1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Lizia.Yohanna 02/05/2024

Achei confuso
Sei que é um livro bem conhecido, que muita gente gosta e exalta mais não deu muito certo pra mim. Sei que é distopia e tudo mais só que achei tão confuso em alguns momentos principalmente quando falavam da nova escrita. Teve momentos muito bons de reflexão e eu gostei bastante do personagem principal e da construção do "romance" dele com a Julia só que os acontecimentos finais me deixaram meio perdida e apesar de achar que o final foi condizente com o rumo da história eu não gostei muito. Ainda assim é um livro que vale a pena a leitura.
Ritinha.Angel 02/05/2024minha estante
Sou uma das pessoas que exalta esse livro rsrs. Mas entendo que nem todo o livro funciona igual para todos.

Lian10 02/05/2024

Sem graça, ruim e sem conteúdo
A juventude socialista que vê esse livro como genial está em grande perigo. Uma vez me disseram que eu detestava Orwell porque ele é anticomunista. Acho que não ser comunista é diferente de ser anti-comunista. As pessoas vêem o comunismo como uma entidade ou deus que se beneficia do povo (essa descrição se assemelha mais ao capitalismo) mas ser anti-comunista é ser contra os direitos humanos e a decência moral. É ser a favor da colonização, do imperialismo e do racismo, bestialidades que infelizmente ainda persistem nos dias de hoje.

Quote de Orwell acerca de Adolf Hitler, na sua review do Mein Kampf.

"Eu gostaria de deixar claro que nunca consegui desgostar de Hitler. Eu refleti e eu certamente o mataria se eu pudesse alcançá-lo, mas eu não teria nenhuma animosidade pessoal nisso. O fato é que tem algo profundamente cativante nele."

Victoria55 02/05/2024

Um livro cheio d supresas
1948 é um livro sufocante. do inicio ao fim voce se sente observado tal qual Winston, personagem principal dessa realidade utópica, mas nao tao utópica assim.
vemos o tanto que um governo absolutista e autoritário rouba a liberdade do indivíduo, ao mesmo tempo que tenta fazer com que ele acredite que a liberdade está no simplemente amar seu governante, exergando ele como a salvação, aquele responsável por abrir o seus olhos para a maravilhosa realidade, anteriormente escondida por uma revolta infundada.
tive raiva desse livro, cheguei a abandonar, mas com certeza é uma livro com uma reflexão que vale a pena demais guardar na memória.

Giulia29 01/05/2024

Livro ideológico num contexto histórico de guerra fria, o famoso ?fantasma do comunismo?. Distopia fraquíssima que atualmente é usada como referência histórica, sendo que ficção não narra realidade.
Ps: todos sabem que George Orwell tinha folha de pagamento da cia!

JAlia431 01/05/2024

Una distopia muito interessante que pode ser associada á vários momentos da história, mostrando a ganância e hipocrisia "humana"

Lua 01/05/2024

1984
O começo do livro é um pouco lento, mas a partir do momento que você começa a entender o que está acontecendo naquele universo, quando os personagens começam a se rebelar de uma forma tão simples, a leitura fica uma delícia. Estava esperando de todo coração que o final fosse outro, mas acho que era meio inevitável...

Gabriel Nasci 01/05/2024

Uma distopia não tão distante
Após a leitura da obra completa e um estudo rápido da vida de George Orwell, consegui observar sua percepção e seus pensamentos sobre as ditaduras do século XX. Muito que é visto na obra é retirado, inspirado e comido da própria realidade, e regurgitado em um livro, levando-se ao extremo ditatória. A ditadura futurista que nos é vista em todo lugar, em todo lugar Winston é observado, escutado, controlado.
Agora a dúvida, um indivíduo nascido neste estado de contexto, servindo ao partido, servindo a uma estrutura, teria como se libertar como Winston se libertou? Levando a pensar nas nossas amarras sociais.

owtenna 01/05/2024

Esse livro desgraçou minha vida, fiquei semanas pensando no protagonista e em tudo que o livro quer dizer.
quase entrei em depressão.

Aline 01/05/2024

Clássica leitura e sempre atual.
Nesse livro forte, o autor nos leva a pensar e refletir sobre como estamos sempre nos moldando em de acordo com o que nos é imposto, na maioria das vezes sem nem ao menos questionar ou perceber.
Um livro clássico para nos mostrar como sempre o grande irmão está de olho em nós.

roninhowv 01/05/2024

1984? Não, 2024!
Se tornou o meu livro preferido e acho que será para sempre? Que obra!

A escrita de George Orwell me impressiona. É simplesmente cativante a forma como a história do livro se desenrola.

1984 é a representação de uma distopia vista por uma perspectiva de um personagem crítico, que tem suas dúvidas quanto à integridade e honestidade do Estado não democrático em que vive, mas que não pode se expressar livremente quanto à isso. A história se constrói de uma forma fluída, Orwell consegue inserir o leitor dentro daquele universo, do medo, da angústia de viver em um lugar onde TUDO que você faz é visto e julgado pelo estado e/ou pelos seus devotos.

Uma das partes do livro que me pegaram bastante foi justamente a leitura realizada pelo Winston do Livro que foi escrito pelo Goldenstein. A forma como Orwell trata como a ?Ignorância é força?, ou seja, o objetivo do Grande Irmão é tornar os indivíduos cada vez mais acríticos, fazendo com que a população idolatre essa figura mística do governante independentemente de seus feitos.

É um livro que tem de tudo, no decorrer da obra você você será exposto ai criticismo político do Orwell (logicamente), terão romances, tristezas, dramas? ou seja, é escrito para todo e qualquer tipo de pessoa.

Enfim, para terminar essa resenha, só tenho uma coisa para recomendar: leiam essa obra!

Realmente difícil escolher somente TRÊS frases que mais tenham me chamado atenção? São muitas. Mas, de forma breve, deixo aqui esta para vocês sentirem um pouco da genialidade que é essa obra de George Orwell:

" ?Quem controla o passado?, dizia o slogan do Partido, ?controla o futuro: quem controla o presente, controla o passado?. [...] O que era verdade agora era verdade desde sempre e para sempre. [...] Chamavam isso de ?controle da realidade?. ?

?O problema é o mesmo para os três superestados. É absolutamente necessário à sua estrutura que não haja contato com estrangeiros, exceto, e só até certo ponto, com prisioneiros e escravizados de cor.?

"[...] se todos pudessem desfrutar de segurança e diversão, a grande massa de seres humanos que é normalmente estupidificada pela pobreza viraria letrada e aprenderia a pensar por conta própria; quando o fizesse, cedo ou tarde perceberia que a minoria privilegiada não tinha nenhuma função, e acabaria com ela."

nikaellen 30/04/2024

1984
O livro é bom. Gostei de muitas partes dele mas achei que deixou um pouco a desejar, pois eu criei uma ideia diferente sobre ele na minha cabeça e não posso negar que quando li fiquei um pouco perdida. É um livro com um começo bem maçante, que se você não estiver realmente disposto a ler, vai abandonar e ignorar completamente a existência dele, não nego que quis abandonar nos primeiros capítulos mas preferi deixar a leitura fluir por mais tempo que demorasse. Em resumo, é um bom livro com bons personagens, enredos e diálogos, mas, a leitura dele não é tão fluída (pelo menos para mim) quanto pode parecer, por isso, dou 3 estrelas a ele, não superou minhas expectativas como imaginei que superaria.

Camila1856 30/04/2024

"guerra é paz; liberdade é escravidão; ignorância é força".
é uma distopia fascinante e cativante, li em apenas dois dias de tão boa que a história é. quando se lê com um olhar crítico sobre a política atualmente (não estou militando, apenas estou descrevendo o olhar que tive durante a leitura), podemos ver como George Orwell "previu" o que está acontecendo no mundo, há até um programa baseado em seu personagem mais famoso, "Big Brother". ele é um clássico da literatura e recomendo a todos.

Josiane Gonzaga 30/04/2024

Os pensamentos incorretos são a essência da liberdade
1984 é o último livro publicado de Orwell, o qual, em sete meses, falece.
É um livro mais denso do que seu predecessor, A revolução dos bichos. São parágrafos grandes, história mais parada, poucos personagens importantes e os protagonistas são mais rasos.
Mas ele é um clássico pela sua importância e relevância no cenário político, histórico. Como destruir a mente de um homem e controlar o coletivo melhor do que qualquer um ja fez?
Crítica fortíssima em cima do tolitarismo, não só Stalinista, mas qualquer poder que só quer poder.
Orwell pública em 1949 uma distopia que se passa em 1984 para fortalecer a preocupação onde podemos chegar se deixarmos a manipulação da verdade, da história e memória acontecer.
É realmente incrível.
Leia com olhos políticos!

Laura.Reame 30/04/2024

1984
Bom esse livro fou um livro diferente dos demais que eu li. Ele é interessante de se ler e algumas coisas que fala nesse livro aconteram na vida real. Sempre tive curiosidade nele mas quando eu tava aprendendo umas coisas em historia e meu prof citou e explicou sobre esse livro me interessei mais ainda e comecei a ler e achei bem legalzinho e a escrita é um pouco mais complexa. Recomendo?

Thais.Lacorte 30/04/2024

Comecei por ele a tentativa de retornar ao hábito da leitura em 2024, depois de descobrir que ele foi a inspiração para o BBB ? Gostei bastante, apesar de em alguns momentos achar a narrativa meio tediosa.