A Família Real no Brasil : Política e Cotidiano, (1808 - 1821)

A Família Real no Brasil : Política e Cotidiano, (1808 - 1821) Juliana Gesuelli Meirelles

Resenhas - A família real no Brasil

Lud_Capera 31/01/2024

A Família Real no Brasil: política e cotidiano (1808 a 1821)
Que livro difícil, eu demorei horrores para terminar, tive um momento de ressaca pois não conseguia terminar, marquei várias palavras em português e latim que eu não sabia o significado ou a tradução ( no caso do latim ), é um livro muito interessante em relação a história por que trás várias informações do regime aqui no Brasil, para ser sincera eu não indico pois demorei de mais para ler, eu comecei a ler pois estava nesse conteúdo na escola mas eu mudei de conteudo e não terminei.

GraAa18 17/09/2023

Um recorte da história do Brasil contada diferente da história romântica ensinada nos bancos escolares à minha época de estudante.

Edras 19/01/2023

Um pouco de história
Um livro conciso mas que relata um período muito importante da história do Brasil _ Período Joanino (1808-1822). O livro atende suas premissas ao relatar esse período de maneira didática, é uma leitura agradável e a autora mostra os trâmites de um Brasil Colônia para um Brasil Reino.

Carlos Padilha 07/05/2022

Simples e informativo
Leitura fácil, com uma grande quantidade de informações interessantes sobre o período joanino, apresentadas sem grandes elucubrações. Algumas poucas vezes, o texto peca por detalhar demais algumas questões não tão relevantes. É interessante o destaque dado ao material publicado na "Impressão Régia", a primeira editora estabelecida no Brasil, e posteriormente em outros veículos de imprensa.
Para quem deseja uma análise mais detalhada do período, mas também de leitura muito agradável, recomendo o excelente Império à deriva, de Patrick Wilcken.

Thomas.Igor 05/04/2022

Uma leitura rápida e interessante. Trata-se do período Joanino no Brasil e, como o subtítulo bem sugere, tem seu foco na política e cotidiano. Através desse ponto de vista, podemos compreender com clareza parte do que foi tal período da história.
Foi divertido pra mim ter acesso ao livro pois me permitiu refletir a respeito do que me foi passado na escola e no quanto o assunto poderia ter sido aprofundado. Sem dúvida, foi uma leitura importante para mim.

Rodrigo 03/12/2021

Para quem gosta de história
O livro trata do período joanino no Brasil, de 1808 quando D. João VI veio para o Brasil até 1821 quando retornou para Portugal. Relata as transformações políticas e sociais que ocorreram no país, principalmente no Rio de Janeiro, durante esses anos.

Letícia 13/06/2021

Em continuação de uma leitura breve de Machado de Assis, resolvi encarar esse livro que estava em minha estante há algum tempo, sem saber (pura ignorância) que nada encontraria da época de Machado. O período retrato é o Joanino, reinado de um monarca pouco lembrado, apesar de ser pai fundador deste reino.
De todo modo, tive a oportunidade, com este livro, de imaginar e entender o verdadeiro caos que foi esse acontecimento, na Europa e na América. O medo, por parte das famílias nobres, em uma época napoleônica, de ver rolar sua cabeça, e o modo, mesmo com este medo, com que continuaram a tratar a si mesmos e os outros, desapropriando e censurando sem demora.

Lêticia Lopes 07/06/2021

Ótimo
Muito bom entender mais sobre um período tão importante para a história brasileira. Certamente, um livro curto, porém, claro e eficiente. Introduz a família real e o que isso representou para os brasileiros, diferenciando o que era vivido pelos cariocas e por estados de outras regiões, apesar de sentir falta de mais detalhes sobre estes últimos no período em questão.

Cesar.Alberto 12/05/2021

Livro aborda o período em que Dom João VI permaneceu no Brasil. É um tanto superficial, uma leitura rápida, mas não deixa de ser interessante.

Amanda 15/04/2021

Eu gosto muito de ler sobre a família real no Brasil, mas principalmente sobre como era o contidiano deles

Cynara.Maira 29/09/2020

Eu acho que a maioria das pessoas leem esse livro por algum motivo acadêmico, eu sou a doida que lê por diversão pura kkk e pensando exclusivamente nesse contexto, foi um livro muito legal que abordou vários itens de maneiras mais aprofundadas do que nos é dito pela escola, então eu achei ótimo e super recomendo para os fãs meio malucos de história que nem eu kkkk
Thomas.Igor 05/04/2022minha estante
Ocorre o mesmo comigo kkkkk

palmares 04/08/2020

Um livro para saber a respeito do período que a família real esteve no Brasil, principalmente as mudanças que ocorreram no rio de janeiro. Boa leitura.

Paulinha 29/02/2020

Amei!
Muito gostoso de ler, o livro traz informações, curiosidades e detalhes muito importantes a respeito da estadia da Família Real no Brasil, apresentando os fatos e as consequências das decisões tomadas na época. Recomendo!