The Two Towers

The Two Towers J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Jhonata 26/05/2024

As Duas Torres
Neste livro a história se desenvolve e os personagens são levados à situação extremas cada um a sua própria forma e assim podemos conhecer mais da personalidade deles. Alguns personagens mudam muito, mas tem toda uma situação que justifica as suas mudanças, e a história exige que mudem mesmo pra lidar com o que vinha pela frente.

Robim 25/05/2024

As Duas torres.
Segundo volume de uma fantasia épica, não sei o que fiz, que demorei tanto pra conhecer essa grande história. Desde o primeiro livro a ascensão dos personagens, aventuras é magnífico. Ansioso pra conhecer a terceira parte.

Escritor.Lucas 24/05/2024

Absurdo
Releitura desse clássico 20 anos após ter lido pela primeira vez. Depois de ter visto o filme dezenas de vezes, a leitura fica ainda mais prazerosa. Recomendo muito.

Julio.Fsioli 23/05/2024

Magnifico
Assim como o primeiro ( a sociedade do anel), as duas torres é magnifico, rico em detalhes que nos fazem entreter a cada página lida, deixando um mistério de curiosidades ao qual é desvendado em cada capítulo. Ressalto que fiquei surpreso aos detalhes da gigante aranha Laracna que é mais assustadora do que no filme e a batalha de Sam wise ao proteger seu mestre Frodo Bolseiro dela e do gollum, como também a grande jornada de pipin e mary com barbarvore.
Sempre achei os filmes magnificos, e mesmo assim nao é mostrado todos os detalhes e historias completas dos livros. Recomendo essa leitura para aqueles que curtem os filmes... Como mencionei... é mesmo MAGNIFICO?.

Bells 23/05/2024

São tantas coisas que tenho a dizer sobre essa jornada.

Li Senhor dos Anéis pela primeira vez com uns 15 anos, e desde aquela época, a uns 10 anos atrás me apaixonei por esse universo. E agora, com a meta de lê todos os livros do autor, decidi começar pela releitura dessas obras, que sempre tiveram um lugarzinho especial no meu coração.

Eu fico encantada com a simplicidade do autor em descrever um universo tão amplo e ao mesmo tempo tão bem construido. Ele contruiu povos, com culturas, rivalidades, estilo de vida e sua prórpia língua e costumes. O autor descreve tudo isso com maestria e beleza, não deixando de lado os valores que são transmitidos na obra, como: amizade, lealdade, sacrificio, coragem, empatia, entre diversos outros.

Os eventos da obra são muito bem descritos e detalhados, assim como a paisagem e construção dos personagens. Mas uma coisa que me fez refletir nessa releitura é a jornada de Frodo e seus companheiros: San e Smégol.

A primeira vez que li o livro era adolescente, mas hoje, sou adulta e para ajudar psicologa. Não consiguia parar de vê a jornada do Frodo como uma metafora para a nossa vida. E que metafora seria essa? Por mais pesado que seja o nosso fardo, os pensamentos que alimentamos e as amizades que cultivamos tem o poder de aumentar ou ciminuir esse fardo. Por mais justo e sábio que fosse Frodo, diversas vezes ele cabaleou no caminho, entre o que Smégol e Son falavam. Vejo que os dois podem ser uma referencia aos tipos de pensamentos que Frodo alimentava. Enquanto San trazia esperança, Smégol a tirava. Mas, olhando para eles como companheiros de Frodo percebemos o mesmo movimento.

Acho que essa jornada nos ensina algo: os pensamentos que alimentos e as pessoas com quem andamos tem poder sobre quem nos tornamos.

E claro, tudo isso faz sentido quando paramos para olhar o fato do autor trazer nessas obras seus valores cristãos. E tudo isso se alinha com maestria. É dificil não compreender a mensagem que o autor tenta nos transmitir e ao mesmo tempo, não se encanta com a forma que ele transmite sua mensagem.

Kivia Ribeiro 22/05/2024

As Duas Torres
Incrível. Esse segundo livro acompanhei com bem mais entusiasmo e não achei tão arrastado quanto o anterior.
A primeira parte que relata a jornada de Aragorn, Legolas e Gimli, o retorno de Gandalf e as aventuras de Merry e Pippin é simplesmente maravilhosa. Não conseguia me desgrudar da leitura. As batalhas dos Rohirim contra a orda de Orques e dos Ents contra Isengard (salve Barbárvore!) é apenas *chef kiss*. A segunda parte onde relata a sombria, sofrida e difícil jornada de Frodo e Sam rumo a Mordor, me prendeu também porém foi bem mais angustiante. Sofri junto com eles com toda a descrição da escuridão e trevas que os cercavam.

A sociedade e seus amigos enfrentaram grandes lutas (e percas), mas agora a guerra final está a porta, para finalmente selar o destino, com a destruição do Um e trazer novamente a esperança.

Euarzc 21/05/2024

Meu Favorito entre os três
Amei esse livro do início ao fim, amei a maneira como Tolkien dividiu os pontos de vista e foi uma lástima terminar esse sem ter o próximo na estante. A narrativa da primeira parte do livro é gloriosa e cada virada de página parece vir acompanhada de uma trilha sonora digna dos personagens honrosos que nos conduzem por essa jornada. A segunda metade é mais séria e sombria, mas, nem por isso, é inferior. É fascinante ver a história de construindo e se encaminhando para seu ápice no terceiro livro.

Tainá.J 20/05/2024

Um clássico da fantasia! 4?
A história e a escrita seguem incríveis! Adorei, principalmente, as partes em que o Gandalf aparece!

Porém não curto muito essa descrição de guerra e campos de batalha, achei bem cansativo; assim como a parte do Barbarvore e trechos similares com detalhes excessivos pro meu gosto atual.

Destaque para a narração do audiobook! Impressionante a habilidade do narrador em fazer diferentes vozes e até em fazer um determinado personagem imitar outro! ??

Cristiane 19/05/2024

Esse segundo livro da trilogia eu achei muito chato e arrastado. Quatrocentas páginas em que só caminharam, quase nada aconteceu.

Zé Guilherme 19/05/2024

Duas Torres? Dois Caminhos.
Que petardo. Um livro (ou seriam dois?) que supera o primeiro volume em quase tudo. Somos levados a acompanhar duas histórias depois do fim da Sociedade e eu não consegui parar de vibrar e me arrepiar principalmente quando as tramas se voltavam para os nossos quatro Hobbits.

A obra termina num gancho absurdo, porém mesmo assim somos presenteados com dezenas de pequenas conclusões e início de novos e promissores arcos.

Mitológico, sombrio e dramático? um espetáculo narrativo.

Leandro.Argentini 18/05/2024

Todos os sentidos são aguçados durante a leitura. Mesmo tendo visto os filmes antes é impossível não criar a minha própria versão.

Books da Nay 17/05/2024

Uma jornada inesquecível
Ler "As Duas Torres" foi uma experiência incrível. A narrativa envolvente e rica em detalhes me transportou para a Terra Média, onde acompanhei de perto as aventuras de Aragorn, Legolas, Gimli, Frodo e Sam. A complexidade dos personagens, especialmente a dualidade de Gollum, acrescentou profundidade à história. As batalhas épicas, como a do Abismo de Helm, e as alianças inesperadas, como com os Ents, me mantiveram cativada a cada página. Tolkien equilibra muito bem em sua escrita ação, emoção e paisagens deslumbrantes. Sem dúvida, uma leitura inesquecível que reforça o poder da amizade e da coragem em meio à escuridão.

andy_Pendiuk 17/05/2024

As Duas Torres
Ótima continuação, até melhor do que o primeiro livro. Gostei da narrativa partindo de diversos pontos de vista, torna a leitura menos monótona.

Minha parte favorita sem dúvida é a amizade de Gimli e Legolas, eu leria um livro inteiro só dos dois discutindo e se provocando hahaha.

As partes do Sam e do Frodo são um pouco mais cansativas de ler. Com Mordor como plano de fundo, sendo uma terra árida e sem vida, torna a leitura repetitiva (Tolkien faz questão de deixar bem claro em todo parágrafo que nenhuma árvore ou planta cresce na terra devastada).

Me sinto mal com o jeito que tratam Sméagol. Apesar de gostar muito de Sam, acho que ele poderia ser mais gentil com a criatura. Quanto à Frodo, nem tenho muito o que comentar, mais incomoda que ajuda em alguma coisa.

Elle 17/05/2024

Melhorando
Foi menos cansativo que o primeiro, as coisas começaram a melhorar. Mas, ainda cansativo.

Quando eu ler de novo, com mais atenção, faço uma resenha melhor que essa. ?

giovanaseabra 13/05/2024

?Os hobbits são, de fato, criaturas surpreendentes?
Mais uma vez, senti que Tolkien pegou minha mãozinha e foi me conduzindo pela Terra Média, descrevendo detalhes e passagens com uma generosidade sem igual! Quantos detalhes!
Essa parte da jornada é marcada por reencontros muito muito impactantes; pela sensação de que os personagens vão, aos poucos, encontrando suas próprias histórias dentro dessa história, vão se movendo em direção a lugares mais ?seus? e a papéis individuais a desempenhar com seus próprios propósitos, mas também com um
propósito comum. Também se destacaram a complexidade da relação entre Gollum, Frodo e Sam, com os sentimentos conflitantes e instáveis.
E, pra mim, esse trecho da saga ficou marcado, principalmente, pela grandeza dos hobbits! Eles vão se agigantando pela nobreza de suas atitudes de coragem, sensibilidade, altruísmo e lealdade. A medida que eles avançam na jornada, chegam a lugares onde nunca se havia ouvido falar neles e a existência de sua gente era desconhecida. Acho que assim como seus feitos: a nobreza de suas escolhas e ações não tinha precedentes e surpreende a todos os seres que os encontram ?