A prosa ficcional: teoria e análise de textos

A prosa ficcional: teoria e análise de textos Gisele Thiel Della Cruz...

Resenhas -

souza.heiras 05/04/2024

Uma imersão no universo da prosa.
Este livro é uma análise do gênero textual em prosa, fazendo uma abordagem de estudo nos tópicos como tempo/espaço, personagem, autor/narrador, etc. Elementos estes que constituem o fazer ficcional ou histórico e o que os identifica. O livro tem uma linguagem bastante acadêmica que torna a leitura um pouco difícil se você busca algo mais didático. Já que o estudo se baseia em pensadores, críticos e estudiosos, o texto é bastante teórico e muitas vezes é preciso estar munido de dicionário para compreender o que ele está esplanando. Apesar das dificuldades e da complexidade que pode vir a acontecer na sua compreensão, no final, ele apresenta a análise de algumas obras que ajudam a elucidar o que temos de teoria. É um livro bem escrito e que pode auxiliar na compreensão do gênero que o intitula e dar ferramentas para continuar no processo de pesquisa do mesmo.

Paulo Silas 19/08/2021

Com o objetivo de expor e abordar os fundamentos que erigem aquilo que pode ser compreendido como a prosa ficcional, essa obra fornece as condições mínimas para um estudo proveitoso sobre os temas que se fazem presentes nessa espécie de investigação literária. Apresentando e conceituando as classificações que se fazem presentes na análise acadêmica sobre o tema, a obra aprofunda o suficiente ao longo de suas 300 páginas as questões pertinentes a teoria e análise de textos, resultando assim num ótimo livro que entrega a contento ao leitor aquilo que propõe.

Em seus seis capítulos, o livro aborda a narrativa literária em seus elementos que a constituem. Definindo aquilo que pode ser considerado como prosa, a narrativa de ficção é o tema que recebe abordagem no primeiro capítulo. Nos capítulos seguintes, os elementos 'personagem' (segundo capítulo), 'narrador e autor' (terceiro capítulo) e 'tempo e espaço' (quarto capítulo) são estudados em suas diversas perspectivas teóricas, sendo apresentadas suas definições e formas de compreensão no âmbito das narrativas literárias. Nos dois últimos capítulos são realizadas análises literárias de contos e romances com pretensão pedagógica - no sentido de se apresentar ao leitor o formato acadêmico de abordagem literária -, sendo "A Missa do Galo", de Machado de Assis, "As Cerejas", de Lygia Fagundes Telles, "Lucíola", de José de Alencar e "Tropical Sol da Liberdade", de Ana Maria Machado os textos literários que nessa parte são estudados.

O livro é destinado aos leitores que se interessam academicamente pelo percurso das teorias sobre a prosa ficcional, apontando as autoras na apresentação que "ao leitor especializado cabe desvendar o modo de funcionamento de um texto na atualidade, bem como o modo como foi ou poderia ter sido lido em outras épocas, em outros locais, em outras culturas" - daí o acerto de Gisele Thiel Della Cruz e Marilene Weinhardt que se evidencia nas páginas da obra que cumprem com a finalidade proposta. Um bom livro de abordagem acadêmica sobre alguns aspectos da teoria literária é o que o leitor tem em mãos quando da leitura de "A Prosa Ficcional: teoria e análise de textos".