As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Gattera 01/06/2024

Meu precioso
Um livro com uma narrativa envolvente. Leitura robusta e complexa, o que demonstra o sucesso do título. Durante a leitura, tive alguns personagens preferidos, mas Sam ainda é o principal.

Davi Teixeira 29/05/2024

Diferente do primeiro livro, achei esse menos descritivo e um pouco mais lento, mas não ao ponto de ser enfadonho, muito pelo contrário, fiquei preso na leitura do início ao fim. Enfim, o segundo livro mantém a excelência do primeiro. Simplesmente perfeito. Espero que o terceiro mantenha o nível pra fechar com chave de ouro.

BeatrizPoz 28/05/2024

Uma aventura encantadora
Leitura maravilhosa! Assim como o primeiro, o livro é repleto de descrições detalhadas dos ambientes, povos, cultura, linguagens. É simplesmente genial, divertido e muito delicado. O livro é emocionante e bem humorado, durante a leitura tive um mix de emoções. Narra uma aventura, uma missão, com diversas facetas, me levou à emoção até boas gargalhadas. Possui uma profundidade muito grande do universo. Tolkien é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores escritores que já li.

?? mas onde há vida, há esperança.?

Jhonata 26/05/2024

As Duas Torres
Neste livro a história se desenvolve e os personagens são levados à situação extremas cada um a sua própria forma e assim podemos conhecer mais da personalidade deles. Alguns personagens mudam muito, mas tem toda uma situação que justifica as suas mudanças, e a história exige que mudem mesmo pra lidar com o que vinha pela frente.

Robim 25/05/2024

As Duas torres.
Segundo volume de uma fantasia épica, não sei o que fiz, que demorei tanto pra conhecer essa grande história. Desde o primeiro livro a ascensão dos personagens, aventuras é magnífico. Ansioso pra conhecer a terceira parte.

Escritor.Lucas 24/05/2024

Absurdo
Releitura desse clássico 20 anos após ter lido pela primeira vez. Depois de ter visto o filme dezenas de vezes, a leitura fica ainda mais prazerosa. Recomendo muito.

Julio.Fsioli 23/05/2024

Magnifico
Assim como o primeiro ( a sociedade do anel), as duas torres é magnifico, rico em detalhes que nos fazem entreter a cada página lida, deixando um mistério de curiosidades ao qual é desvendado em cada capítulo. Ressalto que fiquei surpreso aos detalhes da gigante aranha Laracna que é mais assustadora do que no filme e a batalha de Sam wise ao proteger seu mestre Frodo Bolseiro dela e do gollum, como também a grande jornada de pipin e mary com barbarvore.
Sempre achei os filmes magnificos, e mesmo assim nao é mostrado todos os detalhes e historias completas dos livros. Recomendo essa leitura para aqueles que curtem os filmes... Como mencionei... é mesmo MAGNIFICO?.

Bells 23/05/2024

São tantas coisas que tenho a dizer sobre essa jornada.

Li Senhor dos Anéis pela primeira vez com uns 15 anos, e desde aquela época, a uns 10 anos atrás me apaixonei por esse universo. E agora, com a meta de lê todos os livros do autor, decidi começar pela releitura dessas obras, que sempre tiveram um lugarzinho especial no meu coração.

Eu fico encantada com a simplicidade do autor em descrever um universo tão amplo e ao mesmo tempo tão bem construido. Ele contruiu povos, com culturas, rivalidades, estilo de vida e sua prórpia língua e costumes. O autor descreve tudo isso com maestria e beleza, não deixando de lado os valores que são transmitidos na obra, como: amizade, lealdade, sacrificio, coragem, empatia, entre diversos outros.

Os eventos da obra são muito bem descritos e detalhados, assim como a paisagem e construção dos personagens. Mas uma coisa que me fez refletir nessa releitura é a jornada de Frodo e seus companheiros: San e Smégol.

A primeira vez que li o livro era adolescente, mas hoje, sou adulta e para ajudar psicologa. Não consiguia parar de vê a jornada do Frodo como uma metafora para a nossa vida. E que metafora seria essa? Por mais pesado que seja o nosso fardo, os pensamentos que alimentamos e as amizades que cultivamos tem o poder de aumentar ou ciminuir esse fardo. Por mais justo e sábio que fosse Frodo, diversas vezes ele cabaleou no caminho, entre o que Smégol e Son falavam. Vejo que os dois podem ser uma referencia aos tipos de pensamentos que Frodo alimentava. Enquanto San trazia esperança, Smégol a tirava. Mas, olhando para eles como companheiros de Frodo percebemos o mesmo movimento.

Acho que essa jornada nos ensina algo: os pensamentos que alimentos e as pessoas com quem andamos tem poder sobre quem nos tornamos.

E claro, tudo isso faz sentido quando paramos para olhar o fato do autor trazer nessas obras seus valores cristãos. E tudo isso se alinha com maestria. É dificil não compreender a mensagem que o autor tenta nos transmitir e ao mesmo tempo, não se encanta com a forma que ele transmite sua mensagem.

Kivia Ribeiro 22/05/2024

As Duas Torres
Incrível. Esse segundo livro acompanhei com bem mais entusiasmo e não achei tão arrastado quanto o anterior.
A primeira parte que relata a jornada de Aragorn, Legolas e Gimli, o retorno de Gandalf e as aventuras de Merry e Pippin é simplesmente maravilhosa. Não conseguia me desgrudar da leitura. As batalhas dos Rohirim contra a orda de Orques e dos Ents contra Isengard (salve Barbárvore!) é apenas *chef kiss*. A segunda parte onde relata a sombria, sofrida e difícil jornada de Frodo e Sam rumo a Mordor, me prendeu também porém foi bem mais angustiante. Sofri junto com eles com toda a descrição da escuridão e trevas que os cercavam.

A sociedade e seus amigos enfrentaram grandes lutas (e percas), mas agora a guerra final está a porta, para finalmente selar o destino, com a destruição do Um e trazer novamente a esperança.

Euarzc 21/05/2024

Meu Favorito entre os três
Amei esse livro do início ao fim, amei a maneira como Tolkien dividiu os pontos de vista e foi uma lástima terminar esse sem ter o próximo na estante. A narrativa da primeira parte do livro é gloriosa e cada virada de página parece vir acompanhada de uma trilha sonora digna dos personagens honrosos que nos conduzem por essa jornada. A segunda metade é mais séria e sombria, mas, nem por isso, é inferior. É fascinante ver a história de construindo e se encaminhando para seu ápice no terceiro livro.

Tainá.J 20/05/2024

Um clássico da fantasia! 4?
A história e a escrita seguem incríveis! Adorei, principalmente, as partes em que o Gandalf aparece!

Porém não curto muito essa descrição de guerra e campos de batalha, achei bem cansativo; assim como a parte do Barbarvore e trechos similares com detalhes excessivos pro meu gosto atual.

Destaque para a narração do audiobook! Impressionante a habilidade do narrador em fazer diferentes vozes e até em fazer um determinado personagem imitar outro! ??

Cristiane 19/05/2024

Esse segundo livro da trilogia eu achei muito chato e arrastado. Quatrocentas páginas em que só caminharam, quase nada aconteceu.

Zé Guilherme 19/05/2024

Duas Torres? Dois Caminhos.
Que petardo. Um livro (ou seriam dois?) que supera o primeiro volume em quase tudo. Somos levados a acompanhar duas histórias depois do fim da Sociedade e eu não consegui parar de vibrar e me arrepiar principalmente quando as tramas se voltavam para os nossos quatro Hobbits.

A obra termina num gancho absurdo, porém mesmo assim somos presenteados com dezenas de pequenas conclusões e início de novos e promissores arcos.

Mitológico, sombrio e dramático? um espetáculo narrativo.

Leandro.Argentini 18/05/2024

Todos os sentidos são aguçados durante a leitura. Mesmo tendo visto os filmes antes é impossível não criar a minha própria versão.