Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

Caê 05/06/2024

Esperava mais.
É um livro que reúne muitas histórias escritas de formas interessantes e poéticas. Eu gostei bastante da ideia que esse livro tem, e algumas histórias foram bem interessantes, mas o livro em si é bem razoável e olhe lá

Tay 03/06/2024

Eu queria gostar desse aqui. Queria mesmo. Tenho uma admiração sincera por livros de contos brasileiros, só fica atrás das crônicas, mas esse aqui não desceu. O segundo conto é muito bom, bem escrito e me deixou interessada. Mas todos os outros foram um festival de decepção. Caio Fernando Abreu não exagera tanto assim em floreios, metidos a poesia, mas quando fez isso em "Morangos Mofados" foi de uma maneira que, pra mim, desceu azedo. Não dá pra entender realmente nada que acontece em nenhum dos contos, ou relatos, tudo é tão confuso, parece que vários parafusos estão caindo ao mesmo tempo, te deixando maluco em qual tentar salvar.

Lau Pinheiro 02/06/2024

6° da unicamp (omg! já estou quase no fim
Gostaria de enfatizar que tanto minha avaliação do livro quanto essa resenha estão incompletas pois li somente os contos que a unicamp solicitou, e aqui vai o resuminho de cada conto para me ajudar posteriormente...

diálogo: descreve um processo de comunicação, que ironicamente não há comunicação. enfatiza a função fática.

além do ponto: achei esse um conto fantástico. narra a passagem de um personagem de um local até a casa de um outro personagem, mas junto com ela todas as idealizações que ele carrega. o nome do conto faz referência a uma passagem do livro que ele diz ter esquecido como se anda, de forma que ele passou do "ponto".

terça-feira gorda: em um cenário de carnaval, dois homens são atacados por serem quem são. conto que traz uma frustração.

pera, uva ou maça?: confesso que não havia compreendido a metáfora principal do conto, que é da ameixa ser associada ao prazer e à melancolia, mas havia feito ligação com o fato da ditadura principal, até porque a própria descrição da ameixa me lembrou NA MESMA HORA a música "cálice" do chico buarque.

o dia que júpiter encontrou saturno: conto mais abstrato da minha vida. mas narra a história de um menino e uma menina que se encontraram em uma festa, em que eles apesar de se declararem limpos, tem a conversa mais louca que eu já li, e falam principalmente sobre astros. o conto faz alusão a morte de john lennon, o que meio que me pegou pq não era algo que eu esperava... e acho um tema sombrio.

aqueles dois: história de aparente mediocridade, das outros funcionários, e repressão, submetida aos protagonistas. conto com final feliz :) gostei de como foi sutil a aproximação dos dois, e como eles não se deixaram abalar ou desistiram de ser quem eles são.

Sophia.Shinohara 28/05/2024

Morangos Mofados
Livro incrível, apresenta contos e histórias fáceis de serem entendias, mas com uma complexidade e análise muito profundas. Seguindo uma sequência de raciocínio a cada texto o autor faz um trabalho incrível.
Terminei a leitura em dois dias, histórias muito interessantes e muito bem construídas. As partes que falavam sobre amor e paixões que não poderiam terminar juntas, foram as minhas favoritas.

?Eu não sei. Por favor, não me confunda. No começo era claro.?

Liað· 28/05/2024

Pqp
Eu acho que desenvolvi uma nova paixão por um autor e vou ter q ler mts livros dele. fazia mt tempo q eu nn lia um livro tão poético sem ser clichê, e eu me senti tão acolhida por esse livro, tão entendida em alguns contos?
é impressionante como ele consegue passar pelas páginas do livro todo o sentimento que ele mesmo está sentindo, toda a melancolia, ansiedade, medo, tristeza..
caio fernando abreu é sentimento

marytagram 27/05/2024

Um dos melhores livros nacionais que ja li. a cada conto vc pensa que não vai ter mais nenhum que te faça sentir o que o anterior fez. é aí que você erra

Joy 26/05/2024

Escrita rápida, humor ácido. Primeiro contato com a escrita de Caio Fernando Abreu e me surpreendi com tudo o que encontrei nas páginas desse livro. Ótima leitura

nicolas487 22/05/2024

Morangos Mofados
Com certeza uma grande obra brasileira, li pela escola, mas acabei me interessando por alguns contos. O que mais me impressionou foi a quantidade de conteúdos polêmicos abordados pelo autor em uma época tão opressiva (ditadura militar). Muito bom!
4/5

emilie 21/05/2024

Ler por obrigação nunca é bom
Li porque ele ta na lista da Unicamp, foi difícil interpretar alguns contos, eu precisei ir vendo o video de um moço falando sobre pra conseguir "virar a chavinha" das informações que tinha, antes de entender confesso que me deu um pouco de raiva mas depois pareceu tão fácil, também fala de assuntos importantes e etc...

Isa 15/05/2024

Morangos mofados
Livro escrito durante a ditadura militar aonde a censura reinava no país e as pessoas, principalmente os LGBT, não tinham liberdade
esse livro mostra sinais de loucura, dificuldade na comunicação, frutas significando sexualidade, subjetividade e ao mesmo tempo secas explícitas
o livro publicado no final da ditadura mostrava esse sentimento de cansaço pela espera da liberdade que a tanto era reprimida

Ju_allencar 12/05/2024

Não me agradou
Não é meu estilo de leitura, gostei de uns 3 contos só. A escrita é confusa e por vezes eu me perdi na leitura.

Bia 09/05/2024

Morangos & Mofados
Não basta ler, é necessário sentir.
Morangos Mofados é a obra mais famosa de Caio Fernando Abreu, e foi meu primeiro contato com o autor. O livro contém 18 contos, de assuntos diversos, mas todos explorando as emoções, o psicológico, o âmago do ser humano, e o ato do sentir.
Não há como categorizar esse livro como fácil ou de difícil leitura, tudo depende do quão sentimentalista e poético o leitor é. Há contos de fácil compreensão, assim como há outros que é necessário ter uma percepção completamente poética para compreender o que o autor quer dizer com o conto. Como eu disse no início, não basta ler para compreender, é necessário sentir o que está sendo apresentado. Eu, que particularmente não tenho muito domínio de poesia e sentimentalismo, levei tempo para processar alguns contos, e outros, tenho que confessar que nem sequer entendi (Ex: Os Companheiros; Eu, Tu, Ele; Pêra, Uva ou Maçã?).
O livro é dividido em duas partes: morangos e mofados, além de um último conto entitulado Morangos Mofados. A primeira parte são os mofados, que, como se pode presumir, são contos de caráter mais melancólicos, tristes e trágicos, como o mofo, que surge em meio a podridão. Meus contos preferidos dessa parte foram: Os Sobreviventes, que aborda a falta de esperança e perspectiva de futuro; e Além do Ponto, que mostra como é estar numa situação em que ocultamos para o outro sobre quem realmente somos, na tentativa de manter uma relação com determinada pessoa ou grupo.
A segunda parte são os morangos. Vale lembrar que o morango não é uma fruta completamente doce, há sempre um toque azedo nele, e assim são os contos dessa parte, apesar de serem contos mais "felizes", há sempre um ponto negativo ou algo de desagradável. Meus favoritos foram: Natureza Viva, que mostra a apreensão e o medo antecedente a se declarar para alguém; e Aqueles Dois, dois homens que se apaixonam de forma natural, pura, e genuína, sem sequer perceberem.
Todos os contos, por serem dubiamente líricos, geram diversas interpretações de cada um, a visão que eu tive de um conto, pode ser completamente diferente da sua. E é isso que torna a leitura extraordinária, a precisão e imprecisão ao mesmo tempo.
Caio Fernando Abreu foi grandioso e progressista ao escrever esse livro durante a ditadura militar. Ele era abertamente homossexual, e não se comediu em escrever sobre esse tema, assim como também sobre drogas e lascívias. Ele mostra a vida como ela realmente é, sentimentos como verdadeiramente são, sem censuras e inibições. Livro maravilhoso, que merece e deve ser lido!

Emilly_Ss 07/05/2024

- "Mas não se preocupe, não vou tomar nenhuma medida drástica, a não ser continuar, tem coisa mais autodestrutiva do que insistir sem fé nenhuma?"

Bruna3810 03/05/2024

?Natural é as pessoas se encontrarem e se perderem?
Sinceramente? Gostei.
Fiquei na dúvida entre 3,5 ou 4 estrelas.
Alguns contos eu não entendi, talvez pq eu tenha ficado buscando sempre uma reflexão, uma moral.
Gostei da escrita, gostei dos contos. Meu favorito foi ?O dia que Júpiter encontrou Saturno?.

O Mofo = aquilo que provocou a desesperança
O Morango = o fio de esperança

Ansiedade. Perplexidade.
Buscar um sentido pra viver. Plantar morangos, talvez?

GabiGwaby 03/05/2024

So li por causa da Unicamp, mas até que gostei a escrita me agradou, porém me perdia muito, achei muito confuso os contos e também algumas partes meio pesadas