Eu, Tituba

Eu, Tituba Maryse Condé




Resenhas - Eu, Tituba


611 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


maducaetano 19/05/2024

Condenada a vida
Livro muito bom, Tituba é daquelas personagens que dá vontade de abraçar depois de finalizar a leitura.

Sempre que leio livros históricos, fico em momentos de muita reflexão com o tanto de crueldade que o ser humano já foi e é capaz, Tituba é uma das milhares que sofreu esse karma.

Em algum ponto da vida quero reler esse livro, sinto que me perdi muito por conta do que tá acontecendo aqui no RS, a leitura poderia ter sido mais proveitosa para mim e isso acabou influenciando minha percepção sobre a escrita e até o desenvolvimento do livro e nota final, uma pena.
comentários(0)comente



TAzia.Beatriz 19/05/2024

Tituba virou quase uma amiga
Quando comecei a ler, a leitura me envolveu tanto que senti como se Tituba fosse uma amiga que estava afastada. A autora conseguiu pegar a essência de uma mulher esquecida pela história (nenhuma novidade) e transformou em uma ficção, que traz em sua narrativa uma personagem forte e cheia de personalidade, mas ao mesmo tempo que é tão boa que sofre por ser boa.


Tituba é uma bruxa, mas não com o mesmo significado da palavra dada pelos brancos: ela curava, ajudava, dava vida às coisas que estavam para morrer. Tituba era sobretudo sábia.


Além de tudo, a história é sobre apagamento e, mais uma vez, como homens acabam se safando de situações difíceis por serem homens.
comentários(0)comente



Stephanie.Lombardi 17/05/2024

Um presente
Eu ganhei o livro de Natal mas só consegui ler esse ano. Ele é bem poderoso e mostra uma história que causa sensações diferentes em nós. Recomendo para todos.
comentários(0)comente



Diogo 11/05/2024

Maryse Condé, recentemente falecida, eterna candidata ao Nobel - tenho ganhado o Nobel alternativo há alguns anos. Aqui a história de Tituba, que realmente existiu, uma versão ficcionalizada dessa personagem acusada de bruxaria e acusada de incitar as jovens de Salem a praticarem bruxaria. Naquela época, era um alvo perfeito. Mas a autora vai além e mostra o antes dela, construindo a personagem e ao redor dela desenvolvendo o cenário e que muda drasticamente, de Barbados ao interior dos EUA. É a história sobre alguém invisível aos olhos dos que dão as cartas, aos colonos que julgam e decidem o que é o certo e o que não é, e que fazem a interpretação que lhes convêm de sua própria religião, e que a usaram, a incriminaram, tornando assim um escudo de sofrimento para a estupidez e cegueira da comunidade de Salem.
comentários(0)comente



Alice.Pinto 08/05/2024

Fiquei totalmente envolvida na leitura, o prefácio de Conceição Evaristo conseguiu criar o cenário histórico-imagético ideal para iniciar o romance de Maryse Condé.
Tituba me conquistou. seus devaneios me levaram junto com ela em reflexões essenciais sobre estar viva, liberdade, amor e, principalmente, sobre a dor. imagino que Tituba tinha uma presença complexa, no sentido de não ser apenas um corpo magro com seios murchos, como ela se descreve. ela carrega uma ancestralidade atenta, sofrida, ainda que brilhante como o mar refletindo o sol e cheiroso como flores que a acompanham.
que preciosidade o conduzir dessas palavras.
André M. Carneiro 12/05/2024minha estante
muito lindo amiga




arqueofarias 25/04/2024

Livro maravilhoso!!! Escrita incrível e uma potente narrativa sobre a figura de Tituba, e sua inserção na história das bruxas de salem.
Adorei.
comentários(0)comente



Julia Tomazin 24/04/2024

Condenada à vida.
Eu Tituba: Bruxa Negra de Salem, de Maryse Condé - É o livro premiado de uma das mais importantes escritoras negras da atualidade, vencedora do New Academy Prize em 2018. O romance conta sobre Tituba, mulher que existiu de verdade! No século XVII, ela, que era escrava, foi umas das três primeiras mulheres a serem condenadas como bruxa na cidade de Salem, conhecida atualmente como Danvers, EUA.

Após a personagem perder sua mãe e seu pai adotivo, Tituba acaba encontrando Man Yaya, uma negra livre que cuidou, criou e ensinou a como utilizar o uso medicinal das plantas e cuidar do próximo. No entanto, a personagem apaixonou-se por John Indien e, por ele, abdicou de sua própria liberdade, decisão que acarretou sua mudança de Barbados para os Estados Unidos.

Já nos EUA, Tituba passou anos utilizando seu conhecimento medicinal para ajudar as filhas do Reverendo Samuel Parris, pessoa a quem “pertencia”. Contudo, as meninas alegaram estarem sendo afetadas por seres invisíveis, acusando-a de ter utilizado bruxaria para trata-las. A partir daí, ocorrem momentos de julgamento, audiências e prisões que mostram a dor da personagem.

O contexto do livro é justamente colonização na América do Norte, que causou muitos sofrimento ao provo negro e escravo da época. Nesse sentindo, o livro levanta questionamentos ligados à sociedade e os efeitos de nossas ações, vez que, para tudo, há dois pontos de vista: o que alguns julgam ser bom, outros julgam ser ruim. O que alguns julgam ser ciência, outros julgam ser bruxaria.

“Devo dizer que tudo isso não me preocupada muito. Eu sabia, eu estava condenada à vida!”

Meu Instagram literário @fabu.list ou link: https://www.instagram.com/fabu.list?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
comentários(0)comente



Cláudia 03/04/2024

"Poucos indivíduos têm esse azar, nascer pela segunda vez"
É um livro fascinante que me fez mergulhar profundamente nas sombras da história, recontando a vida de Tituba, uma mulher negra esquecida pelos registros históricos após ser uma das primeiras acusadas de bruxaria em Salem. O livro, que mistura realidade e ficção, não só retrata a luta de Tituba contra a opressão racial e de gênero, mas também me fez refletir sobre a força de uma mulher que, apesar das adversidades, permaneceu guerreira e desafiadora.
A história começa com um golpe ao coração: o nascimento de Tituba, fruto da violência, e segue narrando sua vida de rejeição, perda e sofrimento, marcada pela perda da mãe e o poder curativo das plantas aprendido com Man Yayá. O aspecto que mais me impressionou foi como a sociedade puritana utilizou as práticas culturais de Tituba para depois acusá-la de bruxaria, revelando a intolerância e o medo do diferente que infelizmente ainda vemos em nosso tempo.

Amei ?
comentários(0)comente



Naraujoo 02/04/2024

Finalmente terminei este livro!
Uma historia com muitos fatos historicos e repleta de informação. A autora utiliza um vocabulário muito complexo. É preciso bastante atenção e ótima memoria para lembrar tantos nomes e tantos acontecimentos.
Esse livro é muito triste, pois trata de uma realidade que realmente existiu em nossa sociedade. Por mais que o final desse livro seja bem óbvio, ao decorrer da leitura vamos criando um pouco de esperança de que "o bem vença o mal".
Tituba é uma otima personagem. Vamos nos apegando a ela é querendo protege-la daquela época em que o mundo era extremamente cruel com o diferente.
Ótimo livro. Recomendo a aqueles que buscam um outro ponto de vista ao acontecimento em Salem.
comentários(0)comente



Marcia 02/04/2024

Minhas impressões sobre o livro
Bruxas de Salem! Quem nunca ouviu alguma história que falasse dessas bruxas!? Foi com esse tema que a escritora Maryse Condé escreveu esse livro que considero arrebatador. Não é uma história de fantasia, muito pelo contrário. Nesse livro vamos conhecer a história de uma mulher negra, a Tituba, que quando criança viu sua mãe sendo enforcada por se defender de um estupro. Um homem branco a atacou e ela se defendeu. Nao o matou, mas pagou com a própria vida sendo enforcada.
Numa época de escravidão, Tituba aprende a riqueza das plantas medicinais e pagou caro pois será rotulada como bruxa. Passou sua vida querendo o bem, querendo ajudar a curar doenças com as plantas mas a ignorância do ser humano é enorme e a consideraram uma bruxa.
Uma jornada de vida que nos ensina muito sobre os escravizados, sobre fé, esperança, perda... Também conheceremos um pouco sobre a região de Salem, a cultura e crenças da época.
Esse livro foi uma releitura que gostei muito de fazer.
Um livro que nos emociona.
Valeu!!
comentários(0)comente



Juliara.Hoffmann 25/03/2024

Tituba: a Bruxa negra que tem tanto a nos ensinar ?
Tituba é uma história embasada em fatos reais, uma história silenciada por três séculos devido à implacável historiografia racista.

"A vingança de Tituba consiste em ter persuadido um de seus descendentes a reescrever seu momento na história, em sua própria tradição oral africana".

Ler Tituba me fez sentir confidente desta personagem tão cheia de força, sabedoria e magia. É uma leitura pra carregar no coração pro resto da vida.

Gratidão, Tituba, bruxa negra de Salém, por fazer seu testemunho atravessar séculos e fortalecer nosso compromisso na luta por um mundo mais justo para todxs. ???
comentários(0)comente



Ana 25/03/2024

Dolorido, mas necessário.
Que livro maravilhoso.
A Maryse foi ótimo em escrever tudo, cada página eu sentia exatamente o que ela queria passar, e foi extremamente necessário sentir cada palavra.
Tituba, eu tenho um respeito enorme por você!
comentários(0)comente



paulajustino13 19/03/2024

Muitas emoções
Que história incrível. Me apaixonei pelo livro! Não conhecia Tituba, e assim que acabei a leitura fui pesquisar mais sobre ela. Amei a narração em primeira pessoa, me senti mais próxima, mais envolvida e imersa. Torci por ela o tempo todo, mas se a realidade já é mto difícil em 2024, imagina naquela época? Fiquei mto triste/frustrada quando ela não ouviu as mães e tomou outro rumo, mas as vezes precisamos vivenciar coisas por conta própria. E apesar de tantas dores, Tituba foi uma mulher extraordinária ??
comentários(0)comente



Mari 17/03/2024

Um abraço para Tituba
É um romance histórico, baseado no julgamento das bruxas de Salem e focalizado na vida de Tituba, uma mulher escravizada de Barbados (que existiu na vida real, mas sobre a qual temos menos informações do que as que foram criadas por Maryse no livro). O livro é narrado por Tituba, em primeira pessoa, e conta como é dura a vida de uma mulher que passou por inúmeros sofrimentos desde o ventre de sua mãe (uma escravizada que foi abusada por um marinheiro). Apesar da sequência de de desgraças que ocorrem na vida de Tituba, o livro tem um ar lírico e poético e nos sentimos como que uma amiga/confidente de Tituba. O livro é maravilhoso!!!!!!!!
comentários(0)comente



Isis Michele 14/03/2024

Recomendo
Curto muito ficção histórica e a leitura desta foi maravilhosa. Muito bom acompanhar a vida de Tituba, seus sonhos, encantos, sofrimento.
comentários(0)comente



611 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR