Romeu e Julieta

Romeu e Julieta William Shakespeare

Resenhas - Romeu e Julieta

1985 encontrados | exibindo 1 a 16

kiriegoshima 06/06/2024

O amor que se transformou em morte
Um romance com uma comédia trágica
Eu gostei bastante da introdução e achei ela super útil para o entendimento da história. Acho inclusive muito importante essas introduções de histórias clássicas pois conseguimos obter um entendimento maior da obra, além do contexto da época, das piadas da época e também da profundidade.
Achei a introdução bem completa e com várias citações interessantes.
Foi comentado na parte da tradução sobre as piadas, e logo no Ato I eu já percebi as piadinhas de duplo sentido. Eu fico meio encantada também de ver a complexidade que algumas palavras expressam, as palavras que podem ter um duplo sentido, principalmente se for pegada no seu verdadeiro idioma no qual o livro foi escrito (inglês). A tradução foi muito bem feita e o tradutor foi bem cuidadoso ao nos explicar sobre essas palavras e as piadas.
Amei muito a forma que o livro foi escrito, toda em forma de poema e poesias, é lindo de ler, realmente muito lindo. Por ser escrito desta forma também acaba sendo bem rápido de terminar.
Sobre a história eu já conhecia, acho que todo mundo já conhecer mas mesmo assim foi muito bom ler esse clássico cheio de sentimentos e trocadilhos poéticos.
E o final... Nunca li algo tão trágico e ao mesmo tempo contato de uma forma tão bonita. O amor que se transformou em morte.
Indico muito!

Victoria.Kelly 06/06/2024

Li a primeira vez quando era mais nova e foi amor a primeira vista(lidakkk), resolvi reler agora mais velha e continuo sendo muito apaixonada pela história.
Romeu e Julieta merece muito a fama que tem.

Bianca.Bugari 06/06/2024

Porque sim!
Não é como se você não conhecesse a história. Eu também achei que conhecia. Na verdade, a gente sabe o menos importante: as famílias são rivais, eles se apaixonam, ela finge de morta, ele se mata e ela também. Fim? Não!

Em pleno 2024 pegar uma história tão antiga e famosa pra ler parece bobagem, mas te garanto que esses pouco menos de 80 páginas vão te trazer uma visão completamente diferente de tudo.

Vemos que Julieta ainda vai completar 14 anos e não pensa em casamento (na época com 12 anos já se podia casar, mas não era comum casar tão cedo assim, e sim mais perto dos 14/15), porém já tem seu prometido, Páris, um conde. Mas ela conhece Romeu numa festa de sua família, que ele entra escondido para tentar se esquecer de um amor não correspondido. Ao se encontrarem lá, se apaixonam a primeira vista e casam escondido poucos dias depois e disso vem todos os problemas do jovem casal mais azarado da história.

Tem muita coisa antes da morte, por isso não importa já saber o final. O próprio coro (como se fosse um prólogo apresentando a história) já conta o final. Porque o importante é como tudo se desenrola até lá.

O desenrolar da história é poético, mas tem muitas passagem engraçadas, coisa que é inovador para a época, pois Shakespeare foi o primeiro a "misturar" comédia e tragédia, criando assim o drama histórico, que nos faz refletir sobre nossas ações, escolhas e questões importantes da sociedade.

Outra coisa que chama a atenção sobre a época é a linguagem, como já disse a forma de se expressar é muito poética, e também é cheia (muitas mesmo!) de metáforas e sempre levando as situações para algo dramático ao extremo (bem, é um drama, né). É interessante ver como uma declaração de amor, algo tão bonito, pode ser dito de uma forma tão contundente, vinda da alma, e, as vezes, fúnebre, como se realmente a vida fosse acabar sem aquele amor. E aí temos outro ponto que chama atenção: o suicídio é levado em consideração inúmeras vezes por praticamente todos. A morte é algo esperado, algumas vezes até endeusado. Preferível em várias situações antes mesmo de pensar em outras possibilidades.

É uma história de amor rápida, em que o sentimento surge muito forte e muito rápido para os dois. Duas crianças. Pra mim, talvez, em poucos meses nem se gostassem mais. Vendo com olhos de hoje, foi uma paixão doentia que tem muito jeito de que acabaria em pouco tempo. Mas naquela época isso era impensável né.

Mas também é uma história de azar. Infortúnios. Esses dois jovens tinham todas as oportunidades para ficarem juntos, mas tudo foi dando errado até chegar no final que conhecemos. Não teve praticamente NADA que deu certo para os dois. Uma judiação.

Pra finalizar, espero que você que nunca tenha oiro Shakespeare por achar antigo, brega ou já muito batido, leia.
Eu não pensava em ler, nunca nem coloquei numa lista de leitura, até encontrar por acaso o livro aqui entre outros que tenho (acho que foi a escola que deu muitos anos atrás) e, como era curtinho, falei "porquê não?".

Foi um ótimo "porquê sim" que dei pra minha vida ?

@universodoscontosmacabros

Iara Caroline 05/06/2024

Corro ao destino!
Romeu e Julieta é uma obra bastante interessante. É um clássico que, imagina-se, não há uma alma na terra que não o conheça. Conhecidos por sua história de amor, o casal é referência quando se fala de romance. Mas todos que acabam por ler de fato a obra se assustam um pouco com essa ideia de amor imediato e louco. Há diversas concepções, mas me agrada mais essa ideia positiva do que queria dizer Shakespeare: sobre o imediatismo jovem, sobre a efemeridade da vida e sobre a fatalidade da tragédia. O jogo entre vida, amor e morte.

Se o livro peca em transmitir o tipo de compreensão necessária aos amantes, o lugar perfeito para isso é o palco. Como para todo drama, aliás. Apenas no palco podemos experienciar a catarse indicada por Aristoteles, e digo por experiência. Romeu e Julieta, mais do que clássico da literatura, é um clássico do teatro.

Raquel.Furchinetti 05/06/2024

A maior tragédia amorosa de todos os tempos
Já tinha lido quando criança, mas o livro era uma adaptação com muitas imagens. Ler a obra integral foi infinitamente melhor. Os detalhes e as nuances dessa obra só ajudam a torná-la ainda mais bela, poética e trágica, com pitadas de humor também, claro. Apesar de apresentar um amor bastante inverossível, a obra ainda nos toca profundamente. Quem não gostaria de ter um amor que preferia morrer a continuar a viver sem nossa presença nesse mundo? Uma estória eterna....

Graziele20 04/06/2024

ROMEU E JULIETA
?= "Só ri de cicatrizes quem nunca sentiu na própria pele uma ferida. "

?= Um clássico romance onde dois jovens se encontram em um baile à fantasia, sem conhecer a identidade um do outro, desencadeando uma paixão profunda e avassaladora.
No entanto, a felicidade deles é ameaçada ao descobrirem que o grande amor de suas vidas é, na verdade, filho do pior inimigo de suas famílias. Eles se veem diante da cruel realidade de que nunca poderiam ficar juntos de forma plena e livre.

?="Coisa tão terna? O amor? Não; o amor é impiedoso, turbulento, e fere como um espinho."

????= Romeu e Julieta sempre foi uma obra que eu conhecia, mas nunca havia lido por completo. No entanto, já vi encenações e também participei de uma. Recentemente, decidi dar uma chance para realmente conhecer o amor desses adolescentes. Confesso que, antes de começar, eu já tinha um pré-conceito definido. Via ambos como dois adolescentes imaturos que fizeram besteira e acabaram com a vida de várias pessoas por um lance de uma noite.
No entanto, quando terminei, mudei completamente a minha visão. Hoje vejo-os como duas pessoas que se amavam. Pode ser que não seja realmente o "amor verdadeiro", mas eles tinham o direito de tentar e arriscar ser imensamente felizes, ou até mesmo quebrar a cara. Se Julieta já era mulher para casar, então também era mulher para tentar um relacionamento com Romeu. Defendo esse casal e suas atitudes, levando em consideração a época em que viveram.
A única coisa que não foi 100% no livro foi a escrita, que continha algumas palavras difíceis. No entanto, considerando a época em que foi escrito, consigo compreender isso também.
No geral, recomendo muito esse clássico para todos.

IG= @biblioteca_da_grazi

Gabriel 04/06/2024

Romeu precisa de um analista
Romeu e Julieta é uma obra muito interessante para se refletir sobre as influências do amor romântico que ainda reverberam pela sociedade contemporânea.

Aquele desejo desenfreado de ver o outro, aquela necessidade patológica de se fundir aos pensamentos e necessidades, quase como uma simbiose dos indivíduos, ainda é muito presente na mente do jovem moderno. E quando esse amor não é correspondido, aí sim, serão litros e litros de lágrimas, cartas e mensagens de descrença no amor.

Essa clara instabilidade emocional e essa imatura visão de mundo é muito cativada por Romeu, que hoje seria um forte candidato ao uso de ansiolíticos e antidepressivos. Essa necessidade de amar e ser amado que pula de uma para outra, na mesma velocidade e intensidade que chegou a primeira, é o tipo de desordem emocional que daria um belo banquete ao terapeuta, mas o que mais me pega nessa obra é essa paixão pela paixão; é esse amor pelo sofrimento, se entregando tão intensamente ao objeto de desejo até que dele gera a própria morte.

O que Romeu sente é uma perda da própria autonomia e do próprio corpo, isso porque, em si mesmo, não tem controle e amadurecimento de ideias para com o seu próprio corpo e necessidades. Está tão vazio de si mesmo e tão desesperado por afeto que se entrega quase que patologicamente a qualquer mínima demonstração da mesma. E reclama da vida, se entristece por tudo porque dela ainda não achou o seu significado ou não tem hormônios suficientes para fazer dela uma lembrança feliz. Se tem um pensamento ruim, se deleita nele; se tem um pensamento feliz, nele faz morada.

Para Romeu, a vida está em seus extremos, uma patologia digna de um Borderline, mas que para ele é apenas a vida. A vida sendo incerta, caótica, nebulosa e instável, que é um dos lados da vida e que, infelizmente, é o único que ele consegue enxergar.

gi 04/06/2024

Maravilhoso ?
?Aqui, fixar quero meu eterno repouso, e desta carne lassa do mundo sacudir o jugo das estrelas funestas.
Olhos, vê-de mais uma vez.
Braços, permiti-vos o ultimo abraço.
E lábios, vós que sois a porta do hálito, com um beijo legítimo selai este contrato com a morte exorbitante.?
Sim, esse trecho é do Edward recitando Romeu, eu passei o livro todo lembrando disso!!??? crepúsculo também é cultura rsrs

E agora o que falar desse livro, depois de tantos séculos de fama, não há muito a ser descoberto, estão resta somente admirar e ir se atentando ao tanto de referências a tudo, no caso todas as referências que tudo faz a essa obra, é maravilhoso! Shakespeare era tão genial quanto dizem! Ainda bem que ele deixou muita obra, porque me parece que quanto mais você lê, mais tem vontade de continuar!!
Recomendo muitíssimo, e a quem tem receio por achar que pode ser difícil, por favor pare! Você está perdendo algo maravilhoso e facílimo, tanto nas tragédias quanto nas comedias que já li, são absurdamente fáceis por ser teatro, então tem apenas diálogos sem nenhuma descrição! E até nas tragédias, Shakespeare era tão bom que me peguei rindo inúmeras vezes kjkkkkkkkkkkkkk são tantos sarcasmos, eu amo!! ???????????

LetAcia1197 03/06/2024

O livro em si é muito bom, até porque é Shakespeare e é romance, mas apesar dos pesares é sobre pedófilos... Mas foi uma leitura interessante porque eu nunca havia lido a história real.

lilylibrary 02/06/2024

Um clássico, o filme Romeu e Julieta (1968) dir. por Franco Zeffirelli me influenciou a ler este livro e não me arrependo, o vocabulário me fascinou e o final tráfico deu o toque que eu tanto procurava

wesinhs 01/06/2024

Romeu e Julieta
"- Pois nunca houve história mais triste do que esta de Romeu e Julieta."

É extremamente dramático e exagerado, dois jovens completamente imprudentes e apaixonados. Eu, particularmente, adorei. Tenho um amor por finais trágicos, tem um sabor agridoce que me faz pensar na história por horas e mais horas.

Maria21907 31/05/2024

Gostei! Meu primeiro contato com obras do autor e do gênero. Demorei, me arrastei, por fatores esternos que colaboraram para eu não me prender na história. O enredo em si, eu acho fofo(a pesar de ter seus pontos problemáticos, é um livro de mais do que décadas atrás). Tenho muita vontade de ver essa obra sendo encenada, acho que vai me cativar mais, mas não tenho do que reclamar não, achei legal e até achei realmente profundas algumas falas, sou uma romântica incurável então quase me derreti em um trecho ou outro. Enfim, vale a pena dar uma chance, é interessante conhecer.

giov.giov 31/05/2024

é um clássico por um motivo, com certeza. faz anos que eu tento ler essa peça mas nunca consegui por conta da linguagem rebuscada, mas essa edição foi perfeita em conseguir manter o equilíbrio do português atualizado e de época para retratar a peça. o tempo cômico de shakespeare é incrível, me peguei rindo alto em diversas partes do livro. o ponto todo da história que a mantém viva séculos depois é justamente a frustração de não poder mudar algo que já está feito, o comichão de saber que poderia ter sido diferente ? mas não foi. genial.

Claryy.htts 30/05/2024

é uma história bem interessante, bem curta, li até q bem rápido, até pq é uma adaptação né
super recomendo, tem umas juras de amor bem lindinhas
enfim, é ótimo. mas tb não é aqls livros perfeitos, mas não dxa de ser bom

1985 encontrados | exibindo 1 a 16