Sol e Tormenta Leigh Bardugo

Resenhas -

Liah_.h 22/05/2024

Nota Dó
Nunca odiei tanto um livro como esse. Não gosto da Alina, não gosto do Maly. O que salva nesse livro sem dúvidas alguma é o Nikolai e o David.

Fabiola.khamis 22/05/2024

Incrível
Eitaaa! Achei melhor que o primeiro livro e ainda bem melhor que a série!

Nesse aqui não são só algumas diferenças de caminho entre livro e série, mas tudo é mais aprofundado, mais cenas e acontecimentos e isso faz a história ter muito mais sentido.

Ainda gosto do jeito que a série juntou os livros, e fez o Cross over com a série six of crows, mas agora meu coração está mais com o livro do que com a série.

paulapslva 22/05/2024

"Quando as pessoas dizem impossível, geralmente querem dizer improvável."
'Sol e Tormenta' escrito pela Leigh Bardugo, é o segundo volume da triologia Grisha e, diferente do primeiro livro, essa continuação não foi tão fiel a segunda temporada da adaptação da Netflix como 'Sombra e Ossos' foi. Porém, não sei dizer se esse detalhe foi uma coisa boa ou ruim, já que não fiquei satisfeita com o final da série, mas também essa leitura não me agradou tanto quanto eu esperava e senti que foi uma enrolação do início até o fim.

Dessa vez fui surpreendida, já que como citado anteriormente, o desenvolver da história da segunda temporada da série e do segundo volume da saga de livros foram bem distintos. No quesito de informações e exploração de universo, a série ainda sai ganhando.

Porém, mesmo que a leitura tenha sido bem entediante na maioria do tempo, algumas coisas apresentadas foram bem interessantes, como as novas criaturas do Darkling, sua estranha conexão com a Alina, que me lembrou bastante a conexão entre Rey e Kylo Ren no Episódio VIII de Star Wars, e um grupo fanático pela Conjuradora do Sol, ou melhor, Sankta Alina. Toda a ação foi guardada para o final e tudo aconteceu extremamente rápido, por volta de dois capítulos, e isso foi algo que me incomodou.

Se eu avaliei esse livro com três estrelas, pelo menos metade disso é só por causa do Nikolai, facilmente o melhor personagem apresentado nesse livro e espero muito que ele retorne no próximo volume. Adorei os gêmeos Tolya e Tamar, apesar de saber pouco sobre eles, e em comparação com o resto, todo meu ódio é direcionado ao Maly, o personagem mais insuportável e desnecessário, que só sabe choramingar por aí enquanto uma nação inteira está lidando com uma ameaça enorme, já que ele acha que a atenção de sua amiga de infância é a coisa mais importante que existe nesse mundo e ainda fica bravinho se algo não acontece do jeito que ele quer. Senti falta da presença do Darkling, mas acredito que isso vá mudar no terceiro livro, e gostei bastante da evolução da Alina no final.

A escrita da autora é muito boa, só acho que o ritmo dessa história não está me prendendo tanto, então talvez seus outros livros me agradem mais. Vou dar mais uma chance e estou até animada para ler o volume final dessa triologia.

Wender.Carlos 22/05/2024

Sol e Tormenta
Neste segundo livro da saga, temos uma continuação direta dos eventos de "Sombra e Ossos". Após a expansão da Dobra, Alina se culpa pelas mortes enquanto deve fugir com Maly.

Nesta continuação, a narrativa e o ritmo evoluem significativamente, trazendo eventos frenéticos e personagens marcantes.Entre esses personagens, destaca-se Sturmhond, um corsário com uma história profunda que será revelada ao longo da trama, com momentos cativantes e segredos surpreendentes. Além disso, sua tripulação única oferece uma nova perspectiva sobre este universo.

Também notamos as divergências entre as visões de Darkling e Alina e como ela se transforma ao longo da trama, passando por um arco de evolução interessante, superando algumas inseguranças, mas também se afastando daqueles que querem protegê-la.

Há muitos momentos nesta narrativa que manterão o leitor em suspense, com revelações tão impactantes que será difícil parar de ler. O final é incrível, apresentando uma reviravolta impressionante. Uma continuação épica para a história já aclamada no primeiro livro.

Aninha508 21/05/2024

Eu demorei um pouco pra ler esse livro, mas eu gostei. Ele ma mesma linha de sombra e ossos no ponto que os dois são um pouco parados e nos últimos 2/3 capítulos acontece tudo de uma vez. Estou ansiosa para terminar essa trilogia.

Belaa2 26/05/2024minha estante
Verdade

maria1691 20/05/2024

Mais interessante que o primeiro
Achei esse um pouco mais interessante e mais personagens interessantes.

Mas é sempre aquilo lutar, perder e fugir.

Achei o Sturmhond um bom líder e gostei bastante dele, ele sabe ser bom, gostei também de descobrir quem ele realmente é, fez eu gostar mais dele, os gêmeos são interessantes também.

O casal sem química continua e meio forçados.

O darkling continua bom e sabe ser o vilão, é super manipulador adoro isso nele, e ele sabe ser realista, muitas vezes quis q a alina ficasse do lado dele mas ela é sem sal e bestinha.

Não consigo de jeito nenhum entender essa alina, ela n aproveita as oportunidades que tem e só quer ficar correndo atrás do maly que parece n ligar pra ela em muitos momentos. Queria que ela ficasse com o príncipe, só por diversão pelo menos, mas ela é muito chata e besta.

Creio que oq me ajudou a gostar mais desse do que do primeiro foi o Nikolai.

O final teve mais emoção pq me fez ter ódio do príncipe mais velho e me fez ficar triste com o ocorreu com todos aqueles grishas. Mas fez ficar tudo mais interessante, principalmente com o que aconteceu com a alina e o darkling.

Sinceramente queria muito a alina ao lado do darkling, o que poderia acontecer e oq ele faria.

Nataly 19/05/2024

Ainda não tenho uma opinião formada sobre essa trilogia. Tudo que posso dizer é que não são ruins, só não estou estusiasmada com o desenrolar dos livros. Vou culpar a falta de carisma da Alina que não sabe o que quer e fica sofrendo pelo boyzinho chato que eu esqueço o nome.
Gabi.anna 19/05/2024minha estante
Kkkk tô lendo esse aí, bem pior que o primeiro

Nataly 19/05/2024minha estante
Forças, guerreira!

Gabi.anna 19/05/2024minha estante
Obg kkkk hj consegui voltar um pouquinho, li vinte páginas, mas fazia mais de uma semana que não toquei no livro

Anna2348 18/05/2024

Não sei oq escrever
De todos eles acho que foi o que mais arrastou pra mim, coloquei mais fé do que devia e ficou meio paia.
Bastante plots na história e é bem escrito, mas enrola um pouco pra ler. ??

Samyra 18/05/2024

Gostei bastante do livro, muito boa a história, o final chocante.
Já tô ansiosa pra ler o último livro da trilogia

leavemebrokn 17/05/2024

esse foi um tiquinho (muito) mais parado que o primeiro e confesso que tive que me forçar a ler as 150 primeiras páginas mas valeu totalmente a pena pelo final!!! passei muita raiva com o maly, me apaixonei pelo nikolai e quis MORRER a casa aparição do darkling

bryangy80 14/05/2024

Alina, você é INCRIVELMENTE BURRA
Eu amei a historia, amei como retrataram os amplificadores, gostei muito do inicio estilo Piratas dos Caribe com um Jack Sparrow ruivo e falso (e que guarda um grande segredo), achei que ficou um pouco chato do meio para o final da historia, mas também amei ver a treta da Alina vendo o Darkling (o velho tarado) e gostei da forma que retrataram a mudança de personalidade da Alina quando se tem poder. Plots muito legais, Alina ficou mais chata e burra, com + mais + é igual a +, Maly ficou igualmente chato, Zoya (a Zoiuda) continuou chata, basicamente, peguei raiva de todos os personagens. Sobre os personagens novos, o Tolya e a Tamar são os unicos personagens de boa, porque de resto é só ladeira a baixo, Vasily, personagem mais chato, Nicolai é legal, mas também peguei raiva dele, porque? Porque sim! Baghara... só tristeza, gosto muito da sua personagem, mais ficou "cega" de tristeza. Amo demais a Genya e fiquei chocado com o que aconteceu com ela, inclusive, aquele final!!!!!!!!!!! Acho que vou dar uma nota maior porque eu e minha amiga lemos o livro ao mesmo tempo e ficávamos falando mal sobre tudo e todos e teorizávamos (acertamos bastante coisa), isso fez com que eu gostasse mais da historia.

estantedataya 12/05/2024

O LIVRO NÃO É RUIM, PELO CONTRÁRIO
COMO AS PESSOAS PODEM DIZER QUE ESSE LIVRO É RUIM???? A história foi incrível, cheia de reviravoltas, falas maravilhosas (especialmente do Darkling) e com um final de explodir cabeças.

Acho que não li o mesmo livro que as outras pessoas, só pode.

A única coisa que teria deixado o livro ainda melhor seria se a escritora tivesse feito diferente quanto ao relacionamento da Alina com Darkling, porque havia muito potencial para seguir um caminho totalmente diferente entre eles. Netflix tá aí pra provar isso, quem viu a série vai saber do que estou falando.

Mas a história, do jeito que é, continua maravilhosa.

Gabriella911 11/05/2024

Sol e Tormenta
O livro ta otimo,e ja vou quero muito começar o outro,por mais que o livro 1 foi bom o 2 foi muito mais e espero que o terceiro continue no mesmo ritmo,a historia me prendeu do inicio ao fim e eu gostei bastante das novas participaçoes como Tolya e Tamar e definitivamente Nikolai,serio que personagem

a historia foi se desenvolvendo muito bem e eu li ate que bem rapido ent eu recomendo