O Último Voo das Borboletas

O Último Voo das Borboletas Kan Takahama

Resenhas - O Último Voo das Borboletas

Larissa Silva 05/06/2024

Uma história inspirada em relatos reais dos bordéis japoneses onde uma mulher tem sua vida sacrificada desde pequena e depois de ser resgatada de sua cina se vê novamente vivendo a mesma vida e dessa vez a condenação é para sempre.
Razoável, não traz grandes emoções apesar de o tema ter potencial para despertar várias sensações de raiva e empatia.

Dragons 14/05/2024

Bem interessante e gostoso de ler. Trata de forma leve a exploração das mulheres japonesas de maneira a relembrar o quanto o gênero feminino sofreu - e ainda sofre.

Franciele 01/04/2024

Bonito, interessante, necessário
Voltando a ler Mangá após 16 anos e até as primeiras 3 páginas, senti desconforto com a ?forma diferente de ler?. Com uma arte delicada e belíssima, é vendido como uma história de amor sensível que acaba se tornando triste e bela, mas é importante observar o trabalho político da autora ao mostrar que tal beleza no triste advém de uma privação de direitos básicos e violência de gênero que ultrapassa diversas épocas e culturas.
Alan.Oliveira 01/04/2024minha estante
Ótima análise. Gostei da nota sobre a roupagem política contida na obra. Bem vinda de volta a sétima arte. Quem te indicou essa leitura? ?

Franciele 01/04/2024minha estante
Meu amigo de longa data: Rafinha ??

Alan.Oliveira 01/04/2024minha estante
Muito bom gosto ele ???

Denilson 04/02/2024

Arte magnífica e desenvolvimento interessante
A história é incrível, pois nos transporta para um período de transição no Japão, quando o país se abre para outras nações, especialmente as europeias. Isso gera um choque cultural interessante que é explorado ao longo da trama. A arte do livro é lindíssima, tanto na representação dos cenários quanto na criação dos figurinos dos personagens da época.

No que diz respeito à narrativa, ela se desenvolve de forma gradual até a metade do volume, destacando os aspectos cotidianos da vida de Kichou. Contudo, é na segunda metade que a história realmente engrena, com desenvolvimentos cruciais para o desenrolar da trama.

Em geral, recomendo o livro para qualquer pessoa que queira uma boa história. Uma crítica pessoal seria considerar a redução das histórias apresentadas no início do volume, dando mais ênfase ao desenvolvimento dos personagens na parte central e final da obra. Isso proporcionaria um final mais suave para historia.

Pett 30/12/2023

Sensível, triste e belo
Uma história sensível, que de maneira delicada aborda várias nuances da vida de uma prostituta de luxo do Japão do sec. XIX.

eu não tenho palavras pra descrever esse mangá. Algo que em tão poucas páginas consegue ser tão profundo, tão tocante. A arte é belíssima, e a forma como a narrativa vai se desenrolando me agradou bastante. Me pegou de surpresa pois eu não esperava gostar tanto, um verdadeiro soco no estômago.

Infelizmente não posso dar mais detalhes sobre a história pois quanto menos vc solver melhor.

Com certeza, uma das melhores coisas que li esse ano.

Gabi 16/12/2023

Uma reflexão histórica
A HQ tem traços marcantes e bem desenhados, o que torna o layout fácil de ler e compreender. E a história em si, é de prender o leitor do início ao fim, com a protagonista sendo tida como a mulher mais desejada do bordel onde trabalha, mas que carrega tristezas do passado consigo, amores e muito dinheiro perdido. Mas apesar de muita confusão e desafios, a moça ainda é bastante gentil e inteligente e tenta ajudar a família que deixou pra trás com toda a intensidade que pode.
É bastante bonito e triste o desenvolver da história, mas tem uma perspectiva história, que segundo a própria pessoa que escreveu essa história, tenta se manter fiel a realidade apesar dos traços de ficção e romantização.

Giovani 14/12/2023

A arte aqui é belíssima, detalhada, delicada e impactante. A narrativa gradualmente se desenrola, mostrando seus mistérios. É uma história melancólica, sensível, bela.

Trabach0 19/11/2023

Lindo e delicado
Uma história delicada, que fala de amor de família, que põe à prova sentimentos como orgulho e vaidade.

Em poucas páginas a autora não só nos encanta como também nos transporta para outro tempo, nos envolve em uma trama que é capaz de quebrar muitos de nossos preconceitos e nos faz perceber quão complexos são os sentimentos humanos e até que ponto somos capazes de ir por aqueles que amamos.

Kichou teve uma infância difícil e se prostituir não foi uma decisão que ela tenha tomado por conta própria, muitas garotas daquela época acabavam tendo o mesmo destino e na maioria das vezes quem as levava isso era sua própria família.

Apesar de toda essa carga, não temos uma protagonista amargurada, apesar de toda a sua trajetória sofrida, ela ainda mantém sua essência e bondade.

Outros personagens também trazem toda uma carga emocional para história e dão profundidade a narrativa fazendo com que ela seja muito mais do que uma história de amor.

Bea Albuquerque 16/10/2023

Confesso que não era o que eu esperava.
O mangá é ambientado em um bordel, com prostitutas de luxo. E a principal guarda um trágico segredo. Eu gostei, mas poderia só ter um final mais desenvolvido. Quando eu estava me prendendo a história ela acabou.

Wanessa_Gabriela 09/09/2023

Interessante, pra dizer o mínimo.
Um mangá que se passa na era Edo no Japão, entre 1603 e 1868, onde o foco é mostrar a realidade de prostíbulos, mais especificamente dos de luxo, e como cada mulher chegou lá, viveu, e quando pôde sair, o que aconteceu.
É interessante demais acompanhar a Kichou e o Kenzo, cada um em sua vida e suas dificuldades, muito mais dificuldades que qualquer outra coisa, vale salientar.
A autora fez um trabalho completo e bem pesquisado a respeito de como era Nagasaki na época, como eram os bairros, as gírias utilizadas, até mesmo as interações com outras nações na mesma época. Saber como era o avanço da medicina, das navegações, das guerras foi também de grande importância para compor a narrativa.
Devo dizer que a Tan Takahama além de ótima escritora é uma ótima mangaká. A arte é belíssima! Delicada, de traços finos que retratam bem o local e as pessoas, além de uma sensibilidade maravilhosa pra exprimir algo tido como ?sujo? e que é uma realidade pra lá de difícil.

Iris 11/08/2023

O desafio era fazer uma leitura de perspectiva de povos amarelos e eu quis ler um mangá (coisa que sempre leio) mas com uma obtenção diferente, a de refletir e aprender algo novo. E esta história me trouxe essa experiência, além de ter uma ilustração lindíssima, me trouxe vários aprendizados sobre a cultura e história de uma população, de forma muito sutil.

Ah! É muito importante ler o posfácio e o glossário no final, traz uma outra experiência de leitura

Wania Cris 19/07/2023

Mal começou já acabou...
Trata-se de um recorte sobre a vida de uma prostituta de luxo do Japão e os motivos pelo qual ela se submete a essa vida.

Achei tudo muito superficial, não sei se pela história se pelo tamanho da obra. Mal começou e já tinha acabado. Poderia ser mais aprofundado...

Jaque Monteschio 17/05/2023

Perfeição
Não tenho palavras para descrever esse mangá.
Sensível, tocante e viceral. Conta um pouco do Japão no século XIX.
Perfeito demais, super indico.

Henggo 27/04/2023

Delicadeza e sentimentos
É muito bonito ver como os japoneses têm tanto orgulho da cultura dos mangás que tratam essa arte como um pequeno tesouro. Aqui, além da trama cheia de referências históricas e de um conteúdo sensível, o cuidado com os detalhes, os traços, a iluminação, até onomatopeias que traduzam o som dos instrumentos usados na época, tudo é de um primor estonteante. "O último voo das borboletas" é uma leitura rápida, sim, mas que traz tanta bagagem, tantas camadas, tantas possibilidades, que parece ser uma obra maior. Ao menos para mim, passou muito rápido. E é interessante ver que o trabalho de pesquisa da autora foi tão intenso que, após o término dos quadrinhos, o "Posfácio" e o "Glossário" são complementos do conhecimento que, por si só, perfazem ainda mais tramas. Incrível obra.