Túneis

Resenhas - Túneis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bia Pupato 07/01/2016

Resenha: Túneis - Book Bus
Comecei a ler Túneis por curiosidade, peguei na biblioteca por acaso, gostei da capa, achei a sinopse interessante e pensei “hum... porque não?” e lá fui eu...
Primeiro ponto positivo do livro é que a trama é interessante e envolvente, você quer saber o que vai acontecer e quando se dá conta já está torcendo por Will. O ponto o qual a história se desenvolve é o desaparecimento do Dr. Burrows, mas, antes disso, há a apresentação dos personagens e do contexto da história.

Nessa parte conhecemos os personagens principais, os membros da família Burrows, sendo o Dr. Burrows um excêntrico curador de museu obcecado por escavações arqueológicas e descobertas científicas, a Sra. Burrows se mostra apática e só demonstra interesse pelos programas da televisão, Rebeca a irmã mais nova de Will que parece ser a “normal” da família e Will um menino albino que tem paixão por escavações e seu único e melhor amigo Chester que acaba sendo arrastado para uma aventura muito mais perigosa do que ele imaginou.

Quando Dr. Burrows desaparece, Will (com a ajuda de Chester) decide seguir os passos do pai, mas ao fazer isso se depara com algo inesperado e muito maior: a descoberta de toda uma cidade subterrânea, porém os habitantes da colônia (comandados pelos Styx) são bem hostis com visitantes da crosta o que deixa os dois amigos em uma situação bem difícil. Além disso, Will descobre algumas coisas sobre seu passado, o que faz aumentar a sua curiosidade de descobrir mais detalhes sobre seu passado e ter mais vontade de encontrar o pai.

Os autores são bem detalhistas, eles literalmente desenham todos os detalhes o que é bom e ruim ao mesmo tempo, a riqueza de detalhes faz tudo parecer mais nítido, porém em alguns momentos faz a leitura ficar maçante porque diminui o ritmo da narração, principalmente no começo do livro, sim o começo não é muito empolgante, mas à medida que a história avança vai se tornando mais e mais instigante e emocionante, até porque há diversas reviravoltas nessa história.

Túneis é o primeiro livro de uma coleção sendo todos já publicados no brasil com os seguintes títulos: Profundezas, Vertigens, Armadilhas, Espirais e Terminais. Pretendo ler toda a coleção e vou contando pra vocês mais sobre esse universo. Vi muitas críticas positivas e negativas sobre esse livro, como acho que opinião varia quero saber a de vocês e aí já leram ou querem ler? Amam ou odeiam? Deixe nos comentários!

site: http://bookbus1.blogspot.com.br/

SakuraUchiha 06/05/2015

Bem intrigante e único!
O jovem Will Burrows ama acompanhar seu pai em escavações e encontrar tesouros antigos de qualquer valor. Mas quando o seu pai desaparece uma noite, Will suspeita que ele estava trabalhando em algo sozinho. Preocupado e curioso para saber onde seu pai foi parar, ele logo pede ao seu melhor amigo Chester para ajudá-lo a encontrá-lo, que ele suspeita que tenha descoberto antigos túneis sob a cidade. Mas o que ele descobre está além de sua imaginação. Este foi um romance YA muito divertido e cheio de suspense. Bastante sombrio e com personagens misteriosos, esta estória é cheia de mistério e surpresa. Gordon e Williams criaram uma cultura fascinante, embora um pouco assustadora e perturbadora. Você fica realmente interessado em ver o que mais se encontra abaixo do solo.
Uma ótima leitura, especialmente para os adolescentes que estão meio órfãos de HP. É como uma visita a um mundo secreto!

site: https://bookzinga.wordpress.com/2008/12/28/tuneis/

Lívia Stocco 04/05/2015

Show!
O principal mérito do livro, a meu ver, foi transmitir uma sensação de claustrofobia tão intensa como a que o leitor comum teria ao adentrar cavernas e mais cavernas longe da luz do sol. Não apenas nas escavações, mas entre os personagens envolvidos há muita tensão. Entretanto, em alguns momentos as reações não são muito convincentes, como a mãe que permite que a filha de doze anos seja responsável pelas compras, roupas e contas da casa, embora o clima surreal talvez tenha sido exatamente o que os autores quiseram passar. É uma fantasia interessantíssima e diferente, que me lembrou de um livro de teoria de conspiração que prega que existe um reino subterrâneo sob nossos pés, “A Terra Oca”. Só achei que a quantidade de pontas soltas que o livro deixa é grande demais, e ao ver depois que “Túneis” é só o primeiro de seis livros, confesso que fiquei um tantinho desanimada (principalmente por não ter as continuações na biblioteca). Agora estou de olho nas continuações.

Pra quem gosta de fantasia e procura algo diferente do tradicional “herói – vilão – magia – dragão”, esta é uma ótima pedida, e que ainda por cima acrescenta alguns conhecimentos geológicos ao leitor!

site: pargaia.blogspot.com.br

Carpe Libri 23/02/2015

Will adora fazer escavações. Ele herdou essa paixão de seu pai, dr. Burrows, com quem pelo menos tem algo em comum, já que fisicamente ele não se parece com ninguém de sua família. Depois que seu pai desaparece sem deixar rastros, Will investiga e descobre que ele queria desvendar um mistério. Junto a seu amigo Chester, Will parte em busca do pai nos subterrâneos da terra, e acaba encontrando uma coisa inacreditável: uma cidade escondida no subsolo. Só que ele e Chester são presos como invasores, e quando Will é solto, ele acaba descobrindo mais sobre sua família, coisas que jamais podia imaginar. No entanto, ele ainda quer descobrir onde está seu pai e quer soltar Chester. Com a ajuda de seu verdadeiro tio Tam e de seu recém-descoberto irmão Cal, Will fracassa ao tentar libertar Chester, mas consegue fugir. De volta a sua antiga casa, sua preocupação ainda é voltar e libertar o amigo, mas, mais importante ainda, é não ser pego pelos Styx.

Esse livro foi uma surpresa completa. No início, não consegui fazer direito uma associação história-capa (desculpem, sou meio lerda), mas a medida que fui lendo, consegui captar a coisa. A editora Rocco fez um excelente trabalho em tudo relacionado a esse livro (mal posso esperar para por as mãos em Espirais, que está sendo lançado), Comecei a ler sem pretensão nenhuma, achando que não ia gostar, mas adorei. De início, o leitor pode ficar entediado, mas a partir do momento em que Chester e Will mergulham mais fundo na terra, a história começa a ficar interessante. O livro tem muita ação, mistério, me confundi em algumas partes com os nomes de personagens, mas a reviravolta, um personagem central que, de primeira, se pensa que não vai contribuir em nada para a história, acaba sendo a surpresa. Muito bom mesmo. Pelo que eu sei, essa série é a estréia no mundo literário de Roderick Gordon e Brian Williams, que devo dizer, conseguiram criar uma história que prende do início ao fim. Recomendadíssimo.

Kellbet 05/11/2014

Diferente e interessante ;)
O livro tem acontecimentos sem 'grande valor' até certo ponto. A vida de Will é escavar e assim como o pai, cada nova descoberta é tão fascinante que não importam os perigos e as consequências da curiosidade.
Como qualquer garoto, Will tem problemas com outros garotos na escola, não liga muito para a irmã estranha e é relaxado na questão da higiene. Dando a entender no livro que quase sempre a cama está suja de barro, pois chega da escavação e vai dormir.
Tirando essa parte de garoto desleixado e 'normal', Will consegue cavar um túnel com a ajuda do amigo Chester, mas quando eles avançam e 'furam' o bloqueio principal, são surpreendidos com o local tampado no dia seguinte, que é quando eles iriam explorar.
Seu pai, Dr. Burrows, começa em segredo um túnel por debaixo da casa, e depois de uma discussão com a esposa simplesmente desaparece.
Will não sabia desse túnel e demora um pouco a começar a procurar por ele, mas tão logo encontra seu início no porão de casa, só termina a aventura quando está do outro lado.
É aí que tudo se complica e, sua vida e de seu amigo Chester estão em perigo nas profundezas do desconhecido.
Seus inimigos estavam mais próximos do que ele podia imaginar e, nada da vida que ele conhecia como 'sua vida' é exatamente verdadeira.
Para quem gosta de suspense e novas descobertas 'novas' mesmo, acredito que irá gostar de Túneis. Ele tem aventuras e um mundo novo totalmente não convencionais. Além de comidas e bebidas totalmente repugnantes (risos).
E pra quem não gosta de livros com continuações...
... não leiam, pois o epílogo está me matando agora.
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2019/12/roderick-gordon-e-brian-williams-tuneis.html

Fernando Garcia 08/04/2014

Regular
Túneis conta a história de Will Burrows, um jovem comum de quatorze anos que vive com seu pai, sua mãe e sua irmã. Ele é comum, mas tem gostos diferentes e estranhos, como a paixão por escavações que compartilha com seu pai arqueólogo. Will é alvo de Bullying na escola onde estuda por ser albino e seu único amigo é o recém conquistado Chester, um forte garoto que tem várias lesões dérmicas. Misteriosamente o pai de Will desaparece e o protagonista, junto de Chester vai descobrindo pistas que devem levar até ele.

Apesar da história ter um potencial enorme e um enredo inovador, a escrita da dupla de autores deixa a desejar em alguns pontos. Os autores tentam detalhar ao máximo o subterrâneo, mas deixam o livro sem rítimo e muitas vezes cansativo. A pouca ação prejudica o andamento e quando há mais movimentação ela é pouco aproveitada.

Os personagens são bem construídos, mas alguns deles irritam, entre eles Will e o Sr. Burrows. Ambos eles mostram um pouco de egoísmo e muitas vezes agem sem pensar nos outros, ficando claro em alguns momentos dos livros.

No meio de alguns problemas, o livro tem também seus pontos positivos. O enredo inovador é muito bom, e a história se passar no subterrâneo deixa a história diferenciada dos demais sucessos juvenis, como os conhecidos Harry Potter e Percy Jackson.

Mas, talvez do livro inteiro o que seja a melhor parte é a irmã de Will, Rebecca, que tem papel de "mãe" na casa dos Burrows. Quase tudo é dependente dela, desde fazer compras até lavar as roupas. Durante a história, sabemos mais sobre ela e algumas coisas nos surpreendem.

No meio de surpresas, descrições e muita inovação, Túneis até pode ser considerado um livro bom, mas peca em alguns pontos e o único estímulo para ler o próximo é o epílogo.
FelipePaiuca 27/04/2014minha estante
Achei as observações muito pertinentes. Infelizmente estou no final do segundo volume a minhas impressões não são nada boas.

FelipePaiuca 15/03/2014

No começo parce escavação de túnel do metrô, não anda
Geralmente escolho uma série por ano para ler. Em 2013, após assistir um dos vídeos de lançamentos do mês feito pela equipe do Cabine Literária, conheci um livro chamado "Armadilhas". Lá descobri que esse era o quarto volume de uma série chamada "Túneis". Me interessei e fui pesquisar sobre os primeiros livros.

O primeiro volume - que dá nome à série - conseguiu me fisgar pela sinopse. Túneis conta a história de Will Burrows, um adolescente de 14 anos que adora escavações e tem como seu ídolo o pai, um arqueólogo frustrado, mas que vive fazendo túneis nos subsolos de Londres em busca de algo que mude sua carreira.

A principal característica de Will é similar a de outros protagonistas de séries infantojuvenis, ele não se encaixa. Assim como Harry Potter e Percy Jackson (atualmente os mais conhecidos da grande maioria) não tinham muitos amigos no começo de suas histórias e se viam aparte dos garotos de sua idade, o personagem principal de Túneis tem gostos peculiares e apenas um amigo recém-conquistado, Chester.

NARRATIVA

O livro se divide em três partes:"A Escavação", "A colônia" e "A cidade eterna". A primeira delas é extremamente parada e a narrativa é bem lenta. Os autores dedicaram essa parte a explicar quem eram os personagens, seus costumes e pensamentos. Em alguns momentos, durante a leitura destes capítulos, me fiz a pergunta: Por que raios comecei a ler esse livro? Isso aconteceu porque a história estava enfadonha e sem nenhum atrativo.

As coisas começam a melhorar um pouco quando Dr. Burrows passa a suspeitar que algo de errado está acontecendo na cidade. Após ter acesso a um estranho objeto e observar pessoas um pouco "esquisitas", ele começa uma investigação particular. Pouco tempo depois, ele simplesmente desaparece e é isso que finalmente faz a história começar a andar.

COM PASSOS DE FORMIGA

Na segunda parte acompanhamos a busca de Will pelo pai nos subsolos da cidade (isso não é spoiler, está na obra). A verdade é que apesar de tornar as sequências mais dinâmicas e interessantes, a segunda parte do livro é bem previsível. Você consegue saber todas as revelações que serão feitas pouco antes delas surgirem nas páginas.

A dificuldade que senti após os personagens adentrarem o mundo subterrâneo foi a utilização de algumas palavras e detalhes que são muito específicos para escavadores. Em alguns casos os autores descrevem a composição das paredes dos túneis, o que pra mim é muito difícil de visualizar.

Atitudes do protagonista e do pai dele me fizeram, principalmente nesta parte do livro, criar uma certa antipatia pelos dois, pois eles parecem não medir as consequências de seus atos e dão a impressão de estar sempre olhando para os seus respectivos umbigos. Sem considerar a família e os amigos.

É nessa parte também que aconteceu a única revelação que me deixou surpreso e que não consegui prever.

SE VOCÊ OLHAR BEM NO FUNDO...

Apesar de ser um livro infantojuvenil - isso fica claro quando detalhes bizarros são expostos. Um deles é o fato de uma família inteira ser dependente de uma menina de 12 anos - existe uma crítica a sociedades autoritárias neste livro. Ele mostra um lugar onde um pequeno grupo de pessoas coage o restante da população e tomam para si todo o poder (legislativo, executivo e judiciário).

Em contrapartida, ele mostra também pessoas que resistem, mesmo que nas sombras, a esse regime totalitário.

CONTINUAR OU NÃO

A terceira parte do livro é sem dúvida a melhor de todas - o que te faz pensar que as duas primeiras foram apenas uma preparação para o final. A melhora na história se dá devido a mudança de postura do protagonista. Depois de ser extremamente egocêntrico, ele parece tomar um pouco mais de consciência do que causou com suas atitudes e parte para uma reparação.

Essa mudança de postura é o que te faz querer seguir com a história para o volume dois. Além disso, existe um acontecimento nas últimas três páginas que é outro incentivador para a leitura de "Profundezas".

Em resumo, a leitura vale a pena, mas só se você incorporar o menino de 10/12 anos que quer apenas se entreter sem grandes reflexões.

Nat 01/02/2014

Esse livro foi uma surpresa completa. Comecei a ler sem pretensão nenhuma, achando que não ia gostar, mas adorei. De início, o leitor pode ficar entediado, mas a partir do momento em que Chester e Will mergulham mais fundo na terra, a história começa a ficar interessante. O livro tem muita ação, mistério, me confundi em algumas partes com os nomes de personagens, mas a reviravolta, um personagem central que, de primeira, se pensa que não vai contribuir em nada para a história, acaba sendo a surpresa. Muito bom mesmo. Vou começar a ler os outros logo, ansiosa pra saber como continua. Recomendadíssimo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/01/tuneis-de-roderick-gordon-e-brian.html

Tiago 24/08/2013

não é livro modinha mas é muito bom.
livro incrível, muito viciante.
acompanhamos um garoto chamado will e seu amigo Chester. will por causa de seu pai, é vidrado em escavações, e vê seu mundo mudar completamente quando seu pai some em um túnel perto de sua casa em Londres, ele e Chester vão atras de seu pai, e descobrem um mundo subterrâneo abaixo de Londres,povoado por pessoase com muitos mistérios,a história flui incrivelmente e você se envolve muito com os personagens, super recomendado.
aqui no Brasil foram publicados 4 livros, lá fora acredito que a série já acabou, total de 6 livros.

Carol Matsuoka 28/04/2013

Túneis
Will é um garoto apaixonado por escavações assim como o pai, fora isso não tem muito em comum com sua estranha família:sua irmã caçula Rebecca irritante e insuportavelmente responsável aos doze anos na sua opinião, sua mãe meio descontrolada na maioria das vezes e por fim seu pai louco por escavações.
No decorrer da história will ganha um um amigo, Chester e os dois passam a maior parte do tempo escavando um túnel afastado da cidade porém as coisa mudam quando o pai de Will desaparece. Levando assim os dois amigos a uma investigação que poderá custar suas vidas.
Na minha opinião os fatos acontecem muito lentamente, deixando a narrativa um pouco chata em alguns pontos, mas o livro não deixa de ser bom.

Leticia 15/04/2013

Muita viajem na maionese. História sem sentido!!! Aventura sem ação!!!

Mikki 25/11/2012

Impressões - Túneis
Na minha humilde opinião, esse livro é péssimo. Sabe quando o enredo é bom, mas o autor não sabe aproveitar tudo dele?

A narrativa cansou-me. Ao invés de dizer simplesmente que o quarto estava escuro, ele quer gastar dois parágrafos da historia para, apenas, detalhar a escuridão enegrecida e melancólica que tomava todo o quarto aonde ele se encontrava. Já li muitos livros de ficção aonde narravam até o vento gélido que batia no rosto do personagem, mas o modo como foi trabalhado nesse livro... Realmente cansa.

Do livro, ¾ os personagens se encontravam cavando buracos em direção ao interior da terra, ¼ era ação, e mesmo nessa ação, o autor não consegue segurar o clímax que entra em declínio drasticamente. Uma subida lenta, quase parando, do qual lembrei-me da musica a dona aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou. E a dona aranha mais cai do que sobe a parede. A dona aranha é o clímax desse livro, literalmente no chão da montanha que ela deveria subir...

Esse é o único livro que cheguei a abandonar, realmente não tive cabeça e paciência para terminar de ler... Eles cavavam tanto em direção ao centro da terra que achava que eles ainda iam chegar ao núcleo e serem fritados no magma e FIM. Ou que eles iam encontrar com o pessoal de Julio Verne fazendo um pequeno passeio pelos túneis subterrâneos citados em Viagem ao Centro da Terra.

Achei que esse livro não seria tão vendido... Estava errada, descobri pelo Skoob que ele tem continuação. E mais, são mais 3 livros. Túneis é uma serie, fiquei surpresa. Os outros são: Profundezas; Vertigens e o ultimo é Over.

Parece que em Over eles chegam ao centro da terra. Como suspeitei deste de Túneis, essa historia virou Julio Verne mesmo... Mas achei que pelo andar das escavações e tamanho dos livros, eles teriam chegado à China e depois caído do planeta.

Mesmo não tendo gostado do livro na primeira vez que li, estou esperando surgir um tempinho (acabar de ler os livros novos que ainda tenho para ler) e vou reler Túneis. Talvez na segunda leitura, com calma e de mente aberta, eu consiga aproveitar mais e não apenas condená-lo como fiz a primeira vez...

Minhas outras resenhas em: http://umsofaalareira.blogspot.com.br/

Xandão 05/10/2012

Fraco
Esperava mais desse livro. Tem uma idéia muito original, e certa dose de aventura, porem os personagens são muito rasos e se torna dificil ler sem realmente se importar muito.
Mas o que mata esse livro mesmo é a narrativa fraquissima. Sem nocao de ritmo e de envolvimento. Até dá pra perceber que os autores se esforcaram mas infelizmente nao o bastante. Comprei, li todo e na época até recomendei. Hoje acho até que dá pra matar um tempinho mas no meio de tanto livro bom que tem por aí, já não recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6