O brincar e a realidade

O brincar e a realidade Donald Woods Winnicott

Resenhas - O brincar e a realidade

.Lara 21/06/2023

Os livros de Winnicott são ótimos, acho que para além de quem faz psicologia e quer seguir pela psicanálise. Sua linguagem é bastante acessível para o público geral.

Carol 28/04/2021

primeira leitura de psicanálise
Para um primeiro contato com o tema achei interessante. Como os escritos mais ?recentes? do livro são da década de 70 acredito que muitas questões delicadas e hoje bem problemáticas, vão de acordo com o contexto da época. Muito interessante a forma como descreve a relação do brincar e da experiência cultural.

troca_troca.literario 13/12/2020

O Brincar e a Realidade
Autora: Winnicott

Nacionalidade:  Inglês ??

Editora: Ubu Editora @ubueditora

Senão fosse o desafio livrada de 2020 eu não teria lido o livro " O Brincar e a Realidade" . O escolhi para a categoria de um livro de psicologia.

Está ai o @bloglivrada fazendo procurar autores diferentes e estilos literários completamente fora do que estou acostumada a ler.

Winnicott foi um psicanalista inglês do século XX influente no campo das teorias das relações objetais e do desenvolvimento psicológico. Conhecido principalmente por suas ideias relacionadas ao verdadeiro e falso self, a teoria dos pais "suficientemente bons", e em parceria com sua segunda esposa, Clare Winnicott, desenvolveu a noção de objeto transicional.

Sobre o livro gostaria de destacar uma analogia feita pela o autor onde o mar e a praia representavam a relação interminável entre homem e mulher. O mar seria a mãe e a criança nasce na beira da praia. Os bebês saem do mar e são vomitados na praia, como Jonas e a baleia. Então a praia é o corpo da mãe , uma vez que a criança nasceu, e mãe e bebê, agora viável, começam a se conhecer.

?? Assisti a referência ao desenho do Jonas e a baleia no Youtube para melhor imaginar a comparação.

? Leu o livro? Me diz o que achou? Quais foram suas percepções ?

julinha_wtf 06/01/2024

Livro 2 de 2024
Esse eu comecei em 2023 mas li beem devagar por ir entendendo cada conceito psicanalítico do livro, como uma amante da psicanalise eu amo a forma como o winnicott descreve sua teoria, além de mostrar casos para exemplificar a teoria.
a teoria do fenômeno transicional é simplesmente impecável, e que me ajuda muito em alguns casos meu.
ele fechar o livro falando sobre a adolescencia foi a cereja do bolo!

Giovana456 25/01/2022

Um otimo livro pra quem se interessa pela psicanálise winnicottiana. Eu só nao o recomendaria pra quem não conhece nada da teoria de winnicott, já que, creio eu, pode ser um tanto quanto dificil compreender algumas das coisas trazidas no livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2022

Nesta obra o autor se preocupa com os primórdios da vida imaginativa e da experiência cultural em todos os sentidos, e com tudo que determina a capacidade individual de viver criativamente e encontrar vitalidade na vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571260368

Susana Santos 12/08/2023

Uma leitura que flui e que em sua maior parte é de fácil entendimento para quem já tem uma base em Psicanálise e Psicologia, mas requer estudo para uma melhor compreensão.

Rafa.alvess 24/10/2023

Recomendo muito o livro, ele traz muitos casos, o que torna a leitura mais fluida e interessante. Meu segundo livro dessa coleção do Winnicott é até agora tô bem animada pra comprar os outros.
Não é um livro super simples de entender, mas traz temas importantes para comprender melhor o porquê o autoe é importante e não apenas para a psicanálise. Gostei bastante que no final de cada capítulo tem um resumo sobre o que o deveria ficar para o leitor de mais importante do que foi lido.

Jamile.kolling 21/02/2024

Amo
Amo tudo q meu pai escreve

muitas associações, vontade de ler mais, meio q me alimento dessa teoria

Camz_ 10/04/2024

Para quem cursa psicologia
Livro muito bom. Aborda uma nova perspectiva acerca da psicanálise, pra quem quer fugir um pouco de Freud e conhecer outros autores, Winnicott é uma ótima pedida. A leitura é de fácil entendimento (pra quem já tem uma noção dos temos psicanalíticos) e compreende estudos sobre a infância e as relações mãe-bebê. Tem uma pegada bem diferente da de Freud e acho que por isso me agradou tanto. Foi recomendação de leitura de uma professora da faculdade e serviu de base para meu interesse agora em psicanálise infantil.