O poder da china

O poder da china Ricardo Geromel

Resenhas - O poder da china

Vitoria 03/03/2024

O poder da China ??
?A China é um gigante adormecido. Deixem-na dormindo, pois, quando acordar, o mundo vai tremer?, como o próprio ditado já diz, a China tem muito poder decorrente de recorrentes inovações, altíssimos investimentos do Governo e uma competitividade ímpar. Foi uma enriquecedora experiência ler esse livro, agregou muito conhecimento e como o próprio autor diz: quem ler esse livro vai ser mordido pelo dragão chinês, considero-me uma vítima.
A linguagem é bem fácil e coesa, com muitos gráficos, tabelas e referências o livro é uma experiência completa.
Recomendo muito a todos que têm curiosidade à respeito da Grande China, mas sobretudo para aqueles com preconceito pois é um divisor de águas.
Cinco estrelas!!!
Aruanito 05/03/2024minha estante
Quem indicou esse livro 5 estrelas

Vitoria 12/03/2024minha estante
Quem será ??

Miguel 08/04/2020

Boas informações
Belo livro para entendermos um pouco mais da cultura e o porquê a China estã do tamanho que está

Carla.Zuqueti 26/04/2020

Muito relevante
Após anos de hegemonia econômica dos Estados Unidos, a China vem se tornando cada vez mais relevante no cenário econômico mundial.

Então, para participar ativamente da economia internacional, é fundamental entender a China como player relevante do mercado.

Com uma velocidade espantosa de crescimento e líder mundial de Fintechs, RetailTech e EdTech, na China prevalece o trabalho ao talento e o trabalho árduo perdura a vida toda.

Mais de 800 milhoes de chineses saíram da pobreza. Foi responsável por 76% das conquistas globais no combate a redução da pobreza.

E além disso, com 18% de nossa exportação, a China é nosso principal cliente internacional desde 2009, principalmente nos mercados de soja e petróleo, além de investir de forma maciça em infraestrutura em nosso país.

Em um momento político mundial delicado, principalmente em época de pandemia, estudar sobre a China e sua importância economia é fundamental nos dias de hoje. Muitas coisas precisamos aprender com os chineses, como o investimento em inovação, educação e conhecimento.

Livro muito interessante!

Shimura 17/05/2020

Surpreendente
Com muitas descobertas sobre a grande potência que é a China nos dias atuais e informações históricas inesperadas. Recomendo!

Guira 06/06/2020

Leitura necessária para entender a velocidade chinesa
No Brasil, desde pequenos somos fortemente expostos à cultura norte-americana e aprendemos superficialmente sobre a cultura oriental.
Entender como a China aprendeu com os erros do passado para transformar-se na segunda maior economia do mundo em menos de 30 anos, nos mostra o quanto um governo ambicioso pode fomentar a inovação de um país, impulsionar o empreendedorismo por meio de desburocratização, incentivos fiscais e acesso à internet de qualidade, além de investir incansavelmente em ciência e educação.
A velocidade chinesa é realmente admirável - os mais curiosos terão que se apressar se quiserem subir nas costas desse gigante asiático, que cresce ano após ano sem precedentes.

Dalmo 19/07/2020

O grande tigre chinês
Recheado de dados impressionantes, além de vídeos e matérias relacionados com diversos tópicos e acessíveis através de QR Codes, o livro sacode suas crenças pré-concebidas sobre o recente super crescimento da China. Você não precisa concordar em como o país é conduzido pelo onipresente partido comunista chinês, mas de fato há muito empreendedorismo, inovação e números superlativos em quase tudo que se ouve de lá. Desde super corporações a startups que brotam como água, o ambiente criado por essa economia que mistura planejamento centralizado com capitalismo selvagem é singular. Provavelmente a fórmula não funcionaria na grande maioria dos países ocidentais, mas deve ser compreendida e estudada. Podemos, e devemos, aprender muito com eles.

site: https://www.redumbrella.me/post/o-grande-tigre-chinês

thisilva2001 02/11/2020

Fim do preconceito
Este livro é muito bom para aquelas pessoas que insistem naquela velha e chata argumentação de que toda população Chinesa vive extremamente abaixo da linha da pobreza e a única classe acima dela são os governantes. Como na grande maioria dos países, você tem sim uma porcentagem da população que vivem abaixo da linha da pobreza, e não seria diferente na China. Este livro aborda como aos poucos o estado está transformando a vida das pessoas através do empreendimento e tecnologia mas de maneira que a mão do estado não desapareça. Recomendo este livro para curiosos e para aqueles que estão interessados em dar um pontapé inicial na atualidade e no pouco da história chinesa.

Pedro.Miguel 14/11/2020

Abridor de mentes
Com esse livro passei de ignorante para admirador da superpotência chinesa.
Escala, investimento e governo são de acordo com o autor as grandes razões do enorme crescimento chinês.
O crescimento exponencial, a história e toda a cultura são coisas inimagináveis as quais não somos expostos no ocidente.

Alexandre.Nunes 08/01/2021

Sensacional
Conhecer a China é elemento chave para entender as mudanças que estão ocorrendo neste século. Sair da superficialidade e do preconceito tosco pregado por grande parte do mundo ocidental é abrir a mente para as oportunidades que o país com a maior população do mundo e que mais cresce pode ofertar aos que não querem ficar para trás. Como o autor disse, depois de ler o livro torna-se viciante querer conhecer ainda mais este país milenar. Xie xie Ricardo!

Maria Eduarda 07/02/2021

Absolutamente necessário!
Esse livro é simplesmente necessário para colocarmos abaixo os nossos preconceitos com a China. O autor traz muitos dados - históricos e numéricos - para nos apresentar como a China está caminhando para se tornar a maior potência econômica mundial, além de quebrar todos os paradigmas que nos ?enfiam goela abaixo? de que trata-se de um país pobre, de pessoas sujas e privadas de liberdade.

Como pontos negativos, acho que o autor dedicou muitas páginas para se aprofundar na história de algumas grandes empresas/grandes nomes do país, e senti falta de uma explicação sobre a censura que o governo impõe aos chineses, principalmente em relação ao uso da internet/redes sociais, ainda mais se tratando de um livro muito voltado para tecnologia.

Bruno 13/02/2021

Conheça o dragão
Este foi o meu primeiro livro sobre China. Serviu ao seu propósito: não será o último.
É, também, o primeiro livro que leio de Ricardo Geromel - até então era, para mim, apenas irmão do Pedro Geromel.
Dito isso, algumas palavras sobre O Poder da China:
É um excelente livro introdutório. Superficial em aspectos diversos, se aprofunda pouco em pouquíssimos tópicos. Para quem não conhecia além do senso comum, é o caminho certo para começar.
Geromel é fascinado por tecnologia. Tem aquela emoção típica de empreendedores de LinkedIn diante de uma Startup que passam batido para a maioria dos mortais. Muito do seu discurso adere a modismos e projeções futuristas otimistas. Como leitor com os dois pés no chão, ainda tenho ressalvas a este tipo de literatura - o tempo pode me provar errado.
Geromel é fascinado pela China. Não está de todo errado, ela realmente é fascinante. Ela é igualmente problemática, e Geromel se recusa a abordar temas problemáticos como censura e repreensão estatal de forma enfática. Apenas diz, por vezes, que os chineses tem uma relação "diferente" com a liberdade de expressão. Não sei até que ponto isso é para se poupar ou Geromel realmente vê as coisas dessa forma. De qualquer modo, é uma observação que deve ser feita.
O livro é prefaciado por uma pessoa que assina como Master Coach e PhD em coaching. Foi um primeiro impacto extremamente negativo para mim, comecei a ler com suspeitas quanto à capacidade de Geromel. Felizmente, Geromel não se mostrou o charlatão que desenhei após ler a introdução de seu livro. Vença essa primeira impressão ou pule o prefácio (não perderá muito).
Indico a leitura leve, sagaz e rica deste livro.

Morales 20/03/2021

Divisor de águas.
Abriu minha mente, nunca parei para pensar sobre a China, pensava nos chineses como pessoas sujas se educação que se alimentavam de cães, baratas, escorpiões e outros insetos por não terem o que comer.
O livro mostrou o outro lado da China, ou seja, um país comunista, que está vivendo um "novo comunismo", já estão quase passando os EUA.
Entendi o porque a soja, o arroz a carne entre outros, estão subindo tanto no Brasil. Este país que não para de crescer está comprando tudo, mérito deles, vieram primeiro, temos muito o que aprender com eles.

Passos 10/04/2021

O poder da China
Ótimo livro para conhecermos um pouco dessa potência que é a China. O autor nos leva a conhecer coisas incríveis sobre um país em crescimento muito acelerado.

Felipe 02/05/2021

O Poder da China
Um livro muito interessante e para quem curte tecnologia e como suas transformações ocorrem no mundo dos negócios, deveria ler esse livro porque a China já está presente nos quatro cantos do planeta, isso é inegável!

Quando peguei esse livro para ler, queria entender como a China se transformou ao longo dos anos e se tornou essa potência econômica mundial. Esse livro foi publicado em 2019, portanto antes da Pandemia e não leva em consideração o quanto a economia ficou “paralisada” nesse último ano e nesse início de 2021. Pois bem, o livro foca em explicar como funcionam as grandes empresas de tecnologia na China e como nascem os unicórnios, empresas que valem 1 bilhão de dólares e que a China tem aos montes, muito mais que países da Europa, Japão ou mesmo os Estados Unidos. Vamos conhecer o dono do Alibaba, uma empresa que tem como meta vender tudo, mas tudo mesmo, pela internet (e posso dizer que eles conseguem, é impressionante!); e também conhecer o dono do “WeChat”, aplicativo que a maioria dos chineses usam e que reúne dentro dele o Whatsapp, o Facebook, o Twitter, o YouTube e a Google. (pois é, eu disse que é impressionante!!)

Em vários momentos do livro, eu me espantava e ficava me perguntando como a China conseguiu fazer tudo isso que eles fizeram e fazem em tão pouco tempo. Eu queria entender também a questão social e política do país que levou a eles serem a ser o que são hoje em dia. Mas esse não é o foco do livro, apesar de no final, o autor fazer um breve retrospecto sobre como a China era uma grande potência no mundo antes mesmo de Jesus aparecer, mas caiu e foi humilhada durante um século após inúmeras guerras e depois fez um plano para retornar a sua posição de potência mundial. Apesar dessas breves explicações, fiquei com aquela vontade de conhecer mais sobre essas guerras e como o Partido Comunista Chinês conseguiu passar a imagem para a população a seguí-los e apoiá-los mesmo com um certo tipo de censura que ocorre dentro do país. Coisas que esse livro não explica.

Muito se fala sobre a China hoje e foi importante ler esse livro para tentar compreende um pouco de como eles fazem negócios e o que importa para eles nos dias de hoje. Achei o trabalho do Ricardo Geromel, autor do livro, muito interessante, ainda mais que ele mora na China a mais de 10 anos e portanto já está imerso em toda aquela cultura tanto social quanto de negócios. O importante é sabermos separar as coisas e entender que a China, de socialista ou comunista não tem nada (talvez só o nome do partido mesmo). Como eles próprios falam, o comunismo ao estilo chinês é voltado para fazer cada vez mais pessoas consumirem os produtos da China, querem estudar, produzir ciência na China e gerar dinheiro para que todos possam ter uma vida confortável e feliz, mas sempre desejando mais. Acredito que eles não estejam errados, não é mesmo?!