Eu, minha irmã e seu universo particular

Eu, minha irmã e seu universo particular Eileen Garvin

Resenhas - Eu, minha irmã e seu universo particular

Renata Rocha 24/01/2024

Eu adoro livros com personagens autista pu que abordam o tema neurodivergentes, o livro traz relatos reais vividos pela autora e sua irmã autista grave, e apesar de eu gostar bastante do tema e entender o quão complicado deve ter ser, a autora traz o autismo da irmã como um fardo muito pesado de carregar, é quase como se ela tivesse escrevendo um livro pa desabafar o quão ruim foi a vida dela por conta do autismo, é claro que ela foi coerente ao não romantizar o autismo e talvez de fato essa fosse a proposta dela de trazer a tona o quão complicado é, apesar do tema a escrita da autora não te prende muito e algumas partes são repetitivas o que te prende e te faz querer terminar o livro é de fato querer compreender e tentar conhecer o máximo como é o dia a dia e o crescimento de uma pessoa autista ao longo da vida

Maitê Kp 20/01/2024

REPETITIVO
Interessante a história. De como é a vivência com uma pessoa autista. Mas aChei o livro muito repetitivo. Fala muitas vezes a mesma coisa. Chega a ser monótono.

taifmiranda 12/11/2023

Um relato muito real e sincero
O livro é um relato muito genuíno sobre a experiência de uma irmã mais nova e a pressão de cuidar da irmã com autismo de nível 3 de suporte.

Mesmo depois de a irmã estar vivendo em uma casa com todo o suporte que precisa, ela se sente responsável pelos cuidados dela, além dos sentimentos de culpa por não ter a relação que sonhou ter com a irmã, mesmo na vida adulta.

O que mais me surpreendeu foi a forma como esse relato foi feito: sem rodeios e sem romantizar as dificuldades enfrentadas pela família de uma pessoa com autismo.

Alguns conceitos necessitam de atualização, mas considerando o ano de escrita, é compreensível.

Thamires49 21/01/2023

Amor entre irmãs
Eileen Garvin narra sua vida de forma leve e reflexiva mas principalmente ela narra a sua vida com Margaret Garvin.
Eileen é a irmã mais nova de 5 irmãos e desde que nasceu se vê responsável pela sua irmã mais velha (Margaret) as duas constroem uma vida intensa de altos e baixos não só por ser uma casa cheia e movimentada mas pelo autismo grave de Margaret, que afeta sua comunicação sem conseguir expressar o que sente ao mesmo tempo em que afeta a todos ao seu redor tentando entender o que fazer para ajudá-la no dia a dia.
Este livro não é só sobre autismo, não é sobre dados estatísticos sobre autistas, é sobre família, irmãos e principalmente sobre amor!

Raquel.Ines 07/10/2022

Eu, minha irmã e seu universo particular de Eileen Garven
Quer conhecer um pouco mais sobre a convivência com uma irmã com Transtorno do Espectro Autista, sem romantismos? Este é o livro certo!
A autora apresenta aspectos reais de uma pessoa que convive com um familiar que possui o Transtorno do Espectro Autista com nível grave, ou seja, que convive com alguém com sérios comprometimentos psicossociais, com sérias dificuldades de compreender e se integrar na dinâmica social.

Nicole 08/03/2022

Linda história de amor, mas muito além disso
Ler esse livro traz outra perspectiva sobre o que é o autismo e sobre como é ser parente se alguém com autismo.
O amor e os relatos são lindos.
A visão que ela traz é maravilhosa.
Uma leitura leve, interessante e, talvez, necessária.

Kay 27/01/2022

Muito bom, consegui entender melhor como vive uma pessoa nas dependências do autismo, não fazia ideia das dificuldades que passavam. No entanto achei o final um tanto quanto sugestivo, esperava mais emoção e superação.

Carolina.Souza 02/12/2021

o livro é muito bom e me rendeu várias marcações! achei o final um pouco repetitivo, mas tirando isso é uma leitura que nos impacta.

Lyane Brunna 27/02/2021

O autismo faz parte do meu cotidiano. Nao no meio familiar, mas no meu dia a dia no trabalho.
Vejo com muita frequencia, crianças autistas e gosto de estudar/ler, sobre esse assunto.

Nilson 25/12/2020

IMPOSSÍVEL
Não ficar impressionado com os relatos desta irmã de Margareth o personagem deste livro. Quanto sofrimento quanta paciência e que doze enorme de amor para conviver e entender o mundo de um autista. Bom livro que serve para refletirmos sobre nós mesmos.

ana.maforte 29/09/2020

Resenha: Eu minha irmã e seu universo particular
Eu sou suspeita quando o assunto é deficiência e problemas a serem enfrentados no cotidiano. Adoro ver as batalhas e as vitórias de se encontrar novamente ou de se achar em meio à tanta confusão. Me sinto revigorada, inspirada e com ainda mais força para enfrentar meus problemas. Com esse livro eu pude sentir isso, adorei o fato da autora ter se preocupado em escrever um livro que aborda a vida dos irmãos dos autistas, mostrando que até mesmo pra eles é uma luta e uma vitória diária. Me senti pertinho daquela família ao longo da trajetória e do amadurecimento daquelas pessoas, me encantou!