Poesia da Recusa

Resenhas - Poesia da recusa

Daniel 17/07/2019

Poesia rebelde
Poesia da Recusa - Vários

Esta coletânea espetacular reúne poemas de alguns dos maiores poetas da literatura ocidental nos últimos séculos, criativamente traduzidos por Augusto de Campos ao longo de seis décadas. São obras de Qurinus Kuhlmann, Alexandr Blok, Mallarme, Ana Akhmtatova, Pasternak, Mandelstam, Serguei Iessienin, Marina Tsvetaieva, Yeats, Stein, Hart Crane, Wallace Stevens e Dylan Thomas, muitas das quais inéditas até então.
A recusa mencionada no título se aplica às mais diversas nuances do termo: recusa à opressão, aos padrões estéticos, às imposições religiosas e, considerando a biografia de poetas como Tsvetaieva, Hart Crane, Iessienin e tantos outros, uma recusa à própria vida. São poetas que, em maior ou menor grau, rebelaram-se contra o status geral das coisas, procurando novas formas de expressão poética capazes de captar a mutabilidade da vida. É o caso da poesia barroca e mística de Kulhman, precursora, em pleno século XVII, da técnicas de fragmentação típicas da arte moderna/contemporânea; assim também como é o de Gertrude Stein, que com sua ousadia formal transpôs as fronteiras do poético para além da racionalidade excludente, abrindo espaço para os experimentos estéticos surrealista.
Mas há também poetas mais comedidos, como Butler Yeats e Stevens, que conseguem criar um equilibrio perfeito entre a tradição clássica e as formas modernas. Os russos, em especial Mandelstam e Akhmatova, trazem o que há de mais extraordinário na poesia russa do século XX. Por fim, fechando o volume, temos a poesia pungente, vigorosa e intensa de Dylan Thomas, que me tocou profundamente.
Uma excelente coletânea para os amantes da melhor poesia.