O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida Jose Saramago

Resenhas - O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA

Rayana 04/06/2024

Na hora certa
Quando vc ler o livro no momento certo e tudo se encaixa é perfeito. Esse conto chegou no momento certo, tudo q eu precisava agora esta escrito nessas páginas, agradeço a minha amg que me indicou e agradeço tb por ela estar junto cmg procurando essa ilha desconhecida. Lindo ??

ManoelaBalbino 09/05/2024

Quem somos nós se não nos conhecemos?
Um conto tanto profundo, poucas páginas que dizem tudo que precisamos

paulaferrazp 14/04/2024

?Que é necessário sair da iIha para ver a iIha, que não nos vemos se não nos saímos de nós.?

?Gostar é provaveImente a meIhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.?

Micelandia Lima 27/03/2024

Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas.Este pequeno conto de José Saramago pode ser lido como uma parábola do sonho realizado, isto é, como um canto de otimismo em que a vontade ou a obstinação fazem a fantasia ancorar em porto seguro. Antes, entretanto, ela é submetida a uma série de embates com o status quo, com o estado consolidado das coisas, como se da resistência às adversidades viesse o mérito e do mérito nascesse o direito à concretização. Entre desejar um barco e tê-lo pronto para partir, o viajante vai de certo modo alterando a ideia que faz de uma ilha desconhecida e de como alcançá-la, e essa flexibilidade com certeza o torna mais apto a obter o que sonhou.

Rafa 20/11/2023

?Pela hora do meio-dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma?.

larastephanys 23/07/2023

à procura de si mesmo
Esse conto do Saramago é maravilhoso, já tinha visto falarem muito sobre ele e hoje tive o privilégio de imergir nessa leitura tão profunda que, para mim, está a falar de quando nos propomos a olhar para nós mesmos de outras perspectivas a fim de que possamos nos encontrar, nos conhecer e nos entender a medida que nos distanciamos de nós mesmos, como ele mesmo diz: ?é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós.?

Brenda 04/02/2023

Não foi um livro que li de espontânea vontade, já que foi para um concurso. Mas eu acho que é um livro que fala sobre a auto descoberta e sobre como depois de um momento ruim nós nos reerguemos. Fala também sobre como nós temos de ficar bem antes de amar outra pessoa e como estamos em constante descoberta.

arabella 07/11/2022

fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.
"Mas quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver, se não sais de ti, não chegas a saber quem és."

Esse conto te faz refletir sobre coisas que as vezes optamos por ignorar. Essa busca pelo desconhecido que o personagem pretende se lançar é um ato de coragem que falta em nossas vidas. Traz consigo um simbolismo tocante, à procura da Ilha desconhecida não é necessariamente sobre o maior barco e o melhor homem, é sobre as coisas mais simples. "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"

Kaicchan 31/08/2022

Ilha Desconhecida
Saramago sempre parece escrever suas histórias de um grande ?e se?? E eu acho que é isso que eu mais gosto em suas histórias: esse pensar no que ocorreria, essa introspecção e esse mundo fantasioso.

Nesse pequeno conto o vemos falar sobre, principalmente, se encontrar, se conhecer, se descobrir. Perceber aquilo que está na sua frente, apenas quando vocês se distancia o suficiente para vê-lo.

Muito bom e ótimo para quem quer conhecer a escrita única do escritor. Recomendo!

Luiza.Cruz 09/03/2021

Uma metáfora sobre nossos objetivos
Primeira leitura que tive do autor, estranhei um pouco sua escrita e pontuação, mas ao passar das páginas fui me acostumando.
A metafóra é clara, sobre o quanto sempre estamos procurando e indo atrás dos nossos objetivos, mas as vezes deixamos de ver algo que já está bem na nossa frente e que talvez seja mais importante do que anceios não concretizados que temos, "gostar é a melhor maneira de ter, mas ter deve ser a pior maneira de gostar", quando o dono do barco em um sonho finalmente navega até a ilha e conclui seu objetivo, se depara que a moça da faxina não está lá, embora tudo que ele queria e correu atrás para ter estava, mas então porque ele não estava feliz nem tão pouco satisfeito?
Acho que esse conto também mostra muito das insatisfações do ser humano, sempre estamos querendo tapar "o buraco", surprir nossos anceios com ilhas, barcos, desejos, desafios concluídos, mas e depois que concluímos,o que fica? Se não um novo desejo de desejar novamente?
"E depois então, quando conquistar o último desafio, quando aprender a voar, quando achar que já tem tudo, o que vai querer depois?.."
E também vemos que o mais importante que o destino é o trajeto e quem levamos conosco.

Sarah 15/10/2020

Um belo conto
O conto é super curtinho, mas muito bonito. Saramago é sempre certeiro em suas obras. Vale a pena para refletir onde podemos encontrar as nossas próprias ilhas desconhecidas.

Nic 28/06/2020

"É necessário sair da ilha para ver a ilha".
Mais uma pequena (40 páginas) grande obra de Saramago.
Sobre nossa eterna busca por ilhas desconhecidas mesmo em um mundo onde todas as ilhas parecem já ter sido mapeadas ... Uma metáfora onde na verdade a ilha somos nós mesmos...
"É necessário sair da ilha para ver a ilha". Saramago
Um livro muito curto, um belo ponto de partida para quem nunca leu Saramago conhecer este que na minha opinião é um dos grandes escritores de todos os tempos.