A Essência dos Ensinamentos de Buda

A Essência dos Ensinamentos de Buda Thich Nhat Hanh

Resenhas -

Manoel Felix 03/11/2023

Ensinamentos Sistematizados
Para quem já leu sobre o budismo, de professores/as do Dharma, esse livro não trará muita coisa nova. Recai também no mesmo erro que venho observando em outras leituras: não há relações concretas com o sistema de produção é acumulação de riquezas e desigualdades. Uma junção de mais de 2600 anos de estudos e práticas e dificilmente encontramos referências a esse debate. No mais, penso que esse livro é uma ótima fonte de pesquisa sobre termos por ser muito bem sistematizado.

Joseane 19/09/2023

Completo
Um livro introdutório ao estudo do budismo sensacional. Possui uma linguagem simples, porém repleto de ensinamentos profundos.
Nesse livro, há todos os ensinamentos deixados por Buda, tais como: 4 nobres verdades e o caminho óctuplo; as três jóias; as 6 paramitas e assim por diante.
Leitura obrigatória para todos os iniciantes no budismo (como eu).

Gabriela 17/09/2023

Essencial
Um livro bom pra quem deseja entender bem o básico sobre o budismo zen. O autor explica vários elementos da religião/ filosofia (como preferir) de maneira didática, às vezes um pouco repetitivo. Fiquei com vontade de ler outros dele, pra aprofundar mais em alguns assuntos. Recomendo.

13marcioricardo 17/08/2023

Introdução ao Budismo
Uma boa obra pra ficar com um apanhado geral ou iniciar sobre o Budismo. Já tinha lido outras coisas sobre, e mesmo assim aproveitei mais neste livro.

Ultimamente, tenho lido sobre religião e tenho dado notas baixas. Dou mais uma ou duas estrelas a este precisamente porque trata mais de espiritualidade e desenvolvimento pessoal do que assuntos transcendentais.

Ainda assim, é possível encontrar algumas fantasias, utopias e ideias bastante questionáveis por aqui... E, certamente, são práticas bem mais fáceis para quem tem vida de monge do que a vida do 'cidadão normal'. Em todo o caso, recomendo.
Maygeek7 17/08/2023minha estante
Muito boa a resenha ????

Less 03/08/2023

Livro Excelente!
O livro abarca vários pontos que Buda ensinou em sua passagem. São ensinamentos que nos mostram como sair do sofrimento! Meditem: é maravilhoso!

Kaah_mgo 04/03/2023

Ótima introdução ao budismo
Cheguei a este livro a partir da bell hooks, que me fez desmontar os estereótipos que eu tinha alimentado sobre budismo e práticas orientais.
Acredito que o principal esclarecimento que tive, dentre vários, é de que o budismo nada tem de individualista ou egocêntrico como costuma ser apresentado superficialmente na visão ocidental. Pelo contrário, ele pode ser um caminho de cura e revolução social se seguido com compromisso e seriedade.

O livro é ótimo, mas pela minha ignorância no tema, tive dificuldade em compreender algumas passagens. Nada que uma releitura e material de apoio não resolvam.

Lucas Alsare 22/02/2023

Completo
É um livro que realmente trás a essência do budismo, de forma que cita diversos ensinamentos de Buda. Achei ele bem completo, não recomendo tanto para quem está iniciando pois há algumas partes mais complicadas, ao menos pra mim. Quero ler novamente no futuro e com mais atenção, uma vez que ele faz diversas "listas" de ensinamentos e trás o significados de determinadas palavras que são essenciais na prática do budismo. Aprendi algumas coisas interessantes, como por exemplo como age um bodhisattva ao ver uma linda flor: ele reconhece sua beleza, mas compreende sua natureza mutante, então não se apega.

Armando.Roberto 12/01/2022

Um ótimo livro, é impressionante como independentemente de quantos livros eu leia sobre o budismo, sobre práticas meditativas, vertentes e ensinamentos, se não colocar em prática no meu dia a dia eu não sei nada. Apenas teórica e desejo de sentar-se em meditação não são suficientes. É necessário prática, praticar mesmo na correria e no barulho, mesmo quando está sofrendo ou quando está sorrindo.
Com um pouco mais de um ano de prática eu não aprendi nada, não no sentindo que nesse tempo não adquiri experiência ou insights, mas no sentindo de que não tenho objetivos ou metas por trás da prática. Sentar e aprender pouco a pouco sobre mim mesmo, e ver o quanto eu existo no outro e o outro existe em mim, é tudo quanto se pode conquistar e desfrutar na beleza singular que é o momento presente.
Gabriela 17/09/2023minha estante
Bela reflexão