O brincar e a realidade

O brincar e a realidade Donald Woods Winnicott

Resenhas - O brincar e a realidade

Camz_ 10/04/2024

Para quem cursa psicologia
Livro muito bom. Aborda uma nova perspectiva acerca da psicanálise, pra quem quer fugir um pouco de Freud e conhecer outros autores, Winnicott é uma ótima pedida. A leitura é de fácil entendimento (pra quem já tem uma noção dos temos psicanalíticos) e compreende estudos sobre a infância e as relações mãe-bebê. Tem uma pegada bem diferente da de Freud e acho que por isso me agradou tanto. Foi recomendação de leitura de uma professora da faculdade e serviu de base para meu interesse agora em psicanálise infantil.

Jamile.kolling 21/02/2024

Amo
Amo tudo q meu pai escreve

muitas associações, vontade de ler mais, meio q me alimento dessa teoria

julinha_wtf 06/01/2024

Livro 2 de 2024
Esse eu comecei em 2023 mas li beem devagar por ir entendendo cada conceito psicanalítico do livro, como uma amante da psicanalise eu amo a forma como o winnicott descreve sua teoria, além de mostrar casos para exemplificar a teoria.
a teoria do fenômeno transicional é simplesmente impecável, e que me ajuda muito em alguns casos meu.
ele fechar o livro falando sobre a adolescencia foi a cereja do bolo!

Rafa.alvess 24/10/2023

Recomendo muito o livro, ele traz muitos casos, o que torna a leitura mais fluida e interessante. Meu segundo livro dessa coleção do Winnicott é até agora tô bem animada pra comprar os outros.
Não é um livro super simples de entender, mas traz temas importantes para comprender melhor o porquê o autoe é importante e não apenas para a psicanálise. Gostei bastante que no final de cada capítulo tem um resumo sobre o que o deveria ficar para o leitor de mais importante do que foi lido.

Susana Santos 12/08/2023

Uma leitura que flui e que em sua maior parte é de fácil entendimento para quem já tem uma base em Psicanálise e Psicologia, mas requer estudo para uma melhor compreensão.

.Lara 21/06/2023

Os livros de Winnicott são ótimos, acho que para além de quem faz psicologia e quer seguir pela psicanálise. Sua linguagem é bastante acessível para o público geral.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2022

Nesta obra o autor se preocupa com os primórdios da vida imaginativa e da experiência cultural em todos os sentidos, e com tudo que determina a capacidade individual de viver criativamente e encontrar vitalidade na vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571260368

Giovana456 25/01/2022

Um otimo livro pra quem se interessa pela psicanálise winnicottiana. Eu só nao o recomendaria pra quem não conhece nada da teoria de winnicott, já que, creio eu, pode ser um tanto quanto dificil compreender algumas das coisas trazidas no livro.

Carol 28/04/2021

primeira leitura de psicanálise
Para um primeiro contato com o tema achei interessante. Como os escritos mais ?recentes? do livro são da década de 70 acredito que muitas questões delicadas e hoje bem problemáticas, vão de acordo com o contexto da época. Muito interessante a forma como descreve a relação do brincar e da experiência cultural.

troca_troca.literario 13/12/2020

O Brincar e a Realidade
Autora: Winnicott

Nacionalidade:  Inglês ??

Editora: Ubu Editora @ubueditora

Senão fosse o desafio livrada de 2020 eu não teria lido o livro " O Brincar e a Realidade" . O escolhi para a categoria de um livro de psicologia.

Está ai o @bloglivrada fazendo procurar autores diferentes e estilos literários completamente fora do que estou acostumada a ler.

Winnicott foi um psicanalista inglês do século XX influente no campo das teorias das relações objetais e do desenvolvimento psicológico. Conhecido principalmente por suas ideias relacionadas ao verdadeiro e falso self, a teoria dos pais "suficientemente bons", e em parceria com sua segunda esposa, Clare Winnicott, desenvolveu a noção de objeto transicional.

Sobre o livro gostaria de destacar uma analogia feita pela o autor onde o mar e a praia representavam a relação interminável entre homem e mulher. O mar seria a mãe e a criança nasce na beira da praia. Os bebês saem do mar e são vomitados na praia, como Jonas e a baleia. Então a praia é o corpo da mãe , uma vez que a criança nasceu, e mãe e bebê, agora viável, começam a se conhecer.

?? Assisti a referência ao desenho do Jonas e a baleia no Youtube para melhor imaginar a comparação.

? Leu o livro? Me diz o que achou? Quais foram suas percepções ?