O Navio Branco

O Navio Branco H. P. Lovecraft

Resenhas - O Navio Branco

Marlos 09/11/2021

Esse livro é mais uma coletânea de contos de autoria de H.P. Lovecraft.

Apesar do titulo, "O Navio Branco" é somente um dos contos presentes no livro.

Como esperado, a temática do terror cósmico permeia as obras, onde o escritor traz relatos de pesadelos lúcidos, em que o personagem não consegue distinguir se o que ocorreu foi apenas um sonho ou se fora projetado para uma outra realidade além da compreensão.

São retratadas viagens oníricas à lugares tão incríveis e terríveis que tonam, para os protagonistas, a realidade desinteressante e sem propósito, principalmente após presenciarem manifestações de horror vívido cuja lógica não se aplica a nossa dimensão.

Os contos de Lovecraft são a essência do que é o terror cósmico, não tirando o mérito das obras que beberam dessa fonte e tem seu brilho próprio, mas a leitura é essencial para a compreensão do gênero.

Joao_04 03/03/2023

Medo me descreve
Esse daqui foi o primeiro livro q realmente me deixou com medo, sério a história do Modelo de Pickman e o Templo me deixaram bem vigilantes ksksksk
Bellu Baxtur 03/03/2023minha estante
Lovecraft é outro nível

PedroHarpy 16/03/2021

O livro é dividido em nove contos diferentes, mesmo não sendo muito apreciador de contos, acabei gostando de alguns em especiais, como:
O navio branco
Ar frio
O visitante das trevas
O templo
O modelo de Pickman

Tati Freitas 23/11/2020

O fantástico e o terrível
Alguns contos me deixaram maravilhada, mesmo com suas pitadas de horror, já outros me deixaram com dificuldade de pegar no sono. Ler Lovecraft quando sua imaginação é terreno fértil pode ser fantástico e terrível ao mesmo tempo.

Vitoria2023 02/07/2023

O Navio Branco.
Este foi um dos livros de H. P. Lovecraft que eu mais gostei e também um dos que mais "demonstram" os malefícios de ir onde não deveria, pois, tudo que acontece de ruim aos personagens é derivado de os mesmos estarem onde não deveriam, fazerem coisas erradas, etc.
As histórias aqui presentes não causam tanto terror quanto os livros que já li de Lovecraft até o momento, mas ainda assim é uma leitura bem legal e proveitosa.

Mavi 03/06/2021

Lovecraft
Este foi o único livro dele onde a maioria dos contos eu não gostei tanto comparado aos outros contos dele, parece que não havia aquela boa dose de suspense e terror que nós estamos acostumado com os contos da autoria dele. Mas o conto que chama ?O modelo de Pickman? para mim é o melhor do livro, eu adorei fazer a leitura dele e me envolver tanto com esse conto, fiquei com medo de verdade ???.

Geovanna 29/10/2020

Uma experiência que vale muito a pena
Essa foi minha primeira experiência com H.P. Lovecraft e posso dizer que gostei e pretendo ler mais contos do autor.
Ele cria atmosferas macabras e sinistras, ao mesmo tempo pincelando detalhes de sua mitologia, com uma escrita bem trabalhada na adjetivação, o que contribui para a ambientação, mas deixa a leitura menos fluída, e por vezes repetitiva.
Ele tem muita criatividade e dá uma vivacidade nefasta a seus contos, os quais acho que serviriam de base para filmes legais, se já não existem, ou até uma série! Estou imaginando agora uma série, em que os episódios seriam baseados nos contos de Lovecraft, o que permitiria explorar mais sua mitologia. Seria muito interessante.
Confesso que ainda estou muito perdida nesse mundo lovecraftiano, mas uma coisa que ajudou foi consultar detalhes apresentados nos contos e no Necronomicon, como as hierarquias dos deuses, diferentes mundos.
Em relação a cada conto, segue minha opinião sobre cada um:
O navio branco: fraco.
Celephais: médio.
Ar Frio: bom.
Os outros deuses: bom/ótimo.
A maldição de Sanarth: ótimo.
O visistante das trevas: ótimo.
O visitante das trevas: bom.
O modelo de Pickman: bom/ótimo.
O festival: médio/bom.
Ainda há muitas curiosidades e fatos para descobrir desse universo e estou ansiosa para me imergir mais no terror cósmico lovecraftiano.

Ernan 19/04/2021

Expande o universo do Lovecraft
Gostei muito do livro, ele é dividido em vários contos. Alguns mais interessante que os outros, principalmente os que expande o universo do Lovecraft apresentando um grande antigo, ou o livro Necronomicon

Samuelsonstho 22/12/2020

De longe, um dos melhores conjuntos de contos que eu já li.
O livro teve um equilíbrio satisfatório, com vários contos que direta ou indiretamente se interligam em seus universos de certa forma, esse conjunto de contos, no meu ponto de vista, foi o que mais explorou o universo de "terror cósmico" e do "pavor inclassificável", onde o leitor tem acesso às mais vagas detalhações dos acontecimentos chave na história, e do clímax nelas. O que me prendeu nessa narrativa foi exatamente o fato do clímax ser escrito de forma tão singular, de forma que ele não se dá por um acontecimento extremo e repentino, mas de um terror que já era esperado fazendo do suspense de aguardar o choque já esperado e já descrito desde o início praticamente insuportável, fora esse sentimento totalmente pessoal, o livro tem um bom segmento quanto à narração dos acontecimentos, sempre descreve de forma clara as situações e a gravidade de determinados fatores, isso é uma estratégia de escrita muito eficaz e singular nas narrativas de lovecraft, de fato, um bom livro.

@fabio_entre.livros 04/01/2020

Da fantasia ao horror
“O navio branco” é uma antologia que reúne nove contos, e que faz parte do segundo box de obras de H.P. Lovecraft, publicado pelo selo Chronos, da editora Pandorga. Reconhecido como um dos maiores nomes dos gêneros de terror e fantasia do século XX, neste box temos uma visão bem generalizada do seu trabalho nessas áreas. Embora seja mais conhecido como o mestre do terror cósmico, ele também se mostra de uma imaginação à toda prova ao criar mundos fantásticos e oníricos que dialogam com a memória e a infância de seus personagens – e leitores. Exemplo disso é o conto “Celephaïs”. O conto que dá título ao volume também é mais voltado à imaginação e ao escapismo fantásticos do que ao horror, que, por sua vez, se faz presente de maneira palpável nos contos seguintes.
O horror tipicamente lovecraftiano ocorre neste livro sob duas formas distintas: através da ação de divindades inflexíveis e prepotentes, indiferentes ou vingativas (como em “Os outros deuses” e “A maldição de Sarnath”), e pela invocação inconsequente a seres indescritíveis que espreitam de dimensões infernais e atormentam os mortais terrenos (como em “O modelo de Pickman” e “O visitante das trevas”, dois dos meus contos favoritos neste volume). Há ainda dois ótimos contos que mesclam ficção científica e horror: “Ar frio”, que lembra H.G. Wells em “O homem invisível”, e “O templo” que começa como um típico enredo de Júlio Verne (particularmente “Vinte mil léguas submarinas”).
Para um primeiro contato literário com o autor, não tenho de que reclamar, e espero que os demais volumes sejam tão gratificantes quanto este. Adorei a preocupação descritiva de Lovecraft em criar a atmosfera de suas histórias em mínimos detalhes, enfatizando cada luz e (mais ainda) cada sombra, sugerindo mais do que mostrando, como se temesse pela nossa sanidade. Para mim, isso é genial.
Rayhan Chamoun 11/01/2020minha estante
Eu estava pensando escrever uma resenha pra esse livro, mas parece que já foi feita, e por sinal, excelente!

João Luiz Ramos 19/03/2020

Ameaçador e extraordinário
Vou apenas deixar minhas opiniões sobre os contos.

O Navio Branco: Médio
O Modelo de Pickman: Ótimo
O Festival: Bom

Igor Façanha 28/05/2020

Muito bom!!!
Lovecraft sempre consegue mexer com a imaginação do leitor e não é diferente com esse livro. Os dois primeiros contos dele foram os que eu mais gostei. O navio branco leva o leitor a paisagens extremamente bonitas e ao mesmo tempo quebra essa beleza com o horror que existe no conto.

Alan.Felipe 24/08/2021

O Navio Branco: 3?
Celephaïs: 1?
Ar Frio: 5?
Os Outros Deuses: 2?
A Maldição de Sarnath: 3?
O Visitante das Trevas: 4?
O Templo: 2?
O Modelo de Pickman: 3?
O Festival: 2?

Juddy.Garcez 17/07/2021

Lovecraft é único. Apesar dos pesares, está coletânea é uma riquíssima obra. A escrita é tão versátil que sequer consigo comparar com outras pessoas. Eu, que já amava contos mais longos como A cor que caiu do céu e O caso de Charles Dexter Ward, fiquei ainda mais encantada com os nove contos aqui expostos. Cada capítulo é um novo eu lírico, um novo diálogo e visão. Muito para além do terror cósmico (que eu amo) a estética lovecraftiana deve ser reconhecida.

Ed Carvalho 20/06/2021

Impecável
Do box de melhores contos este livro foi o que eu mais gostei. Todas as histórias são interessantes, com descrições assustadoras.