Ensaios sobre Racismos

Ensaios sobre Racismos Emanuel Fonseca Lima...

Resenhas - Ensaios sobre Racismos

Rafael M. 26/05/2024

Bom, necessário.
Não vou mentir, o tema é extremamente importante, a quantidade de informações que tem aqui são necessárias, mas eu, como um privilegiado, estou um pouco cansado dessas leituras.

Vou reiterar, o conteúdo é extremamente importante.

Eu, particularmente, acredito que todas as pessoas que se interessam pela temática deveriam ler isso. São estudiosos, acadêmicos, que dão o seu parecer sobre vários tipos de abordagens, dentro do tema, com suas perspectivas.

Eu li, com muito esforço. As vezes, quando você está cansado de um dia de trabalho, só quer se distrair com leituras triviais, então esse tipo de conteúdo se torna maçante.

Indico pra quem tem tempo de ler na paz, na sua casa, sem grandes contratempos, não no transporte público.

Nubia.Costa 26/11/2023

TRABALHO DE POUCOS, PARA TODOS
Bom seria se todos se dispusessem a ler trabalhos tão incríveis quanto este.
No atual cenário, em que vivemos uma sra de globalização e capitalização, muitos não podem mais se segurar na tábua da ignorância, pois as informações estão aí para quase todos.

renaas079 10/06/2023

Ensaios sobre o racismo.
Uma coletânea de ensaios sobre os diversos modos de racismo. Desde o racismo estrutural, fruto da exploração capitalistas durante a expansão mercantilista, até o racismo vetorizado e estigmatizados.
Uma apresentação da luta das minorias e os avanços já constatado por esta parcela da sociedade. Abarca o racismo indígena, das mulheres, da comunidade LGBTQIA+, entre outras minorias.
Uma leitura necessária para compreender os privilégios e as mazelas dos diferentes grupos sociais.
Recomendo.

Paulinha 23/01/2023

Importantíssimo
Livro excelente sobre a pluralidade dos racismos do Brasil.

Acho que é uma obra para abrir diálogos, inserir o tema e explicar.

É quase um desenho de como sao os racismos no Brasil, para qualquer um entender.

Explica que o racismo é estrutural e patriarcal, bem completo e abrangente.

Super indico

Carlos 11/12/2022

Este livro é importante para quem está em busca de conhecer mais sobre a temática do racismo, ou dos racismos, como o próprio título do livro sugere.
São ensaios de diversos autores que tratam várias facetas do problema: racismo estrutural, racismo ambiental, racismo contra indígenas, asiáticos, a questão interseccionalidade no racismo sofrido por mulheres negras, mas traz também o histórico de luta dos quilombolas, do feminismo negro, do afrofuturismo, a perspectiva decolonial, enfim, muito conteúdo bom para quem quer conhecer para melhor se posicionar na luta contra os racismos.

Elton.Oliveira 21/09/2021

Leia sobre racismos !!
Eu tinha esse desejo de ler sobre racismos , comecei por esse livro bastante atraente , rápido e potente !
O livro versa sobre diferentes e amplos tipos de racismos , não somente o afro que é geralmente o mais abordado e mencionado. Gostei da forma que foi elaborado , como pequenos textos de diversos autores , exemplificando e trabalhando bem cada tema ....

Espero ler e aprender cada vez mais sobre todas as raças e ajudar na sua defesa contra esse sistema eurocêntrico/colonialista que deixou sua marca perversa sobre essas minorias.

Ótimo livro ! Aprendizado absorvido !

suellensouza 31/08/2021

Quando pensamos sobre racismo a primeira coisa que vem à mente é o racismo com as pessoas negras, mas esse livro mostra todos os outros tipos de racismos e então vemos como é importante sabermos e lermos mais sobre isso. O racismo está em toda parte e devemos saber indentificar nas ações dos outros e nas nossas próprias.

Marcos Antonio 14/07/2021

Racismo
Nunca imaginei que tivesse em mim um pingo de racismo, já que meu pai era negra, meus melhores amigos são negros, meu filho adotivo é negro, sempre me relacionei com pessoas negras e sempre evitei piadas que menospreza a raça. E ao ler o livro eu me vi racista. Livro que todos precisam ler para poder entender o racismo de forma básica.

Ricardo de Andrade 26/06/2021

Ensaios de suma importância
Fui pego de surpresa com esse livro. Seus ensaios são de linguagem acessível e deixam claras as mensagens que querem passar. Não se engane achando que irá se deparar com uma obra de linguagem muito acadêmica e/ou complexa. Seus capítulos tratam de diversos tipos de racismos e outros temas relacionados, cada um com um autor diferente. É pra ler e reler. Importantíssimo (!!)

csartoretto 17/04/2021

Até quando?
Vários artigos que expõe os diversos tipos de racismos que se funda m na discriminação de cor, etnia, religião e origem.
No Brasil a chamada democracia racial esconde um cotidiano de perseguições, violência policial e falta de oportunidades de trabalho.
Se torna cada vez mais necessário refletir sobre essas questões como forma de compreender e superar essas opressões que marginalizam populações que continuamente são negligenciadas e silenciadas pela sociedade.

Dilaine 13/04/2021

Necessário
Livro extremamente necessário para quem quer aprender um pouco mais sobre o racismo e suas diversas vertentes, além de abordar muito bem também temas como o feminismo negro. Maravilhoso!

Lorena1058 07/04/2021

Precisamos ler sobre racismos. Precisamos pensar sobre racismos. Precisamos debater sobre racismos. Precisamos mudar nossos pontos de vista, nossas atitudes, nossa sociedade. Não sermos racistas é pouco, precisamos ser antirracistas.

Pense, mude, ajude a mudar.

Fatima.Caitano 11/02/2021

Como é cruel o processo de apagamento da história, a estrutura racista existente segue com sua lógica de opressão. Esta é sem duvida uma leitura extremamente necessária, para termos o mínimo de noção das varias formas e praticas racistas que ocorrem diariamente..

Jhess 19/01/2021

Desconstrução, reflexão e conhecimento
A obra 'Ensaios sobre racismos' é composta por artigos de diversos autores que buscam apresentar conceitos, realidades e a história sob o ponto de vista dos povos quilombolas, afrodescendentes, indígenas e asiáticos através dos racismos em massa que ocorrem em nosso país com essas populações. São informações extremamente potentes, que levam o leitor (a) a uma desconstrução cheia de reflexões sobre suas próprias ações, ações do governo e como nossa sociedade está condicionada ao passado mesmo com tantos avanços, levando a diferentes questionamentos principalmente sobre o que podemos fazer para mudar esses aspectos tão opressores, violentos e injustos disseminados em nosso país. Na verdade eles proporcionam a compreensão de onde começou, por onde perpassa e o porquê de ainda ocorrer. Essa obra é uma aula que todos nós devemos ler.

Éverton 19/11/2020

Racismos nos mais diferentes grupos
Coletânea de textos sobre racismo sob os mais diferentes olhares. Desde a questão negra com o racismo institucional, da mulher negra com o duplo preconceito (racismo e sexismo), a questão indígena e sua constante luta por espaço e autodeterminação e o racismo contra asiáticos tidos como árabes ou orientais. A maioria dos textos são bem construídos e nos dá uma boa percepção do racismo sofrido pelos mais variados grupos e qual a solução proposta para superar o preconceito.