Tarô, Vida & Destino

Tarô, Vida & Destino Nei Naiff

Resenhas - Tarô, Vida & Destino

Ross 06/09/2022

A trilogia Estudos completos do tarô é um marco mundial, conferindo ordem e coerência na tarologia e na taromancia. Nei Naiff defende que existe uma linguagem única, independentemente da ilustração ou do tipo do estudo (simbólico ou hermético) que esteja aplicado aos arcanos. Assim, o autor esclarece tudo sobre cada uma das 78 cartas que compõem esse misterioso baralho de autoconhecimento e de autoajuda, revelando o verdadeiro significado dos 22 arcanos maiores (macrocosmo) e dos 56 arcanos menores (microcosmo). Em Tarô vida e destino, segundo volume da trilogia, o leitor encontrará toda a simbologia clássica pela qual as imagens arquetípicas contemporâneas são ilustradas, incluindo uma inovadora estrutura (arcano sucessor e ressoante) e diversos planos de leitura para uma interpretação segura na taromancia. O ensino dos arcanos se processa em conceitos-chaves e em exemplos do cotidiano, possibilitando fácil compreensão para as tiragens que serão apresentadas no terceiro volume da trilogia (Tarô, oráculo e métodos).

Parceira Do Az 22/07/2022

Que aventura foi esse livro! Quantos aprendizados tive! Definitivamente é um dos melhores livros para se estudar tarô e vou pegar ele na prateleira muito ainda sempre pra consultar. Que livro, meus amigos! Sem falar que meu exemplar ta todo colorido cheio de post it e marcador. Foi toda uma experiência que vivemos juntos e ele foi um bom companheiro de estudos.

Exclareceu varias dúvidas, coisaa que nem sabia que tinha. Tem um bom material tanto sobre os arcanos maiores quanto dos menores. Recomendo demais!

Denise 17/06/2022

2º volume
Gostei bastante do 2º volume, a leitura fluiu melhor para mim do que o primeiro. Ele é mais prático, fala dos arcanos maiores e menores com detalhes.

Diego Piu 28/06/2020

Bem organizado
De toda a trilogia do Naiff (eu li fora de ordem, esse foi o último), esse foi o que menos me empolgou, não que o livro seja ruim, ele não é. O livro é bem organizado e acaba sendo um com companheiro para consultas rápidas.

Esse segundo volume dá atenção aos 78 arcanos, eles são apresentados de forma organizada da seguinte forma:

1. TAROLOGIA: Ornamento Comum; Signo; Simbologia Clássica (melhor parte); Analogia; Sintoma (não curto muito essa parte, mas é uma questão pessoal, afinal, existem várias escolas de Tarô);

2. TAROMANCIA: Núcleo (Essência, Definição e Advertência); Atributo Básico (Material, Mental, Sentimental e Espiritual); Atributo Diverso (Negativo/Invertido; Obstáculo/Oposição e Orientação/Conselho).

3. Note e Anote (nesse item constam observações bem legais sobre os Arcanos, principalmente os Maiores).

Por mais que eu não concorde com alguns poucos e pontuais apontamentos sobre um ou outro arcano (isso vai da minha relação particular com o oráculo), isso não comprometeu minha relação com a obra. Digo mais, a trilogia, no geral, é uma boa porta de entrada para quem quer estudar o Tarô.