história não ser apenas centralizada na Rebeca, mas na amizade entre os nove fez muita diferença no final, pois consegui me identificar com o grupo. Li em uma tarde e foi uma surpresa positiva, pois fazia tempo que não lia nacionais.

ZeL 09/02/2023

Super interessante!
Tocante, o livro é intenso do começo ao fim. A autora sabe mexer com nossos pensamentos. Ela relata sobre violência doméstica, abuso de idosos, problemas psicológicos diversos. Quantas Lucianas temos pelo mundo!? Quantos Nilo?s temos soltos? Uma leitura muito reflexiva. Gostei muito da narrativa da autora, ela é instigante e te deixa com um gostinho de quero mais, Dias Vazios daria um ótimo segundo livro.
ZeL 10/02/2023minha estante
Adorei sei livro!! Você tem mais livros publicados né? Me recomenda algo seu? :)

Barbara Nonato 12/02/2023minha estante
Oi! Todos os meus livros estão na Amazon em formato digital. Sou suspeita pra recomendar, mas gosto muito de "Sob a sombra da névoa" e " Dois lamentos". Obrigada mais uma vez por sua leitura e análise.

ZeL 14/02/2023minha estante
Obrigada vou já ver pro meu Kindle! ?

Barbara Nonato 15/02/2023minha estante
Eu que te agradeço. Depois conta o que achou!

Lívia 01/09/2022

Achei o livro cansativo. Tem muita coisa desnecessária, umas falas longas e repetitivas. Não consegui me emocionar, só fiquei de saco cheio. A única coisa que me motivou a terminar o livro foi a curiosidade de saber o que tinha acontecido com a Rebeca.

Daniela 28/06/2022

Cumpre o objetivo
O livro foi completamente diferente do que eu esperava.

Ao ler a sinopse achei que seria um mistério, mas a intenção da autora era outra, completamente diferente. Não estou dizendo que isso é ruim, muito pelo contrário. Gostei da história e achei bem interessante a forma como temas bem complexos e delicados foram abordados. Acho que, talvez, alguns excessos atrapalharam a leitura, deixando alguns cenários e diálogos um pouco fora da realidade.

No que diz respeito ao crime que separou o grupo de amigos, não fica difícil pro leitor adivinhar o que realmente aconteceu bem antes do final do livro. Mas, novamente, isso não é um problema. Isso porque não se trata de um romance policial, mas sim de uma história sobre amizades, julgamentos, preconceitos etc. cuja função principal é te fazer refletir.

E, no quesito reflexão, o livro cumpre bem o seu propósito.

Vinicius 27/06/2022

É um bom livro
Eu li com altas expectativas, por conta do prêmio kindle de literatura, o qual Dias Vazios venceu. Acho que por isso achei que a história foi um pouco aquém do que imaginei. Porém, não é um livro ruim, de forma alguma. É um bom livro.
Só achei que alguns clichês fizeram o desfecho ser mais ou menos previsível e talvez meio forçado. Também achei que muitas coisas eram repetições.
De toda forma, a construção de personagens é boa, as temáticas abordadas como acessórias são válidas, como ciúmes, violência contra a mulher, redes sociais, bullying, futilidades etc. No final, o livro dá uma subida, com um certo suspense ganhando vez.

Heloisa Motoki 29/05/2022

Suspense que traz a violência contra a mulher
É uma história de suspense, que tem como centro Rebeca do come de 12 anos, sem se lembrar de nada e as histórias atuais e do passado.

O livro traz várias abordagem diferentes sobre a violência contra a mulher, violência doméstica, bulling.

claudia 18/12/2021

Boa história, mas faltou revisão gramatical
O começo do livro foi muito bom, prendeu a atenção pelo suspense e boa caracterização dos personagens. Durante a leitura, entretanto, me incomodou a quantidade de erros de português, principalmente de crase e colocação pronominal.

Jaquelline.S. 27/10/2021

Livro necessário
Conta a história de nove amigos, com os laços abalados após algo acontecer na adolescência deles e que manteve um deles em coma por 12 anos. Após o despertar de Rebeca, o passado é revirado e várias verdades são postas a luz.
Em alguns momentos achei repetitivo, mas ainda assim não me tirou o interesse pelo o que viria pela frente. Me prendeu, me fez refletir sobre algumas coisas, meu deu gatilhos, me identifiquei com algumas falas, personagens.
Mostra como as amizades podem se 'quebrar' com o tempo, só aparêmcias são mantidas, trivialidades são faladas, mas não sabem a fundo o que se passa com cada um. Algumas partes me lembrou o livro 'a última festa' e 2 personagens me lembraram de 2 personagens de 'bom dia, Verônica'. No desenrolar também me lembrou 'antes de dormir'.
Achei bacana, recomendo. Um livro pra refletir sobre várias coisas.

Ane 05/07/2021

Eu terminei esse livro num completo surto. Achei que ele tem um vibe Lucy Foley (enredo) + Dan Brown (descrições). No começo do livro me incomodou o fato de ter parágrafos longos, as vezes 3 ou 4, entre as falas e tive que voltar 1 ou 2 páginas e reler a ultima fala, pois tinha esquecido, achei que fosse por ser o começo do livro e precisasse de ambientação, mas continuou até o final então eu só pulava os parágrafos em que os personagens divagavam.

Acertei cerca de 80% do desfecho do livro, algumas me surpreenderam mesmo. Certeza que se tornou um dos meus livros favoritos de 2021!

@lerpracrer 14/01/2021

Suspense brasileiro
A história é muito bem elaborada e prende muito a atenção do leitor. As vezes lia antes de dormir e quando via já havia se passado mais de 1h.
O mais me encantou, no entanto, é a proximidade com a realidade brasileira que a autora trouxe.

Cada personagem representa um estereótipo na nossa sociedade, e traços de preconceito, gordofobia, violência contra a mulher e individualismos são marcantes.

Uma das personagens é vítima de violência pelo marido e confesso que foram tantas as cenas em que ela sofreu nessa situação que fiquei horrorizada e mais sensibilizada ainda para a situação. Realmente: nem tudo é o que parece ser. Acho que essa é a essência do livro.

Ademais, mostra como que amizades podem se dissipar com os anos quando cada um olha só para o próprio umbigo. As pessoas só mostram sim suas próprias vitórias ao longo do tempo, mas será que a gente não deveria julgar menos e procurar saber o que existe por trás da pessoa que pode estar sofrendo?

Muitas reflexões, uma história intrigante, mas que fez eu me sentir em casa. Por um lado é ruim perceber como esses problemas estão tão presentes no nosso país e sociedade, mas acho que essa aproximação deixa o leitor ainda mais ligado à história e sensibilizado com os temas.

Leiam!!

Micael 05/12/2020

Vencedor do Prêmio Kindle
Merecido ter sido a vencedora do Prêmio Kindle de Literatura.
Gostei muito de ler esse livro, chegou ali em certo momento que eu fiquei tenso só querendo saber o quê que tinha acontecido.
Te traz personagens bem desenvolvidos, alguns pelo menos, inclusive alguns que vão te fazer sentir nojo e ódio .
Parabéns para a Barbara Nonato que ganhou esse prêmio, e espero ler mais livros dela.

Priscila 04/10/2020

Na primeira metade do livro o leitor desvenda o caso, mas a segunda metade é muito melhor: como a própria autora diz ao final, é sobre amizade e uma coleção de temas pesados.

Apesar de vários erros de ortografia, alguns de semântica e poucos de pontuação e digitação, o livro é bem escrito e a história, muito boa!

Shirlei 06/09/2020

Historia interessante. Depois de 12 anos em coma rebeca acorda e faz com wue os amigos que perderam contato durante esses anos se juntem novamente em busca de descobrir o culpado pelo acidente que a deixou em coma.
A historia e bem.legal, o final e previsivel. Mas vale mto a leitura!

Ane Gabriela 20/07/2020

Uma ótima leitura
Narrativa ágil que nos prende do inicio ao fim e personagens bem desenvolvidos.
Um ponto negativo, na minha opinião, foram alguns diálogos que muitas vezes me pareceram artificiais.