Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


636 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Patty Lima 24/05/2024

Apesar de ser uma releitura escrita em um gênero diferente do original, a linguagem reflete fielmente a época em que foi escrita. As imagens caricatas traduzem as personagens criadas por Gil de forma fiel e bem-humorada. Recomendo a leitura a todos interessados na época do Humanismo.
comentários(0)comente



Lisa 24/05/2024

Não diria que tenho muita propriedade pra fazer uma resenha deste livro, pois não costumo ler livros com a escrita tão complicada, antiga. Em grande parte, por conta disso, não gostei do livro.
Entretanto a história é boa, foi enorme para a época, claro.
Ainda assim, não é um livro que me deu prazer algum em ler.
comentários(0)comente



Nanda 23/05/2024

O auto da barca do inferno
Foi uma leitura para um trabalho da escola, mas no fim acabei gostando da leitura e de como as palavras eram, achei um livro interessante e com uma forma de mostrar a hiprocrisia social
comentários(0)comente



giovannhastore 23/05/2024

Bom para o contexto
Li esse livro por causa da escola, mas acabou sendo uma leitura interessante, legal a crítica que Gil Vicente faz a sociedade, apesar de no início eu achar difícil de entender por causa do português, com o decorrer da leitura(que por sinal é bem rápida) fica fácil de "calcular" a língua na cabeça
comentários(0)comente



FoorBernardes 22/05/2024

Se você gosta de teatro, não tem com tu estudar essa arte sem passar pelo texto de Gil Vincent e seus Autos, é simplesmente sensacional. A denúncia que ele faz à sociedade da época, entretanto se formar cômica, é muito pika! Leiam que vale a pena
comentários(0)comente



Lara328 22/05/2024

?
Só li pq vou ter prova desse livro amanhã
Muito chatoooooooóoooooooooooóooooooooooooooooooóooooooook
comentários(0)comente



Mariana 20/05/2024

Para fins totalmente acadêmicos...
Ultimamente só tenho conseguido ler livros para a escola, então vou salvá-los aqui também.

Esse, de uma forma resumida, conta que existia duas embarcações: uma que leva para o céu e outra para o inferno.

Ali seria uma forma de representar o juízo final, onde a vida da pessoa em terra era avaliada e seu destino designado.

Apesar do português antigo utilizado, por ser uma obra antiga, as vezes pode ser complicado de entender alguns trechos, mesmo tendo sido realizada a adaptação e facilitado alguns trechos mais complicados.
comentários(0)comente



Lucas.soster 19/05/2024

Um livro interessante, uma crítica muito boa aos homens e mulheres da época em que foi escrito.
Uma obra que mostra os erros e acertos nas pessoas da época.
Bebelll 20/05/2024minha estante
Como você fez para ler tão rápido esse livro??




Biblioteca Álvaro Guerra 16/05/2024

Suas críticas não poupam ninguém - fidalgos, padres e magistrados mas também sapateiros e ladrões. Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo. Ninguém é salvo ou condenado em função de sua classe social.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8516050238
comentários(0)comente



Natanny 15/05/2024

"Eu cuidava que tinha feito quanto pude por ganhar o Paraíso, e agora vejo que sou lobo e não cordeiro."
Esta leitura foi feita para um trabalho da faculdade, onde eu teria que desenvolver uma análise crítica + resenha. Aqui irei postar somente a breve resenha normalmente, mas caso queira ler a análise completa, é só me seguir lá no instagram: @autora.nath | é só entrar no link da bio que todas as minhas resenhas estão lá :)

Gil Vicente, um dos mais proeminentes dramaturgos da literatura portuguesa do Renascimento, utilizou a obra "Auto da Barca do Inferno" como um veículo para uma crítica social incisiva. Esta peça, escrita em 1517, é uma sátira moralista que revela os vícios e pecados de diferentes estratos da sociedade de sua época. Mas não se deixe enganar; Vicente utiliza um formato alegórico, em que as almas dos mortos são confrontadas com suas ações em vida enquanto esperam na beira de um rio para embarcar em uma das duas barcas: a do Inferno ou a da Glória.

O autor concebeu a obra como parte de uma trilogia conhecida como "Trilogia das Barcas", que inclui também "Auto da Barca do Purgatório" e "Auto da Barca da Glória." Nesta obra específica, ele apresenta uma galeria de personagens típicos — incluindo um fidalgo, um onzeneiro, um frade corrupto, uma alcoviteira e um parvo — cada um representando um arquétipo social e moral específico. Através do diálogo e da interação com os barqueiros Anjo e Diabo, Vicente expõe a hipocrisia, a corrupção e os desvios morais que percebia na sociedade portuguesa do início do século 16.

O próprio autor, em suas notas e prefácios, explica que sua intenção era tanto moralizar quanto entreter, utilizando o humor e a ironia para tornar a crítica mais acessível ao público. Ele emprega o teatro como um espelho para a sociedade, onde as falhas humanas são expostas e julgadas de maneira pública e, ao mesmo tempo, convida os espectadores a refletirem sobre suas próprias condutas.

No fim, "Auto da Barca do Inferno" é uma peça que transcende o entretenimento, atuando como uma ferramenta didática e crítica, convidando à reflexão sobre a moralidade e os valores sociais. A obra de Gil Vicente continua a ser estudada e valorizada não apenas por sua qualidade literária, mas também por sua profunda relevância cultural e social.

site: https://msha.ke/natannysouza
comentários(0)comente



Maria1691 09/05/2024

O auto da Barca do inferno
Achei o livro muito bom e interessante, nunca li um livro assim... A escrita e os outros detalhes, foram novidade para mim!
Não sei bem o que dizer... Entendi, mas ao mesmo tempo sinto que não compreendo 100%. Talvez se eu fizer uma releitura e ler outras resenhas sobre, eu consiga abrir mais a mente!
comentários(0)comente



Valle6 08/05/2024

Amei
Li por causa da escola e depois assisti um teatro em lisboa sobre (q o diabo era lindao mas namora ???) mas por incrivel q pareca eu gostei mto
Lulu Villas 14/05/2024minha estante
KKKKKKKKKK




Davidson.Chagas 03/05/2024

Uma boa peça
Apesar da linguagem, que eu penei pra entender, o Auto da Barca do Inferno é uma peça interessante e engraçada (principalmente no final). Demorei pra ler? Sim. Passei o Ensino Médio inteiro com vontade, mas só vim ler agora, na faculdade.

Não me arrependo, mas não é uma obra tão grandiosa para mim, pessoalmente.
comentários(0)comente



Gus 02/05/2024

Não conhecia o livro. Li apenas por conta da escola, mas que bom que eu li. A trama é divertida. A linguagem é complexa por se tratar de uma obra antiga, porém quando você entende, fica bem melhor. Não é um livro enorme, é curto no caso. Perfeito para se ler em uma tarde de uma só vez. Chega a ser cômico as situações e os personagens. Recomendo bastante pois é um fonte de repertório sobre o humanismo.
comentários(0)comente



Doug 01/05/2024

.
Tive que ler por causa da escola,mas não foi uma leitura ruim. É um livro até que divertido,recheado de críticas sociais.
comentários(0)comente



636 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR