O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

judmscen 02/06/2024

"O Cortiço," escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890, é uma das obras-primas do naturalismo brasileiro. Azevedo utiliza o cortiço como um microcosmo para explorar as complexidades sociais e os instintos humanos, abordando temas como pobreza, exploração, e degradação moral e física.

O enredo centra-se em João Romão, um imigrante português ambicioso que constrói um cortiço para enriquecer. Ao lado dele, desenvolve-se a história de Bertoleza, uma escrava fugida que, sem saber, é mantida como propriedade por João Romão, e Jerônimo, um operário português que, ao se mudar para o cortiço, vê sua vida transformada pela paixão por Rita Baiana.

Azevedo constrói uma narrativa rica e detalhada, expondo a luta pela sobrevivência dos moradores do cortiço. Sua descrição da vida no cortiço é crua e realista, mostrando a influência do meio sobre o comportamento humano, um dos pilares do naturalismo. As personagens são desenhadas de forma a destacar suas motivações primárias e instintos, muitas vezes movidas por desejos básicos e necessidades.

O autor também critica duramente a sociedade da época, expondo a hipocrisia, a corrupção e a exploração dos mais pobres. A trajetória de João Romão, que começa como um imigrante pobre e se torna um próspero capitalista às custas do sofrimento alheio, é um exemplo claro dessa crítica.A linguagem de Azevedo é direta e sem adornos, refletindo o caráter objetivo e científico do naturalismo. Ele não poupa detalhes sórdidos e situações degradantes para pintar um quadro verdadeiro da realidade dos cortiços.

Em suma, "O Cortiço" é uma obra contundente que, além de oferecer uma visão detalhada da vida nas camadas mais pobres da sociedade carioca do final do século XIX, serve como uma poderosa crítica social. Aluísio Azevedo consegue, com maestria, capturar a essência do naturalismo e deixá-la registrada na literatura brasileira, fazendo de "O Cortiço" uma leitura indispensável para entender o contexto social e literário da época.

Maduð« 02/06/2024

????
Esse livro é muito chato, odiei. Não me prendeu
Teve muitas cenas chatas demais.
Não quero mais saber desse livro
Me livrei

Julia3150 02/06/2024

Trauma
Tô completamente traumatizada com todos os crimes e pecados cometidos no livro. Nunca ia imaginar tanta insalubridade.

sosoreading 01/06/2024

O cortiço??
Não vou negar, é um livro muito bom, cheio de representativas e assuntos super importantes de serem tratados! Ainda mais para aquela época!

Leitura no começo muito devagar e difícil de se desenvolver mas do começo pro meio do livro, começa a fluir e vamos ?pegando o jeito? de ler a história, e realmente aí sim, prendendo o leitor.

lolomba 31/05/2024

Nem tudo é exatamente o que parece ser, e se for muito parecido sugiro que olhe mais de perto, a ordem pode ser caos e o caos pode ser ordem.
O que nada aparenta, pode ser mais surpreendente do que o que aparenta.

giovana110802 31/05/2024

?Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.?

Lucas1429 30/05/2024

Me Surpreendi positivamente
Esse é o tipo de livro que tive de ler na escola e não me lembrava de absolutamente nada sobre ele. Minha percepção sobre esse livro antes de ler ele novamente é de que era mais uma leitura chata e detalhista e que acabaria abandonando. Minha surpresa foi em descobrir que o livro apesar de ser bem detalhado ele não é de todo mal não, a história é bem interessante e os assuntos que são abordados o deixam atual. Para resumir sem dar spoiler é tipo um novelão a lá Malhação da época kkk. Eu recomendo dar uma segunda chance para esse livro a quem tinha as mesmas percepções que eu tinha e se surpreender positivamente também.

Geovana 30/05/2024

Realidade
O livro mostra como era realmente a sociedade naquela época, e muitas vezes é duro ler, constrangedor, trás ao mesmo tempo raiva e risadas, não atoa um clássico

Andressa 30/05/2024

Um dos melhores livros que li esse ano, a história é engraçada, envolvente e bem contada.
E agora estou com vontade de reler novamente.?

Rozane .souza 29/05/2024

O autor, construiu uma realidade que nos mostra como surgiu a favela no centro do rio de janeiro. Os personagens ,estão até hoje entre nós.

luisa.taylors 29/05/2024

Malhação
Li esse livro por pura e espontânea pressão da bibliotecária da minha escola.
Jurava que seria um livro super descritivo e chato. Estava certa na parte do descritivo, mas NUNCA na do chato. Descreverei o livro de uma forma que qualquer fã de literatura clássica e/ou professor de literatura iria me matar: O Cortiço é como se fosse a novela Malhação só q do séc 19. Não irei dissertar sobre isso, só jogarei a bomba.
Recomendo pra todo mundo
(Rita, eu te odeio)

Davi1091 29/05/2024

O cortiço de Aluísio Azevedo é uma obra imprescindível para pensarmos o Brasil do século passado. Essa foi a primeira obra que li do escritor e tive várias pausas e ao mesmo tempo tive que ler de novo para me situar e não perder nenhum detalhe.
Percebi que é um livro muito bom para falarmos sobre a Revolta da Vacina, Saneamento básico e a Submissão da Mulher. O que me chocou foi quando eu li "afeminado" para caracterizar o personagem Albino e após isso fiquei refletindo "imagine escrever isso naquela época, onde os temas da literatura eram voltados para um tema mais relacionado a elite, com uma visão eurocêntrica e sem personagens homossexuais?"

dia 28/05/2024

Como pode um livro de 1890 ainda ser tão atual em relação a como o ser humano é nojento?
Já tinha tentado ler esse anos atrás mas confesso que não tive muita maturidade com a linguagem mais antiga, dei uma nova chance dessa vez em um audiobook e dessa vez consegui terminar, apesar de pausar por diversas vezes já que ficava indignada com os acontecimentos da história.
É um clássico que nos deixa ao mesmo tempo tristes e indignados com a natureza dos seres humanos e das nossas relações.