Ensaios sobre Racismos

Ensaios sobre Racismos Emanuel Fonseca Lima...

Resenhas - Ensaios sobre Racismos

Lorena1058 07/04/2021

Precisamos ler sobre racismos. Precisamos pensar sobre racismos. Precisamos debater sobre racismos. Precisamos mudar nossos pontos de vista, nossas atitudes, nossa sociedade. Não sermos racistas é pouco, precisamos ser antirracistas.

Pense, mude, ajude a mudar.

Rhav 09/10/2020

Racismos no plural
A quantidade de informações que esses ensaios trazem são imensuráveis, visto que alguns autores, para além de pesquisadores, são também representantes da narrativa sobre as quais estão discorrendo - negros, indígenas, quilombos, asiáticos - portanto, são textos acadêmicos, sim, mas trazem consigo também muita emoção vinda de pessoas com lugar de fala e vivência daquilo que escrevem. Os ensaios versam sobre racismos, no plural, desde a escravização indígena, africana e até as problemáticas adjacentes como feminismo negro, asiático e afins. Apesar de ensaios escritos separadamente, os textos parecem concatenar toda uma essência que circunda a ideia do estruturalismo racial, instalado no Brasil desde o seu achamento até os dias atuais. Após a leitura, a frase "A história é escrita pelos vencedores" de Orwell, nunca fez tanto sentido.

Carlos 11/12/2022

Este livro é importante para quem está em busca de conhecer mais sobre a temática do racismo, ou dos racismos, como o próprio título do livro sugere.
São ensaios de diversos autores que tratam várias facetas do problema: racismo estrutural, racismo ambiental, racismo contra indígenas, asiáticos, a questão interseccionalidade no racismo sofrido por mulheres negras, mas traz também o histórico de luta dos quilombolas, do feminismo negro, do afrofuturismo, a perspectiva decolonial, enfim, muito conteúdo bom para quem quer conhecer para melhor se posicionar na luta contra os racismos.

Ana Duarte 03/08/2020

RACISMOS
este livro aborda e explica o porquê de usar o termo racismo no plural, esmiúça cada um dos sub temas que podem vir a existir dentro do racismo, seja pela "raça" religioso, classe social, entre outros, excelentes ensaios e representações da realidade!

Mah 24/06/2020

Para quem deseja aprofundar o estudo sobre o racismo no Brasil
⠀💬 O livro traz quatorze ensaios com um rol de temas inquietantes que nos fazem refletir sobre a gênese do #racismo , #necropolítica, #intolerância religiosa, movimentos identitários de quilombolas, mulheres negras, indígenas e asiáticas. ⠀

💬 Aborda também as possibilidades de desconstrução do racismo, os desafios, a resistência e os avanços na luta contra as desigualdades raciais.⠀

Uma leitura importante, pois deveria ser obrigatório o aprofundamento nas escolas e faculdades de temas tão relevantes para um povo tão miscigenado como o nosso.

site: https://www.instagram.com/mahromarics/

Mikaaaa 13/08/2020

INCRÍVEL
Terminei esse livro impactada pelas coisas que eu entendi através dessa leitura,me tirou da ignorância sobre o conceito de racismo e o quanto ele se manifesta em várias faces.
O único problema q eu tive ao ler esse livro é q eu queria marcar ele todinho,pq td nele e ESSENCIAL.
Toda minha admiração pelos autores dos ensaios, vcs me ajudaram a ter outra percepção sobre a questão do racismo no Brasil

Nicole 30/08/2020

Vozes potentes
O livro é muito interessante, reúne artigos científicos de diferentes naturezas mas todos com o mesmo objetivo: destrinchar diferentes tipos de racismo.

Os textos são altamente informativos, trazendo vozes para contarem sobre suas histórias e ancestralidades, proporcionando muitas reflexões.

Para quem quiser se aprofundar em qualquer uma das áreas discutidas, os artigos trazem variadas referências e bibliografias clássicas.

Bia 31/08/2020

Leitura muito importante esclarecedora
O livro Ensaios Sobre Racismos é composto por 14 ensaios escritos por diferentes intelectuais e ativistas da luta antirracista. O livro começa descrevendo as várias formas de racismo presente na sociedade e explica porque a palavra racismo está no plural no título do livro. Além do racismo individual praticado por uma pessoa contra outra(s), também há o racismo religioso, cultural, ambiental, institucional. Todas essas definições são explicadas no primeiro capítulo. Achei muito importante a inclusão da discussão do racismo sofrido por outros povos além do negro, como o indígena e o judeu. Há também uma abordagem sobre o racismo na sociedade brasileira e em outros países do mundo.

Nos capítulos seguintes são discutidos temas como a importância do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas e porque depois da abolição da escravidão a população negra continua marginalizada e excluída. Quando a questão da invisibilidade indígena é explicada, achei extremamente esclarecedora, nunca havia refletido sobre como não vemos nenhuma representatividade indígena na mídia, figuras negras apesar de termos poucas, ainda as temos. E tantos outros importantes assuntos muito bem explicados e explorados que deixariam essa resenha muito maior do que está.

A leitura desse livro foi muito esclarecedora para mim uma das melhores da vida. Esse livro merece ser lido debatido em todos os lugares, principalmente nas escolas e universidade. As pessoas que acham que o sofrimento da população negra e indígenas no Brasil não é real, deveria ler esse livro para entender as raízes e consequências do racismo.

Elton.Oliveira 21/09/2021

Leia sobre racismos !!
Eu tinha esse desejo de ler sobre racismos , comecei por esse livro bastante atraente , rápido e potente !
O livro versa sobre diferentes e amplos tipos de racismos , não somente o afro que é geralmente o mais abordado e mencionado. Gostei da forma que foi elaborado , como pequenos textos de diversos autores , exemplificando e trabalhando bem cada tema ....

Espero ler e aprender cada vez mais sobre todas as raças e ajudar na sua defesa contra esse sistema eurocêntrico/colonialista que deixou sua marca perversa sobre essas minorias.

Ótimo livro ! Aprendizado absorvido !

Ricardo de Andrade 26/06/2021

Ensaios de suma importância
Fui pego de surpresa com esse livro. Seus ensaios são de linguagem acessível e deixam claras as mensagens que querem passar. Não se engane achando que irá se deparar com uma obra de linguagem muito acadêmica e/ou complexa. Seus capítulos tratam de diversos tipos de racismos e outros temas relacionados, cada um com um autor diferente. É pra ler e reler. Importantíssimo (!!)

Jhess 19/01/2021

Desconstrução, reflexão e conhecimento
A obra 'Ensaios sobre racismos' é composta por artigos de diversos autores que buscam apresentar conceitos, realidades e a história sob o ponto de vista dos povos quilombolas, afrodescendentes, indígenas e asiáticos através dos racismos em massa que ocorrem em nosso país com essas populações. São informações extremamente potentes, que levam o leitor (a) a uma desconstrução cheia de reflexões sobre suas próprias ações, ações do governo e como nossa sociedade está condicionada ao passado mesmo com tantos avanços, levando a diferentes questionamentos principalmente sobre o que podemos fazer para mudar esses aspectos tão opressores, violentos e injustos disseminados em nosso país. Na verdade eles proporcionam a compreensão de onde começou, por onde perpassa e o porquê de ainda ocorrer. Essa obra é uma aula que todos nós devemos ler.

csartoretto 17/04/2021

Até quando?
Vários artigos que expõe os diversos tipos de racismos que se funda m na discriminação de cor, etnia, religião e origem.
No Brasil a chamada democracia racial esconde um cotidiano de perseguições, violência policial e falta de oportunidades de trabalho.
Se torna cada vez mais necessário refletir sobre essas questões como forma de compreender e superar essas opressões que marginalizam populações que continuamente são negligenciadas e silenciadas pela sociedade.

Dilaine 13/04/2021

Necessário
Livro extremamente necessário para quem quer aprender um pouco mais sobre o racismo e suas diversas vertentes, além de abordar muito bem também temas como o feminismo negro. Maravilhoso!

LaAs.Carvalho 14/07/2020

De antemão, é importante ressaltar o plural do título "ensaio aonde racismos", pois os 14 ensaios fazem um apanhado geral sobre os diferentes tipos de racismos através de uma perspectiva história. Com isso, podemos perceber que há diversas manifestação e movimentações racistas de uma perspectiva cultural e política.
Ótima leitura pra quem está adentrando nos estudos sobre preconceitos, feminismo negro, colonialismo, identidade cultural, lugar de fala, etc... Ele é um importante iniciante de curiosos e até pesquisadores para com a questão racial.

Brenoarf 14/11/2020

RacismoS
?O dia a dia de injustiças, desigualdades, agressões físicas e psicológicas expõe diariamente a demanda sempre urgente de construção de uma sociedade mais igualitária, em que seja minimamente viável viver em conjunto. Nos ensaios presentes neste livro, os autores refletem sobre os conceitos de racismo, a finalidade dessa construção social que afeta a vida no planeta e as formas de atuação que provocam tanto desgaste, crueldade e mortes.? A luta constante contra o racismo prevê conhecimento sobre a origem, os mecanismos históricos de aplicação dos diversos racismos e uma análise contínua para entender e repensar os reflexos e prejuízos causados na sociedade atual.
Obra de escrita acessível, envolvente e necessária!
Oferece uma variedade de reflexões sobre diversas manifestações do racismo e de como ele não pode ser tratado no singular. Para quem já está iniciado no assunto, não há muita novidade nos argumentos e nas fontes. Para quem está se iniciando, porém, é uma boa forma de ficar a par do assunto e descobrir novos caminhos quanto ao aprendizado. Destaco os artigos sobre afrofuturismo e identidade indígena, bem como aquele que trata da participação de mulheres negras na política.
É gratificante poder ter acesso de obras tão fundamentais e esclarecedoras de forma gratuita, parabéns aos organizadores e às autorias.