O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

larissa3666 26/05/2024

Maravilhoso!
Eu amo esse livro, foi um dos primeiros clássicos que eu tive contato, é um daqueles livros que te obrigam a sair da própria bolha!!!

Sofia.Ornellas 26/05/2024

O enredo desse livro é fantástico, com personagens reais e extremamente brasileiros. Alguns personagens foram mais odiados que outros, mas não houve um sequer que não foi alvo de ódio em algum momento( menos a Bertoleza, a coitada sofreu o livro todo, aliás, necessário falar do final dela, o mais triste de todos.) Esse livro pareceu digno de ser roterizado para uma novela brasileira.

Vanessa 26/05/2024

Esse livro é perfeito demais ??tem muitos personagens cada um com personalidade e história terminada , vários temas são abordados, um clássico maravilhoso da literatura brasileira ?

pedromourr 25/05/2024

Duro, real e necessário.
Este livro eu li a muito tempo, acabei perdendo minha conta antiga, então estou atualizando todos aos poucos, aqui vai uma resenha do que achei.
Um dos livros mais emocionantes que que já li, "O Cortiço" trás duras reflexões. Ambientado em um Brasil de antes da abolicão da escravatura, nós seguimos a narrativo no segundo Reinado, contando as histórias dos personagens de um cortiço carioca.
A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.

Poliana 25/05/2024

O capitalista no seu caminho mesquinho.
Acho que esse seria um livro 5 estrelas e favorito se tivesse lido em um ritmo melhor, mas na verdade grande parte da leitura foi arrastada. No geral gostei muito do livro. O Cortiço é uma daquelas obras atemporais sobre nós, criaturas sempre a procura de mais, do lugar mais alto, essa caminhada mesquinha e zombeteira de si mesma.

SisterCreed 24/05/2024

Acredito que não seja o meu tipo.
Apesar de ser bem escrito e bem desenvolvido, esse livro não me envolveu. Apesar disso, acredito que seja um clássico que todos devemos ler para conhecer mais da nossa literatura e história.

Vinicius.Caselato 24/05/2024

Fui reler pq lembrava que tinha gostado mto durante a época de vestibular e realmente é um livro bom, meio denso mas faz sentido ser um clássico

Beatriz658 24/05/2024

Adorei. Peguei numa biblioteca para ler. Me deu vontade de ler o livro msm. Recomendo... não sei mais oq falar kkkk

JJosu 24/05/2024

São tantas camadas nesse livro que fiquei de cara quando li. Realmente o meio social influencia totalmente nossas vidas. Infelizmente, pra quem nasceu pobre, conseguir independência financeira sempre é mais difícil e muita gente acaba seguindo caminhos tortuosos.
mnnuela 24/05/2024minha estante
ele é muito pesado!!

Maria.Gabrielly 23/05/2024

Necessário
Terminei essa obra hoje e posso dizer que foi uma releitura incrível!
A importância dessa obra pra compreensão das sensibilidades do contexto histórico brasileiro moderno é indiscutível e indispensável! Todo professor deve ler essa obra
A trama, particularmente, é rechada de personagens, a ponto de cada um merecer um livro. O desenrolar dos acontecimentos é ligeiramente rápido, não tem muita enrola nesse livro, mas aí é que ele peca (pra mim), deixando a leitura um pouco cansativa.
O final é de tirar o fôlego e me deixou deprimida. Vale a pena demais

Giovana350 23/05/2024

Melhor do que eu imaginava!!
Por ser um livro do século XIX e por eu nunca ter lido uma obra naturalista, ao me deparar com ele imaginei que seguisse a mesma estética dos outros clássicos do Realismo: temas chocantes da época, denúncia de práticas da sociedade, ironia... De forma bem sutil.
Porém ao perceber a diferença dos assuntos, a intensidade, a profundidade e as alegorias com que são tratados, eu realmente fiquei surpresa e curiosa com os próximos acontecimentos.
É uma leitura um pouco complicada por conta do vocabulário rico e rebuscado, porém nada que seja absurdamente difícil, e vale super a pena!!

caue 21/05/2024

Lamaçal tragicômico
Fiz a leitura através de audiobook no podcast da Isabella Lubrano. Quando sua primeira experiência com um clássico ocorre por responsabilidade de uma leitura obrigatória escolar, revisitar se torna uma ideia pouco sedutora. Mas encarei como um desafio e fui ouvindo capítulo por capítulo.

O que eu teria pra adicionar a uma avaliação seria pouca coisa. Sobre o enredo: permaneceu ao meu olhar o que eu ja havia vislumbrado antes, isto é, recheado de críticas à sociedade e às instituições brasileiras. O determinismo e as referências biológicas tão utilizadas por autores da época são um ponto limítrofe entre a denúncia e o entretenimento. Etcetera, etcetera.

O que aconteceu, de novo mesmo, nessa minha segunda imersão na obra foi mais como um passeio em uma loja antiga do centro da cidade, que eu conhecia por relatos de terceiros, sob a qual caía a reputação de ser um cantinho bagunçado, empoeirado, mas com quinquilharias interessantes em seu conteúdo.

E aqui está a jóia do cortiço: falar de Brasil é percorrer os mesmos elogios sobre alegria, esperança, festa, calor, carnaval, futebol, samba e churrasco. Mas falar de Brasil também é horror, corrupção (não so política, mas moral), racismo, pobreza, violência e, é claro, esse lamaçal tragicômico dos centros urbanos.

Clara 21/05/2024

Eu li o cortiço para uma eletiva escolar. Eu não escolhi ele, foi sorteado. Eu só li um livro do realismo brasileiro que foi dom casmurro, mas eu não sabia de qual escola literária ele pertencia e nem conhecia o realismo. Mas depois que eu estudei e entendi sobre o realismo não pude deixar de me sentir cada vez mais interresada e curiosa sobre esse estilo literário tão diferente. Em resumo, eu gostei muito de estudar o realismo e principalmente ter a oportunidade de conhecer essa obra do realismo brasileiro.
O cortiço é um livro que aborda de temas que eu nunca havia lido em nenhum outro livro, como o assédio por exemplo. Mas mesmo assim, não pense que o livro é só tristezas, problemas sociais e brigas, sim, é verdade que tem muito disso no livro, mas não pude deixar de reparar o quão a escrita, os pensamentos e ideais do escritor são boas, de como o livro é bem escrito, com um vocabulário muito bonito e de como os ambientes são bem detalhados, como o decorrer da história foi bem construído dês do início ao fim, que foi impactante.
Enfim não sei escrever resenhas mas o que eu tenho a dizer e o que estou tentando dizer é que gostei muito de ler o cortiço e de estudar essa obra do realismo brasileiro.

bibiacicleta 20/05/2024

Desgracento que é uma delicia (ou nao)
Quando minha professora de literatura passou esse livro para a classe, destacou com firmeza o retrato da mais pura desgraça do ser humano contido entre descrições, falas e ambientações... e, realmente, os defeitos dos indivíduos são expostos de modo animalesco e generalizado, mesmo nas entrelinhas. estrupo, adultério, assassinato, atos hediondos abordados como provenientes da malignidade instintiva do animal selvagem que o homem é, tudo isso combinado com o mais puro suco brasileiro, sobretudo carioca.

as descrições são parte fundamental para a magia que cada palavra exerce sobre o leitor, resultando em uma imersão sensacional. achei fluido e interessante, me agarrou do começo ao fim, mesmo contendo uma linguagem consideravelmente mais antiga. gostei bastante!

porém, certamente o mais intrigante da obra é a facilidade em encontrar características de seu período literário (naturalismo). seja o zoomorfismo, o descritivismo ou teorias científicas exemplificadas por situações vividas pelas personagens (deteminismo, evolucionismo...), fiquei bastante entretida identificando-as em inúmeras cenas! ainda bem que tive aula sobre logo antes de começar a ler hihihi

Robson 20/05/2024

O puro suco do Brasil
De forma impactante o autor faz crítica a um Brasil de exploração nos apresentado o cortiço com variados tipos de pessoas, com angústias, personalidades e histórias totalmente distintas. Vemos como o cortiço é uma simples representação do nosso país, um retrato da desigualdade, da sexualização da mulher negra, da exploração que infelizmente perdura desde a formação do país, enfim tantas problemáticas que foram majestosamente muito bem abordadas pelo autor. Talvez a quantidade de personagens possa causar algumas confusões nos primeiros capítulos, já que alguns possuem nomes bem similares, mas no geral é muito mais que um mero romance clássico é uma reflexão, uma crítica a sociedade burguesa da época e a sociedade atual. Pois, mesmo o passado brasileiro tendo ficado para trás, a desigualdade e a exploração do trabalho vem se adaptando a cada geração.