Romeu e Julieta

Romeu e Julieta William Shakespeare

Resenhas - Romeu e Julieta

1976 encontrados | exibindo 181 a 196

Liih.Meira 11/03/2023

Segundo livro que leio de Shakespeare. É um livro bem romântico e melancólico, que aliás não é muito a minha "praia". Mas gostei, e continuarei a ler mais obras deste autor.

Nanda 25/01/2021

Clássico
Como já conhecido, é um clássico melancólico. Mas ler de forma crua e independente, sem a interferência de outras interpretações é uma sensação única!

Isabela 15/08/2020

Romeu precisava de terapia
caramba, bicho, como assim numa hora Romeu tá completamente desiludido por Rosalina e na seguinte já tá babando por Julieta? chernoboy

mas amei

"ROMEU Há mais perigo nos teus olhos, dama
Do que em mil armas. Diz-me algo de doce,
E a tudo então serei invulnerável.
JULIETA Ah, por Deus, eu não quero que te vejam!
ROMEU Tenho o manto da noite, que me oculta.
E, a menos que me ames, nada importa.
Melhor que em ódio alheio a vida acabe,
Do que, sem teu amor, adiar a morte." (p. 98)

"FRADE O amor dos jovens mora, já percebo,
No caprichoso olhar, e não no peito.
Por Rosalina, um vasto mar de pranto
Lavou teu rosto, enfermo de quebranto!
Tentaste preservar no sal do rosto
O amor, que, mesmo assim, perdeu o gosto!
O céu ainda recorda teus suspiros;
Teu choro ainda ecoa em meus ouvidos;
E na tua face permanece a marca
De uma lágrima antiga e apaixonada.
Eras tu mesmo? E aquela dor - foi tua?
Amavas Rosalina! Ah, tudo muda!
Anota este provérbio de importância:
Damas, temei dos homens a inconstância!" (p. 105)

"JULIETA Quem pode calcular sua fortuna
Não passa de mendigo." (p. 119)

Aninhar0 02/05/2021

Uma grande tragédia
O amor é fumo aceso em ventos suspirantes;
Se satisfeito, brilha ? um fogo entre amantes;
Negado, vira um mar de tormentoso pranto.
E o que mais é o amor? Discreta insanidade;
É fel que engasga o peito e é doce amenidade.?

Roanny.Oliveira 05/01/2021

Essa estória é tão linda..
É o tipo de livro que te deixa totalmente preso e apaixonado pela escrita.
Amei!

oursapphism 13/01/2021

Essa leitura me surpreendeu bastante. Diferente do que eu pensava, a escrita de Shakespeare é envolvente e faz a leitura fluir muito bem. E preciso mencionar o quão engraçado são os diálogos. Sei que muitas pessoas não se interessam nessa leitura, porque num primeiro momento a impressão que temos é de que deve ser algo chato e entediante, mas eu recomendo dar uma chance.

duda 26/10/2021

atemporal
MUITO bom, soss

eu achava que seria bem chatinho e maçante por ser um livro antigo e de linguagem densa (além de ser em forma de roteiro de peça), mas me prendeu MUITO, e a leitura fluiu perfeitamente bem. um dos meus clássicos favoritos com ctz vei

raigabrielg 15/04/2023

Do meu passado para a atualidade
Reler essa obra de William Shakespeare foi sensacional; e com a mentalidade de agora pude perceber os temas variados que ele aborda - é surpreendente e atemporal a escrita e histórias de Shakespeare.

Sem dúvida alguma ele é um dos únicos escritores de clássico que eu suporto, admiro e me encanto sempre que leio.

Ps: eu posso até não ter chorado dessa vez, mas ainda sim meu coração pesou com essa tragédia.

??

Sabrina758 25/05/2023

Romeu e Julieta foi uma leitura que me surpreendeu muito, talvez o clássico mais fácil e fluido que li até então. Apesar de tudo acontecer de forma rápida, tem uma intensidade bem característica. Gostei de como explora as emoções e a entrega de dois jovens que, praticamente nem se conhecem, mas estão dispostos a tudo por reciprocidade. Pensar na idade deles e a forma como se relacionam dá até um tom engraçado, mesmo que tudo isso tenha acabado de forma trágica.

O contexto histórico, a intriga entre as famílias, a relação entre servo-senhor, riqueza e pobreza, são algumas das coisas que também chamam a atenção aqui. Gosto da reflexão sobre a tragédia em si, afinal a rixa familiar, que foi a responsável por eles terem mantido o caso em segredo, era algo reproduzido e repetido sem ser questionado pelos mesmos.

Por fim, foi uma leitura dinâmica que eu gostei bastante de fazer e pretendo revisitar para extrair mais da peça.

Biiah-chan 03/03/2013

Resenha: Romeu e Julieta - William Shakespeare
Um dos casais mais famosos, se não o mais famoso da literatura universal, a tragédia aclamada e apreciada por todos, tanto em livros como em teatros, cinema e até no docinho. Uma das primeiras obras de William Shakespeare escrito entre 1591 a 1595.

O amor proibido de dois adolescentes que apenas queriam amar um ao outro, porém as famílias eram poderosas e inimigas, puro azar que a cidade de Verona presenciou. Os dois se conheceram em um baile, Romeu se encantou por Julieta desde o momento que a viu, e a moça retribui todas as gracinhas. Depois de conversarem um pouco já descobrem que são frutos das famílias que vivem em conflitos: os Montecchio e os Capuleto. Afastam-se e Julieta confessa as estrelas que tem um amor proibido, Romeu, que está escondido nos arbustos escuta a revelação e a pede em casamento para o dia seguinte (rapidinho, hein?).

Como tudo tinha de ser secreto, contaram com a ajuda de todos os seus amigos sinceros, amas, freis e amigos se envolve e tudo corre bem até que a cerimônia se realiza. Acontece uma briga e Romeu mata uma pessoa, o príncipe que gostava muito dele permitiu que ficasse vivo, porém que vivesse em outra cidade. Mesmo com as dificuldades, Julieta manda uma ama para se encontrar com Romeu e lhe dar alguns presentes como prova de amor e espera pelo marido (anéis, lenços, etc.), Romeu se encontra secretamente com Julieta e eles têm uma noite de amor, porém pela manhã, ele vai embora para uma cidade mais distante e a família Capuleto, sem saber do casamento secreto, decide casar Julieta com um Conde, a coitadinha ficou desesperada!

Com o conselho do Frei resolve aceitar o casamento para despistar possíveis desconfianças dos pais, porém ele lhe dá um elixir, que fará com que Julieta durma como se parecesse mortinha da silva! Assim, todos pesariam sua morta, e o casamento, claro, cancelado. Caberia ao Frei, mandar uma carta a Romeu explicando toda a situação, que era apenas Romeu esperar o efeito do elixir, mas a carta se extravia e ele apenas recebe a notícia da “morte” de Julieta. Completamente desconcertado, o amante corre até onde está o cadáver da amada, com um veneno que ele havia comprado. Seu plano era morrer com Julieta nos braços. Chegando à Verona, trava uma luta com o Conde e mata-o, toma o veneno diante do corpo de Julieta e morre abraçado com ela. O Frei tenta impedir, porém tudo já era tarde demais e ele foge para não ser acusado de algo, contudo, antes faz sua ultima boa ação e acorda Julieta e lhe conta todo o ocorrido. Completamente desesperada, tenta beijar os lábios do amado para tentar absorver um pouco do veneno, sem sucesso, pega uma adaga e crava em seu coração, morrendo junto ao marido.

A morte dos enamorados atinge fortemente as famílias, que em memória de seus únicos descendentes fazem uma aliança de paz eterna.

E com as palavras proféticas do príncipe termina o drama infeliz: “(...) que há de viver de todos na memória Romeu e Julieta a triste história.”

Mais resenhas em www.queridaprateleira.com.br

jessylins 28/04/2021

Clássico
Que delícia de livro ler Shakespeare e sempre maravilhoso nunca dá errado esse clássico e atual é maravilhoso.

Bianca 08/03/2023

Goiabada com queijo
Uma peça tão famosa, citada em tantas obras literárias, cinematográficas e entre outras, e eu jurava que conhecia a história. Me surpreendi, é bem diferente do que eu sabia. Muito drama e depressão, e com certeza tudo poderia ter sido resolvido com diálogo e terapia.

Mas gostei bastante, é sempre válido - pra mim - ler umas obras que foram escritas há vários séculos e identificar alguns costumes e bizarrices de outras épocas.

florence28 05/05/2021

Capuletos VS Montéquios
??Primeiro livro do William Shakespeare que li. Confesso que criei expectativa demais antes de ler, já que é um clássico tão popular e bem falado, recriado em peças e etc. Fui esperando ler uma história mega desenvolvida e profunda por conta de alguns trechos soltos que eu já havia lido uma vez ou outra pela internet, mas me deparei com um relacionamento raso e superficial entre dois jovens emocionados. Romeu (um jovem) e Julieta (uma criança de 13 anos, o que achei estranhíssimo porém na época era normal) que basicamente se conheceram em um baile de máscaras e já planejaram se casar no dia seguinte.

??O que achei interessante é que esse livro é em formato de diálogo, como se você estivesse lendo o script de uma peça teatral, narrando até mesmo quando os personagens saem e entram em cena. Também achei isso bastante confuso porque eu não conseguia lembrar quais personagens faziam parte dos Montéquios e quais faziam parte dos Capuletos, então tive que fazer uma pequena anotação em uma folha solta só pra não me perder na leitura e ter que ficar voltando na página 1 só pra saber quem era quem.

?? Não dei 5 estrelas apenas por essa falta de profundidade na construção da relação dos personagens, mas também não merecia menos que 4 estrelas por conta dos trechos poéticos que, apesar dessa óbvia falta de conteúdo real entre o casal, faz com que pareça que eles se amam profundamente. (Mesmo que só se conheçam há 24 horas kkkk)

??Os personagens se expressam de maneira muito bonita, mas infelizmente são só palavras enfatizadas demais, no linguajar que usavam na época, que se observados de outro ângulo demonstram nada mais nada menos que uma paixonite de dois adolescentes comumente influenciados apenas pela beleza externa, o que causou toda essa impulsividade mal pensada e terminou em tragédia. E essa superficialidade é provada quando Romeu, após sofrer uma desilusão amorosa com a qual, através de seu mártir, se expressa como se fosse alguém a beira da morte, se desapaixonou pela outra garota na mesma hora que viu Julieta, provando que só o que lhe chamava atenção era a beleza da moça.

??Mas talvez o ponto do livro seja exatamente esse, o amor na juventude sob a perspectiva de jovens amantes. O personagem mais sensato é o Frei Lourenço, o padre. Que deu diversos conselhos para Romeu, que obviamente entrou em um ouvido e saiu no outro, de tão doente de amor que estava.

??Se desconsiderar o fato da rapidez do enlace amoroso, é possível mergulhar no drama das palavras proferidas pelos jovens apaixonados. De alguma forma eu pude sentir todo o drama daquela situação. E é claro, por ironia do destino as pessoas só dão valor quando perdem. Foi o que aconteceu com os Montéquios e Capuletos, que só fizeram as pazes depois que a tragédia já estava feita.

??"Pois que mais triste história nunca se deu do que esta de Julieta e Romeu."
Alberto.Tisbita 17/05/2021minha estante
Não li essa edição, mas ao que me consta, a obra não parece o script de uma peça, ela é o script. Não foi pensada pelo autor como um livro de romance, mas como um roteiro teatral.

florence28 17/05/2021minha estante
Ah sim, vou procurar o normal pra ler. Fui ler logo o script e ficou meio confuso kkkk

helena 15/04/2022

These violent delights have violent ends
provavelmente eu tomei a melhor decisão escolhendo ler ele no inglês original? não kkkkk mas eu gostei de qualquer jeito

sim, eles são extremamente emocionados, sim, é um pouco (muito) esquisita a diferença de idade, mas essa é uma das histórias mais conhecidas no mundo por uma razão. é icônica e extremamente trágica, da vontade de matar o romeu e a julieta sim, mas não tem como não gostar no final.

só queria falar como eu to orgulhosa de mim mesma por ler esse negócio em 2 dias, sem tradução nenhuma, eu que falo inglês mediocremente. não tava entendendo nada no inicio, mas depois de procurar algumas coisas e ver o filme ficou tudo mais fácil, e no final tava entendendo basicamente tudo!! se você quer ler em inglês recomendo bastante ver alguma adaptação antes, eu vi a do leornardo dicaprio pq eles usam as falas originais, então ajudou muito a visualizar a cena e entender o significado por trás do que tava sendo dito

gostei da experiência de ler shakespeare no original, mas confesso que vai demorar uns bons meses pra eu ler outra peça em inglês kkk mas tô ansiosa!! tem várias que eu quero muito ler, mas realmente não foi fácil

Mariana Bevilacqua 15/07/2020

Romeu e Julieta
Eu gostei muito do livro!!! Ele conta a história de dois jovens (Romeu e Julieta) e que se encontraram em uma festa e se apaixonaram, seus pais eram inimigos se odiavam e esse livro conta como esse amor venceu. Gostei muito do final do livro.. amei a história deste livro!

1976 encontrados | exibindo 181 a 196